Conecte-se agora

Acreano que saiu do estado para procurar trabalho morre em Cuiabá; família pede ajuda

Publicado

em

O acreano Denis Gustavo Barbosa dos Santos, de 26 anos, faleceu ontem à noite na Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá, no caminho do trabalho para casa. A família agora pede ajuda para custear o translado do corpo até o Acre.

Denis Gustavo saía do trabalho com sua motocicleta e acompanhado por outros dois amigos em suas respectivas motos, seguindo pela Rodovia dos Imigrantes. Segundo testemunhas, ao tentar uma ultrapassagem, a vítima bateu com o pneu dianteiro da moto em outra motocicleta, se desequilibrou e colidiu de frente com uma carreta que fazia o trajeto contrário. O motorista do caminhão e os companheiros de Denis prestaram socorro e aguardaram a chegada das autoridades. Uma ambulância da concessionária Rota do Oeste fez o resgate do acreano, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Funileiro profissional, Denis Gustavo Barbosa dos Santos saiu do Acre em janeiro deste ano em busca de oportunidade de emprego. Em Cuiabá, morava com a esposa e duas filhas, sendo Helena, de apenas 4 meses de idade, e Lorena, de 3 anos.

Segundo Maycon Moisés, irmão de Denis, a família corre contra o tempo e pede ajuda na arrecadação do dinheiro para pagar o translado do corpo. Uma vaquinha virtual foi feita para ajudar nos custos estimados em mais de R$ 10 mil reais. Você também pode ajudar clicando no link seguinte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/translado-funerario-myka-barbosa.

Cotidiano

Devido a cheia no Acre, TCE prorroga prazos para prestações de contas e envio de relatórios

Publicado

em

Sensível com os impactos causados pela cheia que atinge vários municípios do Acre, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) prorrogou os prazos para entrega da prestação de contas dos jurisdicionados e também do relatório bimestral para 28 de abril.

A Corte de Contas leva em consideração a importância da atuação cooperativa com os responsáveis pelos poderes, órgãos e entidades, bem como a situação de emergência no Estado, reconhecida pelo Decreto nº 11.209, de 24 de março de 2023, referente aos desastres de inundação e enxurradas em torno das bacias hidrográficas dos Rios Acre, Purus, Envira e Juruá.

A prorrogação consta nas portarias 243/2023 e 244/2023, assinadas pelo presidente da Corte de Contas Estadual, Conselheiro Ribamar Trindade.

Com a publicação dos documentos, o prazo fica prorrogado para o dia 28 de abril como limite máximo para que os jurisdicionados enviem suas prestações de contas, bem como das remessas contábeis, financeiras, orçamentárias, e patrimoniais, referentes ao 2º bimestre de 2023.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores do assentamento Baixa Verde reclamam da falta de transporte público

Publicado

em

As 400 famílias do assentamento Baixa Verde, em Rio Branco, reclamam de terem sido abandonadas pela Ricco, empresa de ônibus responsável pelo transporte público na capital.

Segundo as informações, desde o fechamento da BR-364 por conta do rompimento da estrada no trecho do Quinoá, a 20 quilômetros de Rio Branco, o ônibus que faz o transporte público dos assentados até a cidade deixou de circular. Com isso, as famílias, grande parte compostas por produtores rurais, estão tendo que pagar até R$ 50 reais de transporte irregular para fazer o trajeto alternativo passando pelo município de Senador Guiomard. Eles exigem um posicionamento do poder público.

Ao ac24horas, o superintendente do RBTrans – Superintendência de Transporte e Trânsito, Benício Dias, disse que é necessário que a associação dos assentados devem protocolar um requerimento junto à instituição para que seja feita uma avaliação da questão. “O ônibus não está indo porque não tem como chegar até lá. Sobre o transporte ir pelo Quinari, não tenho como fazer esse debate agora porque envolve o limite de outro município, mas uma vez formalizada a demanda estamos abertos para discutir as possibilidades”, disse Benício. O superintendente ressaltou que no momento não há fiscalização do RBTrans sobre transporte irregular, uma vez que todos os esforços estão focados na situação da calamidade que a cidade enfrenta.

A Ricco, empresa responsável pelo transporte público em Rio Branco, não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Continuar lendo

Cotidiano

Estado implementa central de atendimento telefônico para população atingida pelas enchentes

Publicado

em

Diante da situação crítica causada pelas enchentes no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), criou uma central telefônica para atender a população.

Desde a manhã desta quarta-feira, 29, cinco linhas de atendimento estão disponíveis para a população sanar dúvidas sobre auxílios, abrigos e recebimento de doações.

Informar e auxiliar a população é uma das principais preocupações do governo e, unindo-se aos esforços da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Lauro Santos, gestor da Seasd, solicitou a implantação da central. A ação conta com equipamentos doados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

É importante mais esse cuidado direto com a população que se encontra vulnerável neste momento de calamidade”, diz a servidora Taliclene Amorim.

Em casos de emergência, os cidadãos devem recorrer ao 193, número da Defesa Civil para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo o território nacional.

Para ter acesso a informações oficiais e verdadeiras sobre todos os acontecimentos, a população deve conferir as redes sociais do governo do Estado e site da Agência de Notícias do Acre, canais de comunicação oficiais do governo.

Continuar lendo

Cotidiano

Água do Rio Acre chega na Gameleira e governo orienta comerciantes da região

Publicado

em

Com as águas do Rio Acre sobrepondo parte do Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, orienta moradores e comerciantes da região para atenção ao aumento do nível do rio e avanço das águas.

Em caso de necessidade, a orientação é de que seja feita a solicitação de apoio para retirada de materiais e equipamentos, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), pelo número 193.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a atenção e prevenção na retirada de insumos e materiais é imprescindível em caso de alagação na região. “Estamos tendo vazante em alguns municípios, mas o Riozinho do Rola continua apresentando aumento no nível das águas e desaguando no Rio Acre. Então, toda a atenção é necessária”, reforça o coordenador.

Para Ana Cléia Borges dos Santos, proprietária de uma churrascaria na rua Senador Eduardo Assmar, que percorre todo o calçadão da Gameleira, o momento agora é de cautela e prevenção. “Desde sexta-feira estamos em estado de alerta, porque estamos na luta há alguns anos e já temos uma noção de como funciona a elevação do nível das águas. Então, estamos acompanhando as orientações e as reportagens sobre cada centímetro que sobe para que possamos agir com segurança”, ressaltou a empresária.

O comerciante de caldo de cana José Teodoro, de 55 anos, está preparado para retirar os materiais do local. “Tivemos a alagação de 2012 e 2015, somos 16 quiosques e a água já chegou aqui e está correndo no canto da rua. Precisamos ser amparados e agora estamos na espera das outras orientações”, disse o comerciante.

“É muito triste ver o que as pessoas estão passando, ficamos sem palavras. Eu nunca fui atingido, mas meus amigos já sofreram e então ficamos sempre em alerta para ajudar”, finalizou o servidor público do município de Plácido de Castro, Enivaldo Alves de Santos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas