Menu

Pesquisar
Close this search box.

Demarcação de terras indígenas tem 14 processos prontos no Acre e 13 Estados

FOTO - SÉRGIO VALE
Fotos Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Existem 14 processos de demarcação de terras indígenas prontos para homologação pelo governo federal em vários Estados, incluindo no Acre, segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.


“Temos 14 processos identificados, que estão com os estudos prontos, concluídos, já têm a portaria declaratória. A gente espera que o presidente Lula possa assinar a homologação”, destacou, sem entrar em detalhes.

Anúncios


A retomada desses processos foi um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim ano passado, durante a transição de governo, o grupo de trabalho temático sobre questões indígenas já havia incluído, no relatório, uma lista de áreas prontas para demarcação. Ao todo, elas somam cerca de 1,5 milhão de hectares.


São áreas localizadas em oito estados de quase todas as regiões do país: Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso, além do já citado Acre. O governo anterior, de Jair Bolsonaro, havia paralisado todos os processos de demarcação de terras indígenas, o gerou diversos problemas à essas comunidades, como explica a ministra Sônia Guajajara. (com EBC)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido