Conecte-se agora

Menor designado pelo CV para matar 12 em Senador Guiomard é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

A Polícia Civil de Senador Guiomard mantinha em sigilo, a prisão de um menor de 17 anos, acusado de ser integrante da facção Comando Vermelho e designado a eliminar 12 pessoas na capital.

Antes de ser preso, C.S. que mora no bairro Novo Calafate e é tido como de alta periculosidade, teria iniciado uma empreitada, junto com outros criminosos e executado Sebastião Silva de Souza de 33 anos, na noite do dia 30 de abril. A vitima teria sido atraída para uma casa desabitada e morto a tiros e facadas.

De acordo com o delegado Carlos Bayma, sua equipe de investigadores saíram as ruas e logo chegaram aos autores do delito, dentre os quais estava C.S, que mesmo com a pouca idade, era o assassino oficial da facção a qual pertence. Procurado, nunca era localizado por ser bem protegido pela organização criminosa.

A prisão do menor infrator, ocorreu de fato, cerca de 10 dias após o assassinato, quando policiais civis e militares faziam um patrulhamento conjunto com o intuito de manter a ordem na cidade, e em um bairro periférico da cidade, trocaram tiros com um grupo, ocorrendo prisões e apreensões de armas. Dentre os presos estava o menor, que ao ser abordado, tinha uma pistola 380, com 60 cartuchos, 10 deles municiava a arma apreendida.

Em depoimento prestado ao delegado, o acusado confessou que foi designado pela alta cúpula do CV para eliminar 12 pessoas. Na semana anterior, tinha matado Sebastião Souza, e no dia da prisão tinha voltado ao município para continuar os crimes. C.S. está internado em uma Unidade Socioeducativa em Rio Branco.

Cotidiano

Profissionais de maternidade são capacitados para atendimento de vítimas de violência sexual

Publicado

em

A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é referência no atendimento às mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência sexual. Buscando aprimorar o acolhimento dessas pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde da Mulher, promoveu uma roda de conversa com os servidores da unidade, nesta terça-feira, 21.

O objetivo é sensibilizar os profissionais da Saúde, fazendo-os compreender sobre os impactos causados pela violência. Dessa forma, o atendimento será mais acolhedor e humanizado, evitando a revitimização, fenômeno pelo qual a vítima experimenta um sofrimento continuado e repetitivo, mesmo após cessada a violência originalmente sofrida.

“A violência sexual é uma questão de saúde pública. Ela precisa ser tratada com seriedade e é por isso que estamos trabalhando o tema. Hoje, iniciamos com o pessoal da recepção e do acolhimento, que são os primeiros profissionais a lidarem com a vítima quando chega a unidade. A intenção é fazer com que eles entendam o seu papel dentro do círculo do atendimento em saúde”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Izabela Araújo.

De acordo com a gerente de Assistência da Maternidade Bárbara Heliodora, Carina Hechenberger, a iniciativa corresponde às diretrizes impostas pelo Ministério da Saúde (MS). “Visamos possibilitar a essa mulher um atendimento digno, humanizado e respeitando todos os direitos que ela tem”, disse.

Para a servidora Rosa Ferreira da Costa, discutir sobre o assunto é importante para mantê-los atualizados. “Procurar ajudar a vítima e a família é importante. Observamos que ultimamente tem crescido os casos de violência sexual contra as mulheres, por isso precisamos saber atender e orientar. Acolhimento não é só o nome, é a ação”, declarou.

Continuar lendo

Cotidiano

OCA tem média de atendimento diário de 600 estudantes para renovação do cartão escolar

Publicado

em

Com o início do ano letivo, uma das prioridades no retorno às aulas, para a maioria dos estudantes acreanos, é o cartão escolar. Por isso, desde o começo de março, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) está realizando a renovação do cartão escolar na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco.

Com cerca de 600 atendimentos por dia, onde já foram contabilizados mais de oito mil atendimentos em 2023. Para realizar a renovação é muito simples: basta o aluno estar com seu cartão escolar original e a declaração escolar em mãos e procurar o RBTrans na Praça Rosa, das 7h30 às 13h30, na OCA Rio Branco.

Caso o aluno tenha mudado de endereço, deverá portar o comprovante do novo endereço original e uma cópia simples, que ficará retida no órgão. Se o cartão escolar estiver deteriorado ou em caso de perda, sendo o aluno menor de 16 anos, os pais devem acompanhá-lo para emissão de um novo cartão.

De acordo com Renato França, estudante do terceiro ano do ensino médio, que fez a renovação do seu cartão escolar, esse serviço oferecido na OCA facilita bastante a vida dos estudantes.

“Pude renovar meu cartão assim que fui liberado da aula e não teve demora, apesar da procura ser grande. Gostei muito do serviço, fui bem atendido e posso sair satisfeito e com meu cartão em mãos, renovado por mais um ano”, conclui.

“Sabemos da importância desse serviço para os alunos, também percebemos o aumento gradativo da demanda, por isso nos planejamos com antecedência para que este atendimento possa ser oferecido com qualidade. O RBTrans tem sido um grande parceiro e tem nos ajudado a oferecer esse serviço com a máxima eficiência”, comenta a diretora da OCA, Francisca Brito.

Para mais informações, entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico da OCA Rio Branco (68) 3215-2475; (68) 3215-2400; (68) 3215-2427; (68) 3215-2445.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco terá programação especial voltada ao Dia Mundial da Água nesta semana

Publicado

em

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco irão realizar uma programação específica até a próxima sexta-feira, 24.

Com a temática “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a ação inicia nesta quarta-feira, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT).

Além disso, também acontecerão palestras, apresentações, exposições de atividades e fotografias, em vários pontos da capital. No encerramento, às 17h, será feito um plantio de mudas na estação de tratamento de esgoto (ETE) da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá.

O evento é promovido pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação (SEE), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ageac), em parceria a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).

Veja aqui a programação completa:

PROGRAMACAO-DIA-MUNDIAL-DA-AGUA-
Continuar lendo

Cotidiano

Homem que morreu ao trocar tiros com a PM foi jogador profissional e morou na rua

Publicado

em

O ex-presidiário Edcarlos Teles do Nascimento, de 47 anos, que morreu no pronto-socorro de Rio Branco após ficar internado, já havia se destacado como goleiro das divisões de base de times profissionais do Acre na década de 90. Depois disso, por algum tempo, viveu em situação de rua. Ele foi baleado com um tiro de fuzil numa troca de tiros ocorrida no bairro Quinze, depois de uma breve perseguição iniciada no Centro da cidade, após um roubo.

Edcarlos nasceu e cresceu na região da Baixada do Sobral e depois de abandonar a carreira de jogador de futebol como goleiro, entrou na vida de crimes de onde não mais saiu. Ele foi indiciado por vários delitos e se perdeu no submundo das drogas. Em 2022, estava morando na rua quando foi entrevistado pelo ac24horas, onde revelou sua vontade de voltar para casa e voltar a morar com a família. Naquela oportunidade, ele recebeu ajuda do setor especializado da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

No dia 11 de março deste ano, ele estava na companhia de amigos num carro modelo Celta de cor vermelha e placas NAD 6490, quando assaltou o entregador de uma hamburgueria usando arma de fogo. O grupo levou celulares e a chave da motocicleta.

Uma pessoa que testemunhou o assalto acionou a polícia e minutos depois uma guarnição de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) iniciou uma perseguição que terminou no bairro Quinze, onde ocorreu uma breve troca de tiros com Edcarlos Teles, que foi atingido na perna e no braço direito. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. Seu amigo, que aparentemente estava mais grave, já que levou um tiro nas costas, conseguiu sobreviver. A investigação da Polícia Civil concluiu que os policiais militares agiram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas