Menu

Pesquisar
Close this search box.

Retrospectiva 2023: As 10 notícias mais acessadas do ano no ac24horas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ano de 2023 se aproxima do fim com uma lista extensa de muitas histórias que movimentaram a imprensa e as redes sociais no curso dos últimos 12 meses no Acre. De casos dramáticos como a luta de um casal para provar a inocência após ter o filho retirado pela justiça por denúncia de maus-tratos, passando pela continuidade da violência imposta pelas facções criminosas, com destaque para um ataque a um baile funk, até uma tragédia aérea que tirou a vida de 12 pessoas em Rio Branco, confira, a seguir, a relação das 10 reportagens mais acessadas no ac24horas em 2023:


1 – Casal tenta provar inocência após ter filho de 1 mês tomado pela justiça do Acre

Anúncios


Foto: Gilmara Furuno e Leandro Oliveira – Whidy Melo/ac24horas

O caso Arthur Gael ganhou repercussão na imprensa local, após os pais, Gilmara Furuno e Leandro Oliveira, encamparem uma luta para conseguir a guarda da criança que foi tirada deles depois de funcionários do Hospital Santa Juliana denunciarem possíveis maus-tratos. O fato ocorreu em agosto deste ano e só teve um desfecho em novembro quando a justiça autorizou o retorno do filho para a casa.


2 – Foi um desfile muito engraçado, não tinha gente, não tinha nada…



A opinião política também foi destaque em 2023, um ano de muitas expectativas nesse campo, após a derrota de Jair Bolsonaro e o retorno ao poder do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva. Comentário do colunista Valterlucio Campelo sobre a ausência de público na parada de 7 de setembro, em Brasília, em que parodiou o poema A casa, de Vinicius de Moraes, foi uma das matérias mais acessadas do ano: “Foi uma marcha muito engraçada, não tinha povo não tinha nada/De leste a oeste ninguém foi não, lá no palanque tinha ladrão.”


3 – PL propõe que professores com tempo mínimo de exercício para aposentadoria exerçam atividades fora da sala de aula


Vereador ismael Machado é o autor da proposta – Foto Jardy Lopes/ac24horas

No começo de dezembro, o vereador por Rio Branco Ismael Machado (PSDB) usou a tribuna para apresentar um projeto de lei que assegura aos professores da rede municipal de ensino que tenham cumprido o tempo mínimo de exercício no magistério para fins de aposentadoria a opção de exercer atividades fora da sala de aula” no âmbito do Município de Rio Branco. De acordo com o parlamentar, a opção de exercer atividades fora da sala de aula, ocorrerá quando houver o tempo mínimo (25 anos) de efetivo exercício determinado pela legislação vigente e não tiver sido alcançada a idade mínima exigida para fins de aposentadoria.


4 – URGENTE: Avião Caravan cai em Rio Branco, explode e 12 pessoas morrem


Foto: Reprodução

A trágica notícia da queda do avião Caravan que decolou do Aeroporto de Rio Branco na manhã do domingo, 29 de outubro, e caiu na parte esquerda da pista após alguns minutos de sobrevoo foi a quarta matéria mais acessada no ano, até agora. Ao todo, 12 pessoas que estavam na aeronave que caiu e explodiu morreram carbonizadas na maior tragédia aérea do Acre nos últimos 21 anos. A última grande tragédia da aviação no estado havia sido no dia 30 de agosto de 2002, quando 23 pessoas morreram na queda do voo 4823 da Rico Linhas Aéreas, o segundo maior desastre aéreo no estado, atrás apenas da queda do DC3 da empresa Cruzeiro do Sul, em 1971, em Sena Madureira, matando 33 pessoas.


5 – Bairros dominados pelo B13 têm noite marcada pelo deserto em Rio Branco



Com o fim da rebelião no presídio Amaro Alves, em Rio Branco, que começou no dia 26 de julho deste ano, com a morte de 5 detentos ligados à facção criminosa Bonde dos 13, incluindo o líder do grupo, conhecido por “Dragão”, membros da organização decretaram toque de recolher em vários bairros da capital acreana a partir das 19h. Imagens obtidas pelo ac24horas mostraram o deserto nas ruas com as pessoas trancafiadas em suas residências com medo da retaliação prometida pelo grupo criminoso.


6 – “Carnificina” do CV resultou na morte de “Dragão”, líder maior do Bonde dos 13



Marcos Cunha Lindozo, o “Dragão”, que foi preso em 2018 em São Paulo e transferido para o Acre, era tido como o responsável por encaminhar armas e financiar, através de parceria com o PCC, toda a ação do Bonde dos 13 no Acre e região, conforme a polícia paulista. Na época, Lindozo estava foragido da Justiça acreana desde 2017 após fugir de uma escolta prisional. Durante o tempo em que ficou foragido, o suspeito chegou a adquirir identidade falsa e vivia uma rotina de luxo em São Paulo, junto com a mulher, Maria Angélica, que também foi presa em flagrante em dezembro de 2018. Ele foi um dos cinco mortos na rebelião do presídio Antônio Amaro, que teve repercussão nacional.


7 – Membros do B13 atacam em Baile Funk, matam uma pessoa e deixam oito feridos



Uma notícia com grande repercussão no ano teve possível relação com a rebelião do presídio Antônio Amaro. Na virada do dia 12 para 13 de agosto, um grupo de criminosos que seriam membros do Bonde dos 13 atacou um baile funk que estava sendo realizado no Parque das Acácias na Estrada da Floresta, no bairro Floresta Sul, em Rio Branco. Uma jovem identificada como Giovana dos Santos de Lima, de 20 anos, foi morta e oito pessoas ficaram feridas a tiros. No local, havia mais de 300 pessoas, inclusive faccionados do Comando Vermelho, segundo o que foi noticiado na época.

Anúncios


8 – Membros do B13 tiveram as cabeças arrancadas dentro do presídio em rebelião



Outra publicação de grande acesso pelos internautas também foi sobre a rebelião do presídio Antônio Amaro. Dos cinco corpos encontrados na varredura dos militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) dentro do presídio, pelo menos três estavam sem a cabeça. Todos os mortos eram da facção Bonde dos 13, entre eles lideranças e fundadores, como Marcos Lindozo, o “Dragão”, considerado o líder maior, e ainda peças-chaves da organização como Ozim, Poloco, Ricardinho e Marquinho.


9 – Professora aplica R$ 400 mil em golpes em Rio Branco



A professora da rede pública estadual, Elydiana de Castro Gomes, de 41 anos, ganhou notoriedade em 2023 por aplicar golpes financeiros em empresários, médicos e até em uma influenciadora digital. O valor do prejuízo foi calculado em torno dos R$ 400 mil.  De acordo com vítimas entrevistadas pelo ac24horas, Elydiana passava meses curtindo fotos, comentando publicações e conversando privadamente com as vítimas. Uma vez que a simpatia e confiança fosse estabelecida, a golpista apresentava à vítima uma oportunidade de negócio que, na maioria das vezes, envolvia um suposto investimento para uma marmitaria que fornecia alimentos para empresas, construtoras e órgãos públicos. O caso dela na época teve grande repercussão onde as vítimas desesperadas chegaram a ir na casa dos pais da golpista. Passados alguns meses, condenações por estelionato começaram a ser proferidas pela justiça, mas até hoje ninguém recebeu o dinheiro perdido.


10 – Tarcísio fala em velório de Nayara Vilela: “a pessoa que mais amei”



Uma das notícias mais tristes do ano no Acre foi a morte da cantora de piseiro Nayara Vilela, de 32 anos, outro fato de repercussão nacional. No velório, no dia 27 de abril, o empresário Tarcísio Araújo Mota, o Tarcísio Som, discursou ao lado do caixão e descreveu um ambiente de paz e ternura ao se referir ao casamento. Ele foi alvo de muitas críticas e acusações nas redes sociais por conta de seu comportamento durante uma discussão que antecedeu a decisão de a esposa tirar a própria vida. 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido