Menu

Os caminhos do Márcio Bittar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil), viu até aqui todo o seu projeto político programado para a campanha eleitoral deste ano, não se concretizar. Seu foco era entrar janeiro com a sua candidata ao Senado, Márcia Bittar (PL), anunciada pelo governador Gladson Cameli, como o nome da sua chapa. 


E, num Plano B, vê-la na chapa como vice. No segundo caso, numa eventual vitória do Gladson, ele teria um ponto de apoio para disputar o governo em 2026. Mas, nada disso deu certo. O nome da Márcia Bittar sofreu fortes reações na base de apoio do Gladson, e dos seus mais próximos assessores. O governador Gladson tratou logo de dizer que não fará tratativas com ninguém para a escolha do seu vice.  


Para o Senado, também, não mostrou nenhum interesse em avalizar a inclusão da Márcia Bittar na sua chapa, até porque o seu partido, PP, não conseguiu demover a senadora Maila Gomes (PP) da disputa do Senado. A se manter a situação atual só vai restar ao senador Márcio Bittar (União Brasil), três caminhos: ser candidato ao governo; lançar ou apoiar uma das candidaturas ao governo; ou fazer um acordo com o MDB para indicar o vice e firmar um pacto para ser o candidato do partido ao governo, em 2026.


ARCO FORTE DE ALIANÇAS


O EX-PREFEITO de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, tem montado apoios importantes em torno da candidatura da sua mulher Keiliane Cordeiro, que disputará uma vaga de deputada federal pelo REPUBLICANOS. A sua principal base política é o Juruá, mas terá votos em outras regiões.


ATENÇÕES VOLTADAS


TODAS as atenções do governador Gladson Cameli estão voltadas para o julgamento dos seus recursos no STJ, previsto para acontecer, na primeira semana de maio. Nos recursos, ele pede a nulidade da Operação Ptolomeu.


TIRO NO PÉ


QUAL a relevância política nacional da figura tosca do deputado federal Daniel Silveira? Nenhuma! Aliás, um péssimo exemplo de político. O STF deu um tiro no pé, porque é quem está lhe dando uma projeção que jamais teria fora deste cenário.


CHAPA MONTADA


JENILSON LEITE (PSB) para governador, e Jorge Viana (PT) de candidato ao Senado, esta deverá ser a chapa majoritária dos partidos de esquerda. Não vejo outro desfecho. O PT, neste caso, indicaria o vice.


CONVERSA ABERTA


O BLOG tem informação segura de que o senador Márcio Bittar (União Brasil) está com um canal de diálogo aberto com o MDB, via o ex-prefeito Vagner Sales (MDB).


NÃO MEXERIA


CASO venha a acontecer uma aliança entre o MDB e o senador Márcio Bittar (União Brasil), o espaço que estaria aberto para o debate seria a indicação do vice da chapa.


VAI ABRIR O JOGO


O EX-SENADOR JORGE VIANA (PT) dará entrevista uma hoje ao Boa Conversa, no ac24horas, e a expectativa é que revele se será candidato a governador ou a senador.


SERIA SURPRESA


PELAS conversas com lideranças do bloco de partidos de esquerda, tudo indica no sentido que o Jorge Viana (PT) dispute o Senado, embora seu partido prefira o governo.


QUEREM VER PARA CRER


TORÇO para que de fato o agronegócio leve avante as candidaturas dos empresários Jorge Moura ao governo e do Fernando Zamora ao Senado, mas quero ver para crer.


A SITUAÇÃO É INVERSA


O secretário de Agricultura, Edivan Maciel, andou reclamando do senador Márcio Bittar (União Brasil) não ter lhe dado um telefonema pelo cargo. O Edival deixou o Bittar na mão, ao abandonar a chapa de Federal do PL, e ainda quer solidariedade?


APOSTOU ERRADO


UMA IMPORTANTE figura da base política do governador  comentou ontem com este BLOG que, o senador Márcio Bittar (União Brasil) jogou a ficha errada, ao pensar que  colocaria o Gladson no canto do ringue político, ao querer impor a Márcia Bittar (PL) de sua candidata a senadora.


CANDIDATO PREPARADO


O CIRO GOMES (PDT) é explosivo, pavio curto, mas é um dos mais preparados entre os candidatos a presidente.


VAI TER QUE SUAR


A CHAPA DO PSDB para deputado federal não é a última bolacha do pacote, e terá de suar para eleger alguém. O nome mais forte entre os tucanos é o Minoru Kinpara; os demais são coadjuvantes.


CHEIRA A CENSURA


O ex-presidente Lula voltou a defender a regulação da mídia. Toda regulação é um eufemismo para censura. 


QUADRO INTERESSANTE


DENTRO da chapa do PL para deputado federal, um nome interessante e qualificado é o da publicitária Charlene Lima (PL). Sempre abro espaços para as mulheres.


VIROU CONSENSO


DENTRO da base política do governador Gladson Cameli virou consenso o nome do Rômulo Grandidier, para ocupar o espaço de vice na sua chapa de reeleição.


NÃO CONSIGO ENTENDER


POR MAIS que tente não consigo assimilar como positiva essa estratégia do silêncio da senadora Mailza Gomes (PP) sobre o seu futuro político. Sabe-se que quer buscar novo mandato, mas tem de falar isso de forma oficial.


MULHERES DO PSD


LENE Petecão, Dra. Suelen, Rosana Nascimento, Jezuíta Arruda, são as mulheres do PSD na chapa de deputado federal do partido. A chapa do PSD está completa.


PROJEÇÃO PALACIANA


NA CÚPULA palaciana existe a projeção de que não será uma defecção com o senador Márcio Bittar (União Brasil), que impedirá o Gladson de chegar ao segundo turno.


PESQUISA DEFINIDORA


EM RELAÇÃO ao senador Márcio Bittar (União Brasil), ele vai encomendar a um instituto de fora, pesquisas qualitativas e quantitativas, para definir seu futuro político.


FRASE MARCANTE


“Qualquer idiota pode fazer uma regra e qualquer idiota a seguirá”. Henry Toreau.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.