Menu

Pesquisar
Close this search box.

Abandonada no meio da floresta, Pousada do Cachoeira se transforma em fardo para o governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, inaugurada em 2007, já foi um dos locais mais visitados do Acre, nos tempos em que o chamado “turismo ecológico” estava em alta e atraía para o estado uma multidão de ongueiros e pesquisadores.


Construída no bojo das políticas de desenvolvimento sustentável dos governos do PT, na região conhecida como o berço do sindicalista Chico Mendes, o empreendimento se propunha a oferecer uma imersão na natureza e na história do local.

Anúncios


Entregue à administração da própria comunidade e tocada por familiares do famoso seringueiro, a pousada chegou a ter circuito de arvorismo e trilhas guiadas de diferentes níveis de dificuldade, mas foi definhando com o passar dos anos.


Apesar das ações implementadas para fortalecer o turismo na localidade e manter vivo o interesse do público pelo lugar, a pousada caiu no abandono e foi desativada por completo na transição entre os governos Tião Viana e Gladson Cameli.


Atualmente, o governo do estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, tenta transferir a pousada à iniciativa privada, mas tem encontrado dificuldades pela falta de interessados na proposta de investimentos para a revitalização do local.


Inicialmente, o edital publicado no último dia 27 de abril previa o investimento mínimo de R$ 500 mil, mas os possíveis interessados acharam o valor alto. O que fez com o processo fosse suspenso para que alguns termos sejam ajustados.


De acordo com a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, o valor do investimento mínimo será reduzido para R$ 200 mil e o tempo de concessão de uso cairá de três para dois anos, como maneira de sensibilizar potenciais investidores.


“Nós estamos tentando sensibilizar os empresários para pegar a concessão. Vamos reduzir o valor de investimento na própria pousada para ver se alguém se interessa. A recuperação da estrada de acesso já está no plano de recuperação do Deracre”, disse.


O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, do PT, inseriu no seu programa de governo para a atual gestão, caso fosse reconduzido à prefeitura, uma proposta de municipalizar a pousada, dentro do eixo de seu plano voltado para o comércio.


“A ideia é municipalizá-la e transferir sua administração à iniciativa privada. Com isso, fortaleceremos a cultura e a economia local gerando novas oportunidades de emprego e renda à população”, diz o trecho do plano de governo.


Consultado se a intenção ainda está de pé, o prefeito disse que o plano faz parte do objetivo de fortalecer os pontos turísticos de Xapuri, como o museu Casa Branca e a Casa de Chico Mendes, espaços que se encontram atualmente fechados.


“A ideia que a gente tinha era essa, mas não rolou ainda um processo. Nós estamos ainda em planejamento para os quatro anos desse mandato e a nossa intenção era a de que a própria comunidade assumisse aquele espaço que está lá se perdendo”, afirmou.


Vale ressaltar que a experiência de administração da pousada pela comunidade da colocação Fazendinha, no seringal Cachoeira, não deu certo e os próprios moradores não aparentam manifestar interesse em voltar a assumir o ocioso empreendimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido