Conecte-se agora

Primavera chega nesta quinta-feira (22) com prognóstico de chuvas acima da média

Publicado

em

A mais colorida das estações do ano chegará nesta quinta-feira (22) por volta das 20h04 no horário do Acre e termina no dia 21 de dezembro às 18h48. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

De acordo a previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de outubro a dezembro indicam predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Segundo o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) poderão ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, no estado do Acre e em Rondônia.

A previsão climática para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

Segundo estado com mais registro de queimadas nos últimos dois dias, atrás apenas do Pará, o Acre torce para que as chuvas efetivas ocorram mais cedo para fugir da situação crítica em que se encontra no momento com relação à seca.

Até esta terça-feira (20), o estado acreano registrou 8.436 focos de queimadas, quantidade 24% maior que os 6.798 detectados no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados diariamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A expectativa pelas chuvas é a mesma quando analisados os dados para toda a Amazônia, que na tabela comparativa de biomas do Inpe registra em 2022 um índice de queimadas 52% maior do que no mesmo período do ano passado – 78.159 contra 51.367 focos de calor detectados entre 1º de janeiro e 20 de setembro.

Cotidiano

Indústria de alimentos do Acre é destaque na Ilha Goumert do Mercale

Chefs de cozinha dão visibilidade a produtos locais com a preparação de pratos e bebidas para degustação de cliente

Publicado

em

Os produtos das indústrias de alimentos do Acre ganharam uma importante vitrine neste início de mês. De 4 a 10 de outubro, eles estarão em destaque na Ilha Gourmet da rede de supermercados Mercale. Durante todos esses dias, das 16h às 19h, as renomadas chefs de cozinha Rafa Brozzo e Kamilla Montovanelli preparam para degustação dos clientes pratos e bebidas utilizando somente produtos locais.

A ação, realizada pelo Mercale em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Acre (Sinpal), por meio do movimento Indústria Amiga Acreana, teve início na tarde de terça-feira, dia 4. Na oportunidade, o diretor comercial da rede varejista, Rui Arruda, ressaltou que a intenção é valorizar a indústria acreana. “É um compromisso do Mercale com o nosso estado. Temos que dar ênfase aos produtos locais. É motivo de orgulho para todos nós abrir nossas portas para receber grandes parceiros”, acrescentou.

O presidente do Sinpal, José Luiz Felício, elogiou a iniciativa do Mercale de dar visibilidade aos produtos locais e destacou a importância do movimento Indústria Amiga Acreana. “É uma forma de incentivar a indústria acreana, manter empregos e gerar novos postos de trabalho, e demonstrar mais uma vez a qualidade do que é produzido no Acre. Esperamos que a população prestigie visitando e aproveite as delícias feitas pelas nossas renomadas chefs de cozinha. O sentimento é de gratidão a todos os parceiros”, frisou o empresário.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, prestigiou a abertura do evento. Segundo ele, a proposta é extremamente positiva. “Temos que enaltecer essa ação do Mercale, em parceria com o Sinpal, dando oportunidade para que os clientes conheçam melhor a qualidade dos nossos produtos. O fortalecimento da indústria acreana reflete em geração de emprego e fixação de recursos em nosso estado”, pontuou.

Ilha Goumert com festival de produtos locais

A chef de cozinha Rafa Brozzo destacou que, até 10 de outubro, cada dia será realizado um festival, simultaneamente nas duas unidades do Mercale, com novas receitas. “Teremos o festival do hamburger, do drink, do baião e outros. Iremos mostrar aos clientes a versatilidade dos produtos da Indústria Amiga Acreana e como podemos ter várias técnicas de preparo. Nossos produtos são de excelência e não deixam nada a desejar ao que é produzido nas grandes regiões do país”, salientou Brozzo.

Continuar lendo

Cotidiano

Tempo será quente e abafado com chuvas passageiras nesta quarta-feira no Acre

Publicado

em

O tempo quente e abafado, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vai predominar nesta quarta-feira, 5, no Acre. Segundo o portal O Tempo Aqui, os termômetros devem chegar a marca máxima de 36°C na maioria dos municípios.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira deve chover forte, com chances de temporais e ventos soprando entre fracos e calmos durante o dia. O mesmo ocorrerá em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC.

Continuar lendo

Cotidiano

Samu e saúde de média e alta complexidade recebem R$ 106 milhões no Acre

Publicado

em

Publicada na edição desta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União, a portaria 3.716 divulga os montantes anuais alocados aos Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados ao cofinanciamento das ações e serviços públicos de saúde no grupo de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (Teto MAC).

Para o Acre, são destinados, incluindo o valor destinado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, R$ 106.735.847,44. Todos os municípios acessam o recurso neste período.

A portaria esclarece que não estão incluídos no Teto MAC os montantes referentes aos procedimentos financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, após apuração dos valores da produção de serviços registrada na base de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares (SIA/SIH), aprovada pelo respectivo gestor.

Continuar lendo

Cotidiano

Até dia 10 de outubro, chove no máximo 75 milímetros no Acre, diz previsão

Publicado

em

O relatório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) indica que há previsão de chuva com volume acumulado até o dia 10 de outubro que varia de 15 milímetros até 75 mm para todo o Estado.

Nos municípios de Acrelândia, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, e Rodrigues Alves as chuvas deverão estar abaixo do esperado para o período.

“Há indicativo de anomalia positiva nas localidades dos municípios de Capixaba, Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Santa Rosa do Purus, Jordão e Marechal Thaumaturgo, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período”, diz o prognóstico da Semapi.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.