Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco tem baixa cobertura vacinal e vai mapear crianças que não foram vacinadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria municipal de saúde em Rio Branco tem lamentado a baixa cobertura vacinal das crianças na capital acreana, que tem sido de 54%, bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Durante entrevista ao Bom dia Amazônia, da TV Acre, nesta segunda-feira, 29, Sheila Andrade alertou que o número ideal é de 95%, ou seja, a cidade está com um percentual de 41% abaixo do esperado.


Andrade disse que uma das estratégias para diminuir o número de crianças que não foram imunizadas é levar um mutirão de vacinação nas escolas da rede pública. “Serão várias escolas atendidas ao mesmo tempo. Em paralelo a isso, os enfermeiros e os agentes comunitários de saúde precisam assumir a atenção e promoção dentro da atenção básica. É a nossa vez de irmos até às residências, procurar os pais, olhar as carteiras e tentar mapear onde estão essas crianças que ainda não tomaram suas vacinas”, declarou.

Anúncios


De acordo com dados do MS, o Acre é o estado brasileiro com o menor índice de vacinação contra a pólio em crianças de 0 a 4 anos. Em geral, todos os estados brasileiros estão com baixa cobertura no esquema vacinal em relação a este público-alvo.


O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 14,3 milhões de crianças e o ideal é que 95% desse total sejam imunizados. A poliomielite também é conhecida como paralisia infantil e seus danos podem ser irreversíveis. O Ministério da Saúde, no entanto, tem informações de que o país indica um cenário em que três em cada 10 crianças não foram vacinadas. A situação passa a ser pior quando os números são estratificados por estados. O Acre, por exemplo, tem um percentual de apenas 44% de bebês imunizados, segundo o painel de dados do Ministério da Saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido