Conecte-se agora

Doenças respiratórias no Acre estão em nível “muito alto”, diz Fiocruz

Publicado

em

A nova edição do Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (21), mantém sinal forte de crescimento (nível muito alto) de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas) para o Acre. Esse sinal foi registrado no começo de janeiro.

No País, o número de novos casos de SRAG estimados para a Semana Epidemiológica 2 (período de 9 a 15 de janeiro) é de cerca de 19,3 mil casos [média entre 17,5mil – 21,4mil], enquanto a estimativa para a SE 1 é de 15,8mil [15mil – 16,5mil]. Em termos de média móvel, passou de 13 mil para 16 mil casos semanais, representando um aumento de 23% em relação à SE 1.

Todos os Estados que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo estão com o indicador em nível forte (probabilidade acima de 95%), exceto Rondônia, que apresenta sinal moderado (probabilidade abaixo de 75%). Referente à SE 2 (período de 9 a 15 de janeiro), a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 17 de janeiro.

Em relação às capitais, observa-se que 24 das 27 capitais, entre elas Rio Branco, apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a SE 2. Apenas Boa Vista, Rio de Janeiro e Salvador não apresentam sinal de crescimento.

Cotidiano

Água do Rio Acre chega na Gameleira e governo orienta comerciantes da região

Publicado

em

Com as águas do Rio Acre sobrepondo parte do Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, orienta moradores e comerciantes da região para atenção ao aumento do nível do rio e avanço das águas.

Em caso de necessidade, a orientação é de que seja feita a solicitação de apoio para retirada de materiais e equipamentos, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), pelo número 193.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a atenção e prevenção na retirada de insumos e materiais é imprescindível em caso de alagação na região. “Estamos tendo vazante em alguns municípios, mas o Riozinho do Rola continua apresentando aumento no nível das águas e desaguando no Rio Acre. Então, toda a atenção é necessária”, reforça o coordenador.

Para Ana Cléia Borges dos Santos, proprietária de uma churrascaria na rua Senador Eduardo Assmar, que percorre todo o calçadão da Gameleira, o momento agora é de cautela e prevenção. “Desde sexta-feira estamos em estado de alerta, porque estamos na luta há alguns anos e já temos uma noção de como funciona a elevação do nível das águas. Então, estamos acompanhando as orientações e as reportagens sobre cada centímetro que sobe para que possamos agir com segurança”, ressaltou a empresária.

O comerciante de caldo de cana José Teodoro, de 55 anos, está preparado para retirar os materiais do local. “Tivemos a alagação de 2012 e 2015, somos 16 quiosques e a água já chegou aqui e está correndo no canto da rua. Precisamos ser amparados e agora estamos na espera das outras orientações”, disse o comerciante.

“É muito triste ver o que as pessoas estão passando, ficamos sem palavras. Eu nunca fui atingido, mas meus amigos já sofreram e então ficamos sempre em alerta para ajudar”, finalizou o servidor público do município de Plácido de Castro, Enivaldo Alves de Santos.

Continuar lendo

Cotidiano

Ulysses é eleito vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara

Publicado

em

“Desde que chegou à Comissão, o deputado coronel Ulysses tem se destacado por seu valor profissional e político”. As palavras foram do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, deputado Sanderson (PL/RS), ao saudar, esta quarta-feira, 29, o deputado coronel Ulysses(UB/AC) como mais novo vice-presidente da Comissão juntamente com mais 2 outros deputados. Com 38 integrantes, a Comissão de Segurança Pública tem se revelado uma das comissões mais importantes, atuantes e de maior visibilidade da atual legislatura. Basta lembrar que no próximo mês de abril, vai receber nada menos que 4 ministros(Justiça, Turismo, Direitos Humanos e GSI)

“O nosso compromisso é com a nossa Nação, nosso Estado e com o povo brasileiro que clama por segurança e pela paz social”, resumiu o parlamentar que adiantou vai trabalhar com afinco para tornar as leis mais rígidas. “Vamos nos esforçar arduamente para que nossas normas desestimulem o cometimento do crime”, assegurou. A opinião do deputado foi compartilhada dentre a grande maioria dos integrantes da Comissão, dentre eles o deputado Osmar Terra (MDB/RS) que lembrou que “leis mais duras conseguem tirar das ruas criminosos em potencial”

Valorização

Dentre as prioridades do deputado coronel Ulysses na Comissão figura também a valorização dos profissionais de segurança pública. “Entendemos que temos que caminhar para um maior reconhecimento do trabalho de todos os agentes de segurança pública seja policiais militares, civis, penais, enfim todos os integrantes do sistema integrado de segurança pública”. O deputado garantiu que vai cuidar mais detidamente das questões que afetam diretamente os agentes de segurança como periculosidade, insalubridade e carga horária “já que tudo isto contribui decisivamente na qualidade dos serviços prestados pelas forças de segurança à sociedade”.

Discussões

Numa sessão extremamente concorrida e voltada para a discussão de políticas públicas para combater o aumento da violência, que é, ainda hoje, uma das maiores preocupações da população brasileira , o deputado coronel Ulysses reiterou que cabe ao Congresso Nacional -e particularmente à Comissão de Segurança Pública –o debate e proposição de soluções para problemas que interferem diretamente na vida do cidadão. ”A segurança pública é sinônimo de respeito às leis e equilíbrio social . Sem segurança não há nem liberdade nem cidadania” ,sintetizou.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Brasília, Duarte recebe os prefeitos reafirmando seu apoio com os municípios acreanos

Publicado

em

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) recebeu nesta quarta-feira, 29, a visita dos prefeitos de Assis Brasil, Jerry Correia, Capixaba, Manuel Maia e Mâncio Lima, Isaac Lima em seu gabinete em Brasília (DF).

Roberto Duarte reforçou a parceria com os municípios acreanos, demonstrando seu compromisso e apoio aos projetos que visam melhorias efetivas para a população.

“Estamos trabalhado para garantir investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança para todas as regiões do Acre. Quero reforçar meu compromisso em continuar lutando pelos interesses dos municípios e da população acreana como um todo. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para o Acre”, afirmou Roberto Duarte.

Por sua vez, o prefeito Jerry Correia agradeceu a dedicação do parlamentar com Assis Brasil. Em seu mandato como deputado estadual Roberto Duarte destinou emenda para maquinário de beneficiadora de arroz, fomentando a agricultura na região.

“Ainda como deputado estadual, Roberto Duarte contemplou Assis Brasil com recursos para compra de equipamentos agrícolas. Agora na Câmara Federal estamos começando uma grande parceria pelo povo de Assis Brasil. O parlamentar já nos garantiu que assim que tiver acesso a recursos estará atendendo as demandas que colocamos, além de deixar todo o seu gabinete à disposição de nossa gestão”, disse Jerry Correia.

Continuar lendo

Cotidiano

Abastecimento de água em Rio Branco está funcionando normalmente, diz SAERB

Publicado

em

Mesmo com a cheia de igarapés e o transbordamento do Rio Acre, o abastecimento de água na capital está normalizado. É o que diz o Diretor Técnico do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB, Antônio Lima.
Segundo Antônio, as bombas de captação de água atuam sobre flutuantes ancoradas por cabos de aço. A área de máquinas, na parte externa do rio, também não foi comprometida. “Nem na maior alagação que passamos a água chegou no fosso das máquinas, então a princípio não há perigo, estamos tranquilos”, disse.

“Tem gente, principalmente as pessoas que foram atingidas pelas cheias dos igarapés, que tem reclamado de falta de água. Mas vale lembrar que em alguns lugares o abastecimento de água não é feito todos os dias, então a pessoa pode ter voltado pra casa num dia em que não estava programado em cronograma a chegada da água. Nesses casos, a Defesa Civil tem disponibilizado caminhões pipas”, finalizou Antônio Lima.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas