Conecte-se agora

Bolsonaro acusa Fachin de agir no TSE para beneficiar Lula

Publicado

em

Ao reiterar ataques ao sistema eleitoral brasileiro, às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 6, que é “impossível” não ter segundo turno ou ele “não ganhar no primeiro turno” as eleições deste ano. O chefe do Executivo também sugeriu que integrantes da Corte contabilizam votos nas eleições com base em preferências pessoais. E acusou diretamente o presidente do tribunal, Edson Fachin, de agir para beneficiar e eleger o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Bolsonaro, à frente do TSE Fachin “tudo faz para que não haja transparência (…), para eleger o Lula de forma não aceitável”. O presidente ainda ampliou a crítica também para os ministros Luís Roberto Barroso, ex-presidente da Corte, e Alexandre de Moraes, que vai presidir o tribunal durante o pleito. “São três ministros que não querem transparência nas eleições. Eu não ataco a democracia.”

“No meu tempo, lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora, parece, quero que esteja errado, é um direito meu desconfiar, espero que não ganhe as eleições quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE”, afirmou o presidente, em entrevista à TV Terraviva, em recado aos três magistrados que compõem a Corte e também o Supremo Tribunal Federal. “Ô, ministros Fachin, Barroso e Moraes: pelo que se vê nas ruas comigo, é impossível não ter segundo turno ou eu não ganhar no primeiro turno”, declarou.

Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Roberto Barroso, durante julgamento sobre prisão em segunda instância, em 2019. Magistrados se tornaram alvo dos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral Foto: Gabriela Biló/Estadão
De acordo com Bolsonaro, Fachin “tudo faz” para que não haja transparência nas eleições. “Obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável. Espero que nada demais aconteça. Estamos trabalhando para que flua com normalidade as eleições”, declarou, dizendo ainda que é seu “direito” desconfiar das urnas eletrônicas. Ele destacou que o magistrado foi o relator do processo que retirou o ex-presidente da cadeia, e agora está à frente do TSE. “Ou seja, um tremendo desgaste para retirar Lula da cadeia, está à frente do TSE e tudo faz para que não haja transparência, obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável”, declarou o presidente.

O presidente disse também que, ao voltar da Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, vai conversar com embaixadores sobre as eleições deste ano, assim como fez Fachin.

Debates

Sobre a participação em debates eleitorais no primeiro turno, Bolsonaro afirmou que ainda “estuda” a questão. “É uma questão de estratégia no primeiro turno. Vou deixar em aberto, esperar um pouco mais o que pode acontecer”, declarou. “Lula vai fazer de tudo para não comparecer a debates.”

Na mesma entrevista, o chefe do Executivo voltou a defender temas caros ao bolsonarismo, como a exploração mineral em terras indígenas e o armamento da população, assim como criticou a possível aprovação de um novo entendimento sobre o marco temporal dentro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Destaque 6

Confira a galeria de fotos da terceira noite da ExpoAcre 2022

Publicado

em

As fotos são de Sérgio Vale/ac24horas:

Continuar lendo

Destaque 6

Basa abre inscrições para editais de patrocínios 

Publicado

em

O Banco da Amazônia abre nesta segunda-feira, dia 01, as inscrições para o Edital de Seleção Pública de Patrocínio para o ano de 2023, em sua 14ª edição. Serão mais de R$ 3 milhões disponibilizados para incentivar projetos nas áreas social, ambiental, cultural, esportiva, feiras, exposição e eventos.

Na edição de 2022, foram inscritos 607 projetos, sendo que 93 foram classificados, de acordo com os critérios estabelecidos no edital e na avaliação feita pela equipe de técnicos da Coordenadoria de Patrocínio.

As inscrições para o novo edital são gratuitas e devem ser encaminhadas, exclusivamente, para o e-mail: [email protected] Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas com endereço fixo na área de atuação do Banco da Amazônia em todos os estados da Amazônia Legal.

Para o Edital de Pautas serão contemplados os projetos das seguintes modalidades: desenho, pintura, fotografia, grafite, técnicas mistas, esculturas, instalação, objeto, videoinstalação e novas tecnologias. Por meio deste edital, será destinado o valor de R$ 25.000,00 para cada projeto selecionado. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail, [email protected]

“A seleção dos projetos inscritos levará em conta a relevância conceitual e temática, inovação, impacto social, viabilidade técnica e estarem aderente ao posicionamento mercadológico e estratégico do banco”, informa” o secretário executivo do Basa, Alcir Bringel Erse.

Os editais estarão disponíveis a partir de 01 de agosto no sítio https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/o-banco/patrocinio até o dia 16.09.2022. Serão aceitas as inscrições realizadas por via eletrônica, até às 23h59 do dia 16.09.2022.

Os projetos que forem selecionados no certame, terão seus nomes divulgados no sítio do banco até o dia 30.11.2022.

Serviço da Assessoria de Imprensa:

Inscrições abertas para os Editais Público de Patrocínio 2023 do Banco da Amazônia Período de inscrições: de 01/08/2022 a 16/09/2022.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Continuar lendo

Destaque 6

Policial reage a assalto em farmácia, mata um e fere outro a tiros

Publicado

em

O assaltante José Antônio da Silva, de 48 anos, foi morto com um tiro e Emerson Almeida da Silva, de 24 anos, ficou ferido após tentarem roubar a Farmácia do Consumidor na noite desta segunda-feira, 1°, na avenida Castelo Branco, situada no Centro do município de Senador Guiomard, distante 27 km da capital acreana.

De acordo com informações, um policial estava efetuando o pagamento no caixa da farmácia quando um criminoso entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. O policial reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. O segundo criminoso, também armado, derrubou o policial e ambos começaram a agredi-lo com chutes, socos e coronhadas. A vítima reagiu, puxou sua arma de fogo e efetuou dois tiros. Um projétil atingiu o abdômen do criminoso José Antônio e outro feriu de raspão a cabeça do bandido Emerson Almeida, que foi em seguida preso.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer pelo assaltante José Antônio, que já se encontrava morto.

A farmácia foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo de José Antônio foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco para os exames cadavéricos.

Na delegacia, os Policiais descobriram que os dois bandidos são foragidos da justiça por ter cortado a tornozeleira eletrônica e que Emerson já havia assaltado a mesma farmácia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Destaque 6

Puramente acreana, cerveja Altaneira é um das atrações da feira

Publicado

em

O mestre cervejeiro Daniel Izidro, da cervejaria acreana Altaneira, foi um dos entrevistados da noite na transmissão do ac24horas desta segunda-feira na Expoacre 2022, conduzida por Marcos Venícios e Jocely Abreu.

A marca está com stand montado dentro do parque de exposições, apresentando um produto que promete qualidade e frescor, além de carregar um selo puramente acreano.

Izidro explicou detalhes interessantes como o significado do nome da cerveja, que vem da Estrela Altaneira, da Bandeira Acreana, e do símbolo, que representa a Serra do Divisor.

Na sua primeira vez na Exposição, a Altaneira está apresentando duas opções de chopp, o pilsen e o premium, produzidos com água acreana e, segundo Daniel, sem conservantes e outros produtos do tipo.

Outro detalhe interessante explicado pelo mestre cervejeiro é a diferença entre o chopp e a cerveja, que está exatamente no fato de a primeira opção ser um produto fresco, sem pasteurização, processo que ocorre com a cerveja.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!