Mesmo terminado o mês dedicado à conscientização sobre um trânsito mais seguro, a Energisa alerta sobre o abalroamento em postes e seus perigos. No último domingo, 28 de maio, por exemplo, mais de 400 clientes ficaram sem energia por conta de uma ocorrência envolvendo batida em poste.
Somente em 2023, até o início do mês de maio, já foram registradas aproximadamente 54 ocorrências de colisões de veículos em postes. Esse tipo de ocorrência prejudicou o fornecimento de energia para cerca de 23 mil clientes no Acre nesse período.
Em 2022 foram 313 ocorrências. Além dos riscos à vida, os abalroamentos nas estruturas da rede elétrica, geram a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.
A campanha Maio Amarelo ocorre todo ano e tem o objetivo de conscientizar a população da importância de respeitar a sinalização, a faixa de pedestres e as leis de trânsito de forma geral, evitando assim acidentes e promovendo um trânsito mais seguro.
Para minimizar esse impacto para os clientes, a Energia tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção.
“A Energisa investe continuamente na automação da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. Contamos com um Centro de Operação Integrado moderno que possibilita esse monitoramento 24 horas por dia e quando a situação permite, realiza manobras telecomandadas, de forma remota, para restabelecer a energia elétrica com segurança e agilidade. Vale ressaltar, que nesses casos queda de postes e fios partidos, os clientes devem manter distância do local e registrar ocorrência nos canais oficiais da Distribuidora”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.
CANAIS DE ATENDIMENTO
App Energisa ON, Call Center 0800 647 7196 (ligação gratuita), na Gisa (www.gisa.energisa.com.br) ou agência virtual (https://www.energisa.com.br).