Menu

Uma brincadeira de mau gosto com a boa-fé de uma categoria, com um final infeliz

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem acompanha o BLOG deve se lembrar dos vários comentários feitos de que os deputados estaduais estavam brincando com a boa-fé dos servidores do ISE. Sempre alertei que o projeto que os colocava pela janela no quadro dos Agentes Penitenciários era claramente inconstitucional. E que, no momento que fosse apreciado no STF teria a sua ilegalidade declarada.


Mas, os deputados da base do governo, jogando para a plateia, puxados pelo inflamado deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), se sucederam na tribuna se solidarizando com os servidores presentes nas galerias, e com um discurso meloso atrás do outro, cobraram do governo que a lei inconstitucional fosse cumprida. E fizeram isso sabendo que era ilegal. Que somente pode se ter acesso ao serviço público mediante concurso (se ressalvando os cargos de confiança). Fizeram um carnaval. Veio agora o STF declarando o politiqueiro projeto inconstitucional. E, faço a pergunta: valeu a pena enganarem tanto tempo, os servidores do ISE? Não seria melhor ter falado a verdade e dizer que não havia meio legal, como os colocar no quadro dos agentes penitenciários? Não se brinca com a esperança de ninguém para não causar decepção.


Um registro deve ser feito: o único deputado que alertou que o projeto era inconstitucional e por isso votou contra, foi o deputado Pedro Longo (PDT), que se recusou a participar da ópera-bufa. Foi um final previsível.


SEM CARTA DE SEGURO


Mas, o governo não tem carta de seguro neste projeto declarado inconstitucional. Está no mesmo barco dos deputados que aprovaram a ilegalidade, porque sancionou a lei. Ninguém pode atirar a primeira pedra contra o outro neste triste episódio.


TEMPO DE VALIDADE


Onde o governador Gladson chega é cercado por elogiadores oficiais, pelo povo, há revezamento para tirar selfie, enfim, vive seu tempo de glória. Tudo isso já vi acontecer com o ex-senador Jorge Viana, que cansava a mão de dar autógrafo. Era o queridinho da população. Hoje, depois de 20 anos de poder, um ou outro se atreve a lhe abraçar e cumprimentar. Portanto, o governador Gladson não vire pavão e pense que essa lua de mel com a população é eterna. Na política, tudo tem tempo de validade. E, principalmente, a popularidade. A política é e sempre será uma gangorra que sobe e desce.


ESTÁ EM OUTRA GALÁXIA


O ex-presidente do PT, Cesário Braga, só deve viver em outra galáxia. É a dedução ao declarar que o PT, é o segundo partido em importância no estado. Não contaram a ele que o PT não tem um vereador na capital, não tem um deputado estadual, nenhum deputado federal e senador, e perdeu as últimas eleições para a PMRB e Governo. Os votos que o JV teve na eleição, grande parte foram pessoais e não ideológicos. Acorda, Cesário!


PAPOU TUDO


O PT papou os principais cargos federais no estado, mandando às favas (como sempre) os aliados, e prestigiando só o seu grupo fechado.


MELHOR QUE NÃO


Politicamente, para o Lula, melhor seria se o ex-presidente Bolsonaro não vier se tornar inelegível. Por causa das suas trapalhadas, maluquices, uma atrás da outra; e que continuam a ser reveladas depois que saiu do poder, é mais fácil de ele ser derrotado em 2026, do que um nome novo emergente da direita. O Bolsonaro não é mais novidade, todo mundo já conhece.


NICHO DOS PASTORES


Nada contra os Pastores evangélicos. Sou cristão, respeito qualquer religião. Mas para quem pretende se viabilizar para disputar cargos majoritários em 2026, não pode ficar restrito ao nicho evangélico, que tem o seu teto de votos. É o caso da vice-governadora Mailza Assis, que não procura ampliar o seu nicho político, além da religião. Disputar eleição majoritária exige amplitude política. Ela tem de entender isso se quiser ser candidata a governadora em 2026.


FOI MAIS UMA DESCONTRAÇÃO


Entendi como uma descontração do secretário Alysson Bestene (PP), seu convite para a vice-prefeita Marfisa Galvão ser a sua vice na disputa da PMRB, no próximo ano. O PSD tem uma meta, que é a de filiar o Marcus Alexandre no partido para ser o seu candidato a prefeito da capital.


A POLÍTICA É UMA LOUCURA


Quem é que podia imaginar que o Lula sairia da prisão, para ser de novo presidente da República? E que, o Sérgio Moro, que o condenou, fosse vê-lo na presidência? A política é uma loucura.


FÓRMULA CERTA


Quer perder a credibilidade na política? A fórmula certa para isso acontecer é prometer e não cumprir. Isso é extensivo a todos que governam um estado. É uma máxima política.


A GRANDE CARTADA


A apreciação pelo STJ do pedido da Polícia Federal, para que sejam mantidas as medidas cautelares contra o governador Gladson e seu grupo na Operação Ptolomeu, é a sua grande cartada. Se as medidas forem revogadas, é um sinal que existe uma luz no fim do túnel para uma boa notícia jurídica futura. Se forem negadas, ele pode ir dobrando as suas preocupações com seu futuro político. As cartas estão na mesa.


QUANDO PRENDER O ZORRO


No dia que o Sargento Garcia conseguir prender o Zorro, as companhias aéreas vão atender o Gladson e a bancada federal e baixar o preço das passagens. Na revista em quadrinho, o Zorro sempre escapou.


FAZENDO JUSTIÇA


O deputado Roberto Duarte (Republicanos) sempre votou contra na ALEAC, quando chegavam projetos inchando o estado de secretarias e cargos de confiança. Faço justiça. Então, não foi incoerente ao votar contra o aumento de ministérios no governo do Lula.


NÃO SE PREPARARAM


Os que comandam o MDB não se prepararam em trabalhar em cima de um nome que fosse fiel à cartilha do partido, para ser candidato a prefeito de Rio Branco. Por isso abre as portas para a filiação do Marcus Alexandre.


NEM O PSD


Nem o PSD, também, tem um nome de densidade eleitoral em seus quadros para entrar com chance na disputa da PMRB. Por isso é que paparica o Marcus Alexandre para ser o candidato do partido.


NÃO ESCONDE


Aliás, o Marcus Alexandre já não esconde que será candidato a prefeito no próximo ano. Tem aparecido nas redes sociais tomando café da manhã nos bairros, com presidentes de associações de moradores, que na sua gestão tinham uma secretaria.


SEGUE COM O GLADSON


O PDT, não deverá ter candidato a prefeito de Rio Branco. Como um dos partidos com mais cargos no governo, deverá estar no palanque do candidato a ser apoiado pelo Gladson.


NÃO MOSTRARAM AS CARTAS


A eleição para a prefeitura de Sena Madureira será das mais renhidas do próximo ano. Até aqui, os dois principais adversários, o prefeito Mazinho e o deputado federal Gérlen Diniz (PP), não disseram quem serão os seus candidatos na disputa da prefeitura.


VOU TOCANDO


O ex-vereador Joelson Pontes (PP) não está esperando o cenário político de Brasiléia se definir; disse esta semana ao BLOG que, já trabalha direto a sua candidatura a prefeito do município, enquanto espera as alianças.


NOME NA RUA


Quem está com seu nome na rua em Epitaciolândia, tentando viabilizar sua candidatura a prefeito é o Caleb Hassem. Já conversou com o deputado Roberto Duarte (Republicanos) sobre a entrada no partido.


BOM DOMINGO


Um domingo com a benção de Deus.


FRASE MARCANTE


“Não fazemos aquilo que queremos, e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos”. Jean-Paul Sartre.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.