Menu

A nau errante do PT deriva, na busca de um porto seguro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PT ainda não se recuperou das derrotas fragorosas para governador, senador, deputado federal, e prefeito da capital. Tanto é assim que não está com um candidato próprio ao governo. O máximo que se ouve é a fala tímida do ex-senador Jorge Viana (PT) de que disputará o Senado, mas se até o registro das candidaturas em agosto, acontecer um fato novo que abale o prestígio do governo Gladson Cameli, ele poderá ser candidato a governador. Esperar que ocorra um ponto fora da curva que prejudique a imagem do Gladson Cameli, é como apostar na loteria esportiva, pode-se acertar ou não. A grande prejudicada neste aguaceiro de indefinições é a candidatura do deputado Jenilson Leite (PSB) ao governo que, oficialmente, não pode dizer que tem o apoio do PT. O fato é que o PT ainda vive a síndrome do poder, em que era rodeado de partidos fisiologistas na Frente Popular, que trocavam apoio por cargos, e que quando veio a derrota trataram de pular fora. Restou o PCdoB, o PV e o PSB, como aliados. Sem as benesses dos cargos para distribuir, o PT é hoje uma nau errante na busca de um porto seguro para atracar. A recuperação do PT no plano regional, não acompanhou o que acontece no cenário nacional, onde o Lula é líder absoluto das pesquisas, e com alta chance de voltar a governar de novo o país.  


COMPLETAMENTE ERRADO
UM VICE tem que ter “representatividade política”. Certo ou errado? Errado. Vice tem que ser leal ao governador, ter na cabeça que é apenas um substituto eventual, e não querer ser mais real do que o Rei. Ninguém vota no vice.


EXEMPLOS DE VICES
BONS EXEMPLOS de vices são a Nazaré Araújo, o Binho Marques, que não tinham representatividade política, e não causaram um problema aos governadores do PT.


VAI DORMIR COM O INIMIGO
UM CANDIDATO A GOVERNADOR que não tem liberdade para escolher um vice da sua confiança, que aceita nome imposto, corre o risco de dormir com o inimigo 4 anos.


DEBATE IDIOTA
Não vejo debate mais idiota do que esse em torno de quem pode ser o candidato a governador do grupo palaciano, em 2026. Cada eleição tem um cenário diferente e não se faz projeção política com cinco anos de antecedência de uma eleição. O futuro a Deus pertence.


ANCORADO EM FORTE ESTRUTURA
O CANDIDATO a deputado federal pelo REPUBLICANOS, Israel Milani, vai para a campanha ancorado em forte estrutura, com 25 candidatos a deputado estadual do PROS; com a mulher e prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem; e apoiado pela mãe e candidata ao Senado Vanda Milani (PROS). Disputa a vaga com alta chance.


PARA O BEM DA SAÚDE
O PREFEITO de Sena Madureira, Mazinho Serafim, que se recupera de um infarto, tem de deixar o emotivo de lado, pensar na saúde, e tocar a campanha da mulher Meire Serafim, longe de confrontos verbais com adversários.


COMO NUNCA FEZ
O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) faz uma campanha para a reeleição, como nunca fez quando disputou mandatos anteriores. Vem com votação forte do Juruá. O Gonzaguinha se mexe como poucos em uma campanha.


OITAVO NOME
SÃO OITO agora os candidatos ao Senado. O AGIR terá como candidato a senador o Dimas Sandas. É bom para a democracia ter muitos candidatos para fazer uma opção.


SONHANDO COM O MAJORITÁRIO
A VEREADORA Michelle Melo (PDT) ainda sonha com o partido numa chapa majoritária da oposição. Ser vice do candidato ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), esteve em pauta de recente conversa entre ambos.


SITUAÇÃO DIFÍCIL
A SITUAÇÃO do PDT para deputado federal é difícil, mesmo com a Michelle sendo candidata, porque a chapa só teria dois nomes fortes. Sem ela, só por um milagre o PDT reelegeria o deputado federal Jesus Sérgio (PDT).


ASSUNTO RESOLVIDO
CONVERSEI com o deputado Pedro Longo (PDT) sobre o papel do PDT na sucessão estadual, e me disse que o apoio já declarado á reeleição do Gladson não tem volta.


PREVISÃO REAL
O União Brasil e o REPUBLICANOS devem eleger dois deputados federais cada um. O senador Márcio Bittar (União Brasil) conseguiu montar as chapas mais fortes desta eleição. Montou a do PL, mas esta é mais fraca.


BOCALOM DEGOLADO
NA NOVA composição da chapa do PP entregue em Brasília á direção nacional, pelos emissários do partido no estado, deputado José Bestene, Lívio Veras e Alysson Bestene; não é só a senadora Mailza Gomes (PP) que foi degolada, o prefeito e vice-prefeito Tião Bocalom, também rodou. A saber se a mudança vai mesmo ocorrer.


CONTANDO OS DIAS
OS EMISSÁRIOS do PP estão contando os dias para comemorar a mudança, segundo dizem, com publicação prevista para a próxima quinta-feira. A nova chapa teria Gladson Cameli de presidente e o representante do Acre, em Brasília, Ricardo França, como o vice-presidente.


MEDIR O PRESTÍGIO
ESTE EMBATE pelo comando do PP no estado servirá para medir o tamanho do prestígio da senadora Mailza Gomes (PP), junto ao presidente nacional senador Ciro Nogueira.


PEIXE COM ESCAMA
FONTE NÃO SE REVELA e não se briga com a notícia. Tenho informação segura da Corte de que o nome da Márcia Bittar (PL) não tem a simpatia do governador Gladson Cameli, para ser a candidata a vice da sua chapa.


CHARLENE NA DISPUTA
QUEM vai brigar dentro do PL para se eleger deputada federal é a publicitária Charlene Lima. Causa satisfação, quando se vê uma mulher qualificada sendo candidata.


EXEMPLO DE PERSEVERÂNCIA
QUEM ESTÁ na presidência da CBF, a maior entidade do futebol brasileiro, é o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino. O Tonquim construiu o estádio Florestão, e é exemplo de gestor sério e perseverante.


FORA DO JOGO
SERIA um nome forte a deputado estadual, mas ficará fora do jogo por problemas judiciais. O ex-prefeito James Gomes vai na campanha apoiar a Meire Serafim (União Brasil) a Federal.


REVELAÇÃO DE BASTIDORES
NO ÚLTIMO programa no ac24horas, o ex-senador Jorge Viana (PT) revelou numa conversa de bastidores que, se tivesse sido reeleito senador, seria hoje candidato a governador. Só que, a ambição do PT de lançar dois candidatos ao Senado, lhe derrotou.


SITUAÇÃO COMPLICADA
SE A GUILHOTINA que dirigentes do PP montaram para degolar a senadora Mailza Gomes (PP) funcionar, ela ficará numa situação política difícil. As estruturas do governo, do partido, já estão comprometidas com outros candidatos, o que lhe dificultaria disputar uma vaga na Câmara Federal.


BEM MAIS FRACA
SEM A PRESENÇA da deputada federal Jéssica Sales (MDB), a chapa do partido para a Câmara Federal ficará bem mais fraca. Jéssica seria a campeã de votos.


MELHOR LEITURA
AS PESQUISAS de opinião pública só vão começar a fazer uma leitura mais real da sucessão estadual e da disputa do Senado, após as convenções de julho, quando as candidaturas já estarão na rua.


FRASE MARCANTE
“Carreira política quem encerra é o povo e não o político”. Junior Belchior.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.