Conecte-se agora

Balsa volta a fazer travessia gratuita de veículos entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A balsa Esther, que faz a travessia gratuita de veículos e passageiros sobre o Rio Juruá entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, voltou a operar na tarde dessa sexta-feira, 14. Ela estava parada desde o último dia 3.

Um engenheiro deu a Certificação de Segurança de Navegação da balsa e a embarcação foi liberada pela Marinha do Brasil, voltando a fazer o percurso.

A balsa Esther estava parada para conserto desde o dia 3 de janeiro depois de sofrer avaria durante o acidente de um caminhão na saída da embarcação. Depois da conclusão do reparo, a Marinha anunciou que a liberação dependia da Certificação. A  balsa provisória colocada no local foi impedida pela Marinha de seguir operando pela falta da mesma Certificação e as duas ficaram paradas.

Os usuários da balsa estavam pagando R$10 nas balsinhas pequenas para atravessar o Rio Juruá.

A balsa Esther é de uma empresa de Cruzeiro do Sul, contratada pelo governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens- Deracre.

Na rede

Raio mata mais de 10 cabeças de gado na zona rural de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Durante a forte chuva desta quinta feira, 20, em Cruzeiro do Sul, 13 garrotes morreram ao ser atingidos por um raio em uma propriedade rural do Ramal Mourapiranga em Cruzeiro do Sul. Todos os animais ficaram com as cabeças estouradas e os corpos inchados.

A situação é mostrada ao dono da fazenda e dos animais por meio de um vídeo feito por um funcionário da propriedade, que chegou às redes sociais. Não há informações sobre acidente com raio na zona urbana do município.

Em 2017, o Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT, apresentou um estudo em que foram detectados valores mais precisos da densidade de raios – quantidade de raios por quilômetro quadrado por ano, para os diversos estados e municípios brasileiros. O estado com maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilometro quadrado seguido por Amazonas 15,8 e Acre 15,8.

O ELAT é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É considerado uma referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Na rede

Visitas ao presídio são retomadas neste final de semana em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As visitas de familiares aos presos do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, serão retomadas neste final de semana. No sábado, 22, pela manhã e tarde a visita será aos detentos do Bloco 7. Já no domingo, 23, será a vez dos Blocos 5 e 6 do presídio feminino.

O diretor da unidade prisional, Elves Barros, avisa que há restrições de entrada de itens na visita. “Não será permitida a entrada de nenhum tipo de alimento”, destaca.

O contato entre detentos e familiares está suspenso desde o Natal por causa da gripe que atingiu cerca de 100 presos. Na semana passada 53 ainda estavam em observação mas segundo o diretor, não há mais nenhum doente no presídio. “Nós tivemos um apoio muito grande de secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul com profissionais e medicamentos e hoje não temos mais nenhum gripado no presídio de Cruzeiro do Sul, conclui.

Continuar lendo

Na rede

Mais de 20 motoristas já foram flagrados embriagados em 2022 no Juruá

Publicado

em

Desde o início de 2022, mais de 20 pessoas já foram flagradas pela Polícia Militar de Cruzeiro do Sul dirigindo embriagadas e o  resultado são acidentes e mortes. Durante todo o ano  passado, 6 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no município e este ano 4 pessoas já perderam a vida da mesma forma na segunda maior cidade do Acre.

Dois motoristas foram presos em flagrante por homicídio ao volante e 1 deles estava sob o efeito de álcool e em alta velocidade.

Em janeiro de 2021  aconteceram 32 acidentes sem nenhum óbito. Este ano já foram 11 acidentes com 4 mortes.

Na tentativa de coibir a mistura álcool/direção, a Polícia Militar desencadeou a Operação Relâmpago II, com blitz e abordagens em vários pontos de Cruzeiro do Sul e outros  municípios da região.

“Essa operação tem por objetivo coibir os crimes e intensificar as abordagens de trânsito em toda a região do Vale do Juruá. Desta forma, as equipes estarão em campo em diversas vias da cidade com bloqueios e Blitz com  abordagens mais criteriosas”, explica o comandante do Pelotão de Trânsito – Peltran da PM de Cruzeiro do Sul, tenente Robson Belo.

Prefeitura lança campanha de conscientização

Para contribuir com a redução de acidentes de trânsito, a  prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – Semtrans, atua na revitalização da sinalização e na campanha de conscientização dos motoristas com relação à segurança no trânsito.

A Semtrans está revitalizando a sinalização horizontal e vertical de rotatórias, lombadas e estacionamentos nas principais vias e  bairros do município. E as blitz educativas realizadas em parceria com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran foram intensificadas.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul reafirma compromisso com trabalhadores rurais

Publicado

em

O primeiro compromisso oficial da nova secretária municipal de agricultura foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nesta quarta-feira (19). Aldenir Menezes assumiu a pasta na terça-feira, 18, e foi, na companhia do prefeito Zequinha Lima, reafirmar o compromisso de fortalecer a parceria com a entidade que defende os interesses dos produtores.

O prefeito e a secretária tiveram uma conversa de quase uma hora com o presidente do STR, para ouvir o líder sindical e, ao mesmo tempo, falar dos planos da gestão municipal para o setor agrícola no ano de 2022. “É uma satisfação receber o prefeito Zequinha e a nova secretária de agricultura nesse momento de transição, que é extremamente importante para a vida dos nossos produtores rurais. Parabenizo o prefeito por vir aqui apresentá-la pra gente e, pelo perfil dela, percebemos que conhece nossas demandas da zona rural. Acreditamos que isso poderá resultar em melhores dias para nossos produtores”, afirmou o presidente do STR, Francisco das Chagas.

Aldenir Menezes é engenheira agrônoma e já fazia parte do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Agricultura. Por ser filha de agricultor e morar desde a infância na zona rural, ela afirma que está preparada para o novo desafio: “Recebi com muita honra o convite da gestão municipal. Sou engenheira agrônoma e já trabalho com agricultura familiar desde a minha formação. Encaro como uma grande missão. Nasci aqui e queremos, com todos os servidores da secretaria, conduzir esse trabalho com ações que venham melhorar as condições de vida dos produtores rurais. Estamos hoje no sindicato para colocar a secretaria à disposição da diretoria e de toda população rural”, garantiu Aldenir.

O prefeito Zequinha Lima reafirma que sua gestão vai seguir priorizando o homem do campo. “O Elenildo vai cumprir uma nova missão e optamos pela engenheira agrônoma Aldenir por ser uma técnica, servidora de carreira da Secretaria de Agricultura, uma filha de trabalhador rural, sempre morou na zona rural e tem o conhecimento técnico, além de conhecer a realidade do homem do campo. É importante ter esse conhecimento e também ter esse alinhamento com o sindicato rural. Por isso, fiz questão de apresentá-la à diretoria. Quando a gente se junta, as ações acontecem na prática”, afirmou o prefeito.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!