Menu

Igarapé tem barragem com sacos de areia para garantir abastecimento em Xapuri

Igarapé Fura, em Xapuri, com nível crítico para o abastecimento da cidade - Foto cedida Saneacre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com duas estações de tratamento de água em Xapuri, o Saneacre tem enfrentado maiores dificuldades com a unidade localizada na parte mais alta da cidade, onde a captação é feita no igarapé Fura, que tem o nível crítico de água nesta altura da estiagem que atinge o Acre e tem previsão de ser estender por mais tempo.


A estação de tratamento do Fura é responsável pelo abastecimento de cerca de 40% da população, localizada nos bairros Cageacre, Mutirão e Laranjal, principalmente. O restante recebe água captada do Rio Acre, que apesar do nível baixo em que se encontra ainda não oferece dificuldades para a captação.

Publicidade

“Com relação ao Rio Acre, não temos dificuldade nenhuma, o problema é no igarapé Fura, mas, graças a Deus, estamos conseguindo manter o abastecimento de forma reduzida para as regiões que são atendidas por esta estação de tratamento”, explicou Egnaldo Siqueira, chefe do Saneacre na cidade.


Barragens de sacos de areia para garantir captação de água em Xapuri: Foto cedida Saneacre

Para manter um nível mínimo que garanta a captação no igarapé, foi preciso fazer uma barragem com sacos de areia, medida tomada ainda em julho passado, para minimizar a dificuldade imposta pela seca extrema deste ano. Algumas fotos feitas por funcionários, chegam a mostrar o fundo do curso d’água.


Xapuri teve o registro de chuvas nos últimos dias, mas em volume baixo e de maneira irregular, como é característica do El Niño, fenômeno apontado por especialistas como responsável pela estiagem fora dos padrões e que promete se estender ainda pelos meses de outubro e novembro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido