Menu

Vergonha que se arrasta por governos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NÃO se tem uma cifra exata do quanto foi gasto na BR-364, mas no trecho entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul, os recursos investidos foram milionários. O trabalho de vergonha que era para ser feito, o asfaltamento de todo o trecho, não aconteceu. 


Quando se vê notícias como a desta semana, de carros atolados em seu trecho é de se lamentar. Nos governos do PT foram feitas as pontes, se deu tráfego no inverno, mas foi um serviço paliativo. O Lula jogou muito dinheiro. Mas, não resolveu. No governo atual, sob égide do governo do Bolsonaro, não se fez nada, mesmo tendo sido o mais votado no estado. 


Os 600 milhões anunciados vão dar apenas para recuperar os trechos críticos no verão. Mas, enquanto não se asfaltar toda a extensão da rodovia para o Juruá, vai continuar este eterno enxugar vergonhoso de gelo. 


COMPARAÇÃO TOSCA


NÃO há como comparar as operações G-7 e Ptolomeu. São em cenários diferentes, com fatos jurídicos diferentes. Comparar, seria algo tosco.


MAIOR COMPLICADOR


A operação PTOLOMEU entrou numa fase delicada para os principais acusados: a divulgação bisada na mídia nacional. Sempre tem influência jurídica.


POSIÇÃO ÉTICA


Jorge Viana (PT), que saiu da última eleição como a maior liderança da oposição, tem mantido uma postura ética, ao não fazer condenação antecipada do governador Gladson e dos demais investigados.


FICA POR CONTA DO MPF


A expectativa fica agora por conta de como o MPF vai tipificar a conduta supostamente ilícita de cada acusado, na peça da Denúncia, a ser apresentada em juízo. Até lá, só se terá pratos requentados.


NUNCA FICOU COMO AGORA


NOS governos do PT a estrada para Cruzeiro do Sul apresentou problemas, mas nunca ficou quase que intransitável, como se encontra na sua atualidade.


VIROU AS COSTAS


MESMO tendo sido o mais votado disparado no Juruá nas suas duas campanhas presidenciais, o presidente Bolsonaro virou as costas para a região.


BRIGA ESQUECIDA


PELO que indicam os fatos, os senadores Márcio Bittar (União Brasil) e Alan Rick (União Brasil), que brigaram feio na última campanha, fizeram as pazes. Bittar já andou por Epitaciolândia lançando Alan como seu candidato ao governo em 2026.


PULO NA POPULARIDADE


COMEÇA hoje o programa Bolsa Família, no novo formato, pagando 670 reais para cada beneficiado e 150 reais por cada menor até 6 anos. Uma família com três filhos vai ter renda de mais de mil reais. Isso, vai dar um pulo na popularidade do Lula.


NA BUSCA DE UM NOME FORTE


AS vagas para candidaturas a vereadores na eleição do próximo ano na capital, serão rateadas na Federação formada por PT-PCdoB-PV. Por isso, a busca do PT por nomes fortes, para eleger alguém.


FORA DO TABULEIRO


PT-PV-PCdoB não têm hoje nenhum vereador na composição da Câmara Municipal de Rio Branco.


VAMOS VER O RESULTADO


REUNIÃO, o secretário de Agricultura, Luiz Tchê tem feito muitas. O perigo é fazer tantas reuniões que, quando abrir o olho, já findou o mandato.


ACABOU A DÚVIDA


MAIS do que nunca agora, com a operação Ptolomeu, o governador Gladson Cameli deve ser candidato ao Senado. A dúvida é como será o desfecho das investigações que estão em curso.


EM CAUSA PRÓPRIA


OS vereadores de Rio Branco vão mesmo aumentar o número de vagas a serem disputas na eleição do próximo ano. Legislam em causa própria. Com o atual número, na atual legislação, precisariam de muito mais votos que tiveram quando se elegeram.


TALHADO PARA O CARGO


O Juiz Flávio Dino foi talhado para o cargo de Ministro da Justiça. Pela qualificação, e por enfrentar de forma dura questões sérias, como a que acontece agora no Rio Grande do Norte.


PASSA PELA CABEÇA


CLARO que, a vice-governadora Mailza Gomes não vai falar isso de público, principalmente, nesse momento fragilizado do governo, mas está sim no seu foco tentar viabilizar o seu nome para disputar o governo, na eleição de 2026. Tem muito tempo.


POSTO ESTRATÉGICO


A deputada federal Socorro Neri (PP) tem uma meta política próxima, a de ser presidente do diretório municipal do PP. É um posto estratégico, o diretório é que escolherá o candidato à PMRB.


NOME PARA 2026


PELOS que transitam no seu entorno têm propagado nas conversas políticas, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, deverá ser candidata a deputada federal na eleição de 2026.


MUITO PELO SEU SUCESSOR


MAS, esse seu projeto passa muito por fazer seu sucessor no próximo ao ano. Se a oposição ganhar a prefeitura, pode ser uma pedra no seu sapato.


NA BASE DA ESPECULAÇÃO


O DEBATE para valer sobre quem será ou não candidato a prefeito de Rio Branco, só vai aflorar no próximo ano. Nenhum dos possíveis postulantes vai antecipar a discussão, o que seria burrice. Tudo o que se comentar agora ficará no campo da especulação. Estamos longe do jogo.


NÃO TEM VOLTA


A deputada Michelle Melo (PDT) não deu sorte ao ser guindada à líder do Gladson na ALEAC. Perdeu a independência. E, veio a fase mais aguda da operação Ptolomeu, não restando outro caminho ao não ser o de defender com as unhas e dentes o governo. São os chamados ossos do ofício.


APARECER NAS PESQUISAS


CASO o deputado Emerson Jarude (MDB) sonhe em disputar a prefeitura da capital, terá de primeiro aparecer bem nas pesquisas, para tentar convencer a direção a liberar a sua candidatura.


PRESOS PELOS CARGOS


A operação Ptolomeu não causará nenhum abalo na base política do governador Gladson, que continuará com maioria na ALEAC e na totalidade da bancada federal. O que segura o apoio é que estão todos presos por cargos no governo.


NÃO FALA NO ASSUNTO


O senador Sérgio Petecão (PSD) não fala sobre a sucessão municipal neste momento, muito menos em candidatura à PMRB. Quer primeiro ver como é que estará o cenário para a prefeitura da capital.


FRASE MARCANTE


“A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança”. Ditado norte-americano.  


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.