Conecte-se agora

Moraes encontra comandantes estaduais da PM para discutir protestos e eleições

Publicado

em

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se reúne nesta quarta-feira (23) com comandantes das polícias militares estaduais na sede do tribunal, em Brasília. A pauta da reunião não foi divulgada, mas a CNN apurou que o ministro agradeceu a atuação da corporação nas eleições e na desobstrução de vias nos últimos protestos.

A reunião começou por volta das 10h e até a publicação desta reportagem ainda estava ocorrendo. Moraes abriu o encontro e depois passou a palavra para os comandantes. Cada um apresentou como foi no seu estado a atuação no dia da eleição e depois nos protestos.

Também está presente o corregedor nacional da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves. Não compareceram os comandantes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina.

A primeira reunião de Moraes com os comandantes das PMs ocorreu em agosto, logo depois da posse do ministro à frente do TSE. A segunda reunião ocorreu no dia 11 de outubro, uma semana após o primeiro turno.

Os encontros mostraram uma preocupação da cúpula da Justiça Eleitoral com possíveis episódios de violência antes, durante ou depois das eleições.

O ministro prometeu aos policiais a medalha de ordem do mérito do TSE, Assis Brasil, para homenagear os policiais. A mesma que o plenário da Corte aprovou, em outubro, para homenagear o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pelo serviço em prol da defesa da Justiça Eleitoral.

Multa e atuação

Em novembro, o ministro decidiu que agentes da Polícia Militar (PM) têm autorização para atuar em rodovias estaduais e federais para imediata desobstrução e impedir a dificuldade de passagem de veículos.

O ministro da Suprema Corte ainda autorizou a Polícia Militar a identificar caminhões utilizados para bloqueios de tráfego para que seja aplicada multa de R$ 100 mil por hora e prisão em flagrante.

Cotidiano

Pré-história do Acre será tema de curso no Sesc/Centro de Rio Branco

Publicado

em

Nos dias 25, 29 e 30 de novembro, das 13h às 17h acontecerá, em Rio Branco, no Sesc/Centro, o curso “Pré-História de Rio Branco e do Acre – Aquiry: povos construtores e paisagens míticas e culturais”.

O evento será ministrado pelo professor Marcos Vinícius Neves, com produção da historiadora Flávia Burlamaqui e, tem como objetivo apresentar alguns resultados de pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas desde o final da década de 1970, na região.

“A história do Acre só inicia em 1850, quando começaram as primeiras expedições de não-indígenas na região? E as dezenas de povos originários que habitavam essas terras por milhares de anos antes disso? Onde fica? Essa é uma das questões centrais do curso Aquiri”, disse Vinicius.

Gratuito, a formação tem duração de 16 horas e atividades presenciais e remotas, buscando alcançar professores da rede pública de ensino e fazedores culturais, especialmente os da área de Patrimônio Cultural, para difundir esses importantes saberes, de forma que cheguem às salas de aula e alcancem públicos amplos e diversos.

“O que queremos é compartilhar informações necessárias à compreensão da pré-história acreana em suas muitas dimensões, incluindo conteúdos que vão desde as características teórico-metodológicas da pesquisa arqueológica na Amazônia, passando pelas áreas e sítios já pesquisados, até os resultados das interpretações científicas para a construção de uma historiografia indígena mais ampla, profunda e consistente”, defende Flávia.

A iniciativa tem financiamento da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (Fundo Municipal de Cultura). Para participar, é necessário contato prévio com a produção, no WhatsApp (68) 9.9988-9014.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre eleva novos casos com 171 infectados por Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 171 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, 23 de novembro. O número de infectados notificados é de 153.137 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado

Até o momento, o Acre registra 359.890 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.746 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.173 pessoas já receberam alta médica da doença, e não há registro de pessoas internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Cotidiano

SEPA diz que tomará medidas administrativas cabíveis em caso de trator apreendido com menor

Publicado

em

O secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Edivan Maciel, prestou esclarecimentos sobre o caso de um trator agrícola apreendido, no último domingo (20), em Acrelândia, no momento em que era conduzido por um menor, de 17 anos de idade.

De acordo com Edivan, o trator em referência estava a serviço da produção rural do Estado, nos termos adequados, ou seja, atendendo ao pequeno produtor sob supervisão de um dos nossos servidores da Sepa.

O secretário explicou que a apreensão da máquina sob a condução momentânea do menor, filho do operador autorizado, se deu quando o responsável permitiu que o filho realizasse a busca de uma grade aradora em uma pequena propriedade próxima para a realização do serviço específico.

“Desde o conhecimento do fato, mobilizamos incontinenti nossos gestores e tomamos imediatas e necessárias providências, no sentido de esclarecer o fato junto às autoridades pertinentes, visando resgatar a máquina, o que, aliás, já ocorreu, bem como as medidas administrativas cabíveis no que compete ao servidor envolvido”, esclareceu Edivan Maciel.

Por fim, o titular da SEPA informou que os agricultores de Acrelândia não serão prejudicados pelo incidente, e que a secretaria continuará cumprindo o seu dever de atender as necessidades do campo, reforçando que o fato não constituiu empecilho para que o Governo siga em seu projeto de fomentar de modo permanente o setor agropecuário, notadamente os pequenos produtores.

Continuar lendo

Cotidiano

Palestra de Fernando Kamura, ‘Arte aplicada aos negócios’, será apresentada no Sebrae

Publicado

em

Rio Branco recebe dia 9 de dezembro, a palestra ‘Arte Aplicada aos Negócios’, de Fernando Kamura, no Sebrae, a partir das 19h30. O evento envolve temas voltado a inovação, marketing, criatividade, entre outras ações que buscam agregar conhecimento e novas experiências.

Com um perfil inovador, o fundador da Academia de Neuromarketing, fala durante o evento sobre suas experiência no marketing da Microsoft e Oracle, assim como, histórias de sucesso e dá dicas de ferramentas para aplicação em seu trabalho.

“A Arte aplicada nos negócios é um mix de networking, reciclagem e desbravamento de mundos ainda pouco explorados. Venha fazer parte deste grandioso evento e espalha pra geral que a “Palestra de Milhões “ chegou ao Acre”, disse.

As vagas são limitadas. Para mais informações, entrar em contato com o número (68) 99902-9622.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.