Menu

Pesquisar
Close this search box.

Associação diz que uma única cuidadora fica responsável por até 7 crianças autistas

Preschool development of children with autism spectrum disorder. Educational games for special kids. Multicolored Puzzles - Symbol of the World Day of Awareness about Autism
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Associação Família Azul do Acre, que luta pelos direitos dos autistas, denuncia que a prefeitura de Rio Branco não tem cumprido a lei no que diz respeito ao número de cuidadores e mediadores para crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


De acordo com a denúncia, uma única cuidadora cuida sozinha de até 7 crianças autistas. “Quero aqui externar as angústias das mães que tem filhos autistas na rede municipal. Desde que o prefeito Bocalom assumiu a prefeitura, existe uma dificuldade tremenda na disponibilização do cuidador e mediador, tendo em vista que os professores (mediador e cuidador), às vezes, acumulam 5 ou até 7 crianças, principalmente nas creches”, diz Heloneida da Gama, presidente da entidade.

Anúncios


A entidade cita alguns exemplos como na Escola Vovó Mocinha, onde um cuidador está responsável por 7 crianças em agrupamento. Outro exemplo seria na Sheila Maria Nasserala, onde as mães reclamam que tem 5 crianças com laudo de autismo para um cuidador dentro de uma sala. Uma das crianças teria crises sensoriais quase todos os dias deixando as outras desassistidas”, diz.


O ac24horas procurou a Secretaria Municipal de Educação. A gestora, Nabiha Bestene, confirmou o problema e disse que o município tem feito diversos chamamentos de aprovados no processo seletivo, mas as pessoas não tem comparecido.


“Temos consciência desse problema e estamos tentando resolver. Infelizmente, temos tido muitas desistências da função, mas o prefeito já autorizou e nos próximos dias vamos chamar mais profissionais no Diário Oficial. Nossa missão é oferecer o melhor atendimento às nossas crianças”, afirma Nabiha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido