Menu

Pesquisar
Close this search box.

Indígenas chefiarão DSEIs e Funai no Acre, decidem lideranças

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As lideranças indígenas do Acre já definiram a lista de nomes para coordenar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) no Estado. Todos são indígenas, pessoas ligadas à luta de seus povos.


Os nomes foram sugeridos em reunião ampla. Para a coordenação da Funai Alto Rio Purus a indicação é Ninawá Hunikui, conhecido cacique e atual presidente da Federação do Povo Hunikui.

Anúncios


Para a coordenação da Funai Alto Rio Purus, o indicado é Júnior Manchinery, filho de Toya Manchinery, outro conhecido líder indígena no Acre.


Para a coordenação do DSEI Alto Juruá há mais indicados: o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo Isac Pianko, e as lideranças Nedina Yawanawá e Mario Kaxinawá. Para a coordenação da Funai Alto Juruá, Eudo Sachenawa, de Feijó.


Vanderson Brito, articulador das Políticas para os Povos Indígenas no Governo do Estado, disse que a pressão nacional e internacional sobre a dramática situação dos Yanomâmis apressa a nomeação para esses cargos e a posse dos titulares deve ocorrer no início de fevereiro. “Que as políticas indígenas sejam fortalecidas em todos os níveis de governança”, disse Vanderson.


O governo federal exonerou os responsáveis por comandar as equipes de 11 dos 34 DSEIs do país, incluindo o do Alto Juruá, ocupado então por José Monteiro. Assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, as portarias destituindo os coordenadores distritais foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23).


Segundo o Ministério da Saúde, a medida faz parte do “processo natural da transição de governo” – quando quase a totalidade dos ocupantes dos chamados cargos de confiança são substituídos por outras pessoas. Em nota, a pasta afirmou que as “substituições não comprometem o trabalho de assistência à população indígena” das unidades cujos coordenadores estão sendo substituídos.


O ac24horas fez contato com a Funai em Brasília, onde recebeu a recomendação de dirigir pedido de informações ao Ministério da Saúde, o que foi feito. Se o órgão der retorno, o informe será incorporado ao texto.


Um dos líderes locais da frente partidária que elegeu o novo governo, o deputado Edvaldo Magalhães confirmou que certamente será liderança indígena o coordenador da Funai no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido