Menu

Pesquisar
Close this search box.

Não é um tribunal de inquisição 

O QUE muita gente não está entendendo nesta nova fase da Operação Ptolomeu, é que ainda se trata de uma continuação das investigações. Não houve a condenação de nenhum dos relacionados. 


Sob o prisma da legalidade, não há nada conclusivo. O governador Gladson nem é réu na ação. Aliás, nenhum dos arrolados. Então, não se pode colocar a carroça adiante dos bois qualificando alguém de culpado quando nem o julgamento aconteceu. 


Num país democrático, como o Brasil, não se é condenado sem julgamento e sentença transitada em julgado. Nenhuma das duas coisas aconteceu na Ptolomeu. Não estamos num Tribunal de Inquisição (foto de um julgamento da inquisição espanhola), quando se era condenado de forma sumária em nome da fé. Todos têm direito à ampla defesa. 


Que venha a sentença, condenando ou absolvendo. A justiça existe exatamente para isso.


DECISÃO ACERTADA


O GOVERNADOR Gladson Cameli acerta ao fazer uma live falando da sua tranquilidade no caso, usando o slogan que, quem não deve, não teme. Tem que defender sua inocência, e não é se escondendo que iria melhorar a situação.


FOCO EM 2026


O FOCO principal dos partidos será a partir de agora, começar a trabalhar para a escolha de candidatos a vereadores e a prefeitos, para a eleição do próximo ano. Principalmente, aqueles com intenção de terem candidatos a governador.


INTENSAMENTE DISPUTADA


NÃO acontecendo nenhum ponto fora da curva até 2026, uma das duas vagas para o Senado deve ficar com o governador Gladson Cameli; e a outra deverá ser disputada entre os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil).


NÃO ESQUECE OS CARDEAIS


O PT não esquece os seus cardeais quando chega ao poder. Já estão acomodados em cargos federais e na Câmara Federal Raimundo Angelim, Binho Marques, Anibal Diniz, Sibá Machado, Léo de Brito, Raquel Moreira; sem falar no cardeal-chefe, o Jorge Viana. É a velha história, na divisão do pirão, os meus primeiros. Só os petistas aqui da taba que ainda estão esperando uma boquinha do pai Lula.


NÃO SE MORRE DE VÉSPERA


A maioria dos prefeitos, pelas informações que chegam ao BLOG, estão muito mal avaliados. Tudo bem. Mas é um erro se afirmar que, por conta disso vão perder a eleição. Terão mais de um ano para trabalharem. Não serão julgados pelo momento atual, mas no fim do mandato. O eleitor é imediatista. Na política, nada é imutável.


CASO QUE VAI SE ARRASTAR


AO não ser que ocorra algo de excepcional no caso da Ptolomeu com alguns dos investigados, será um processo a se arrastar por longos anos, como acontece normalmente na justiça brasileira. Haverá toda uma longa fase de depoimentos, apresentação de provas, recursos, até que saia a sentença. Bote nisso bem mais de cinco anos.


SUMIU NO TEMPO


QUEM anda arredio da ALEAC e não marcou uma posição do seu mandato, é o deputado Clodoaldo Rodrigues (REPUBLICANOS), que precisa justificar ter sido o mais votado em Cruzeiro do Sul.


SITUAÇÕES DISTINTAS


NÃO me afino ideologicamente com o senador Alan Rick (União Brasil), mas isso não me dá o direito de deixar de reconhecer que fez um extraordinário e bem divulgado mandato na Câmara Federal; montou uma base política regional, e pode repetir o feito agora no Senado, até com mais amplitude. Aprendeu cedo que, quem exerce um mandato isolado, não vai longe.


SERVIU DE EXEMPLO


O que se viu em frente ao quartel do Exército em Rio Branco, foi um bando de fanfarrões gritando a favor da ditadura. Ir contra a Constituição Federal, é crime. Mas não praticaram violência, como os loucos no DF. Acho que não cabe mais manter na prisão os envolvidos. Os 90 dias já serviram de exemplo. Podia se aplicar medidas cautelares com o uso de tornozeleiras. É um pensamento pessoal.


ENCURRALOU O LULA


O CENTRÃO encurralou o Bolsonaro e encurralou o Lula. Nada acontece na Câmara Federal sem antes ter uma conversa com o presidente Artur Lira (PP).


AMOLECE NA HORA


A massa do bolo só vai amolecer quando o Lula passar a distribuir cargos aos deputados federais do Centrão; que não são movidos por ideologias, mas pelo volume de cargos federais que recebem.


ABALOU A IMAGEM


NÃO adianta minimizar, esse escândalo das joias sauditas causou um estrago na imagem de todo certinho, ostentado pelo presidente Bolsonaro.


SEM ALARDE


QUEM ocupa sem alardes espaços no governo, é o deputado Pedro Longo (PDT). Mas é justo. Nos maus momentos dos debates entre oposição e governo na ALEAC, sempre foi à tribuna na defesa.


MARCARAM PASSAGEM


ALIÁS, Pedro Longo (PDT) e Gérlen Diniz (PP), foram disparados os dois melhores líderes do governo do Gladson na ALEAC.


NENHUMA INFLUÊNCIA


NÃO HAVENDO fato novo no seu curso até o próximo ano, a oposição não espere que a  Ptlomeu possa ajudar seus candidatos a prefeitos.


COMPLETAMENTE DESCOLADA


A eleição municipal é descolada do que acontece no estado, é uma disputa mais localizada na avaliação das administrações municipais.


FRASE MARCANTE


“Não veio um Lula-Mandela, veio um Lula anti-Bolsonaro”. Frase na VEJA do ex-senador Tasso Jereissati.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.