Menu

Bolsonaro acusa Fachin de agir no TSE para beneficiar Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao reiterar ataques ao sistema eleitoral brasileiro, às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 6, que é “impossível” não ter segundo turno ou ele “não ganhar no primeiro turno” as eleições deste ano. O chefe do Executivo também sugeriu que integrantes da Corte contabilizam votos nas eleições com base em preferências pessoais. E acusou diretamente o presidente do tribunal, Edson Fachin, de agir para beneficiar e eleger o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.


Segundo Bolsonaro, à frente do TSE Fachin “tudo faz para que não haja transparência (…), para eleger o Lula de forma não aceitável”. O presidente ainda ampliou a crítica também para os ministros Luís Roberto Barroso, ex-presidente da Corte, e Alexandre de Moraes, que vai presidir o tribunal durante o pleito. “São três ministros que não querem transparência nas eleições. Eu não ataco a democracia.”

Publicidade

“No meu tempo, lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora, parece, quero que esteja errado, é um direito meu desconfiar, espero que não ganhe as eleições quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE”, afirmou o presidente, em entrevista à TV Terraviva, em recado aos três magistrados que compõem a Corte e também o Supremo Tribunal Federal. “Ô, ministros Fachin, Barroso e Moraes: pelo que se vê nas ruas comigo, é impossível não ter segundo turno ou eu não ganhar no primeiro turno”, declarou.


Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Roberto Barroso, durante julgamento sobre prisão em segunda instância, em 2019. Magistrados se tornaram alvo dos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral Foto: Gabriela Biló/Estadão
De acordo com Bolsonaro, Fachin “tudo faz” para que não haja transparência nas eleições. “Obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável. Espero que nada demais aconteça. Estamos trabalhando para que flua com normalidade as eleições”, declarou, dizendo ainda que é seu “direito” desconfiar das urnas eletrônicas. Ele destacou que o magistrado foi o relator do processo que retirou o ex-presidente da cadeia, e agora está à frente do TSE. “Ou seja, um tremendo desgaste para retirar Lula da cadeia, está à frente do TSE e tudo faz para que não haja transparência, obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável”, declarou o presidente.


O presidente disse também que, ao voltar da Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, vai conversar com embaixadores sobre as eleições deste ano, assim como fez Fachin.


Debates

Sobre a participação em debates eleitorais no primeiro turno, Bolsonaro afirmou que ainda “estuda” a questão. “É uma questão de estratégia no primeiro turno. Vou deixar em aberto, esperar um pouco mais o que pode acontecer”, declarou. “Lula vai fazer de tudo para não comparecer a debates.”


Na mesma entrevista, o chefe do Executivo voltou a defender temas caros ao bolsonarismo, como a exploração mineral em terras indígenas e o armamento da população, assim como criticou a possível aprovação de um novo entendimento sobre o marco temporal dentro do Supremo Tribunal Federal (STF).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido