Conecte-se agora

Magistrado do Acre enaltece importância da imprensa para o estado democrático

Publicado

em

O juiz de direito do Acre, Giordane Dourado, gravou um vídeo em suas redes sociais lembrando que nesta segunda-feira, 3 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

O magistrado lembrou do papel crucial que a imprensa livre tem para o estado democrático e de direito e o exercício das liberdades republicanas, enaltecendo o serviço realizado pela imprensa que colabora para a prestação de contas dos gestores públicos.

Apesar de lembrar que a imprensa não tem direitos absolutos, Giordane lembra que a imprensa precisa ser livre e não sofrer censura por investigar ou expor fatos à comunidade.

Cotidiano

Motorista morre após ter ataque e colidir caçamba com fachada de mercantil

Publicado

em

O motorista Bismarque Costa da Silva, de 26 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (18), quando era socorrido na emergência do hospital Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro, a 95 quilômetros da capital, minutos depois de ter sofrido um ataque epiléptico e provocar um acidente.

Ele dirigia uma caçamba, quando perdeu o controle do veículo que transitava pela avenida Diamantino Augusto Macedo, no Centro, e parou ao destruir a fachada do Comercial Neto. Por sorte, não era hora de expediente e ninguém no estabelecimento se feriu.

Socorrido de imediato, Bismarchi que morava em Acrelândia foi encaminhado à emergência do Hospital Manoel Marinho Monte, onde, infelizmente, faleceu. O cadáver da vítima foi encaminhado ao IML de Rio Branco.

De acordo com as informações, Bismarque trabalhava numa empresa terceirizada que locava veículos para a Prefeitura de Plácido de Castro. O caso foi registrado e está sendo apurado na delegacia da cidade.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Brasiléia, polícia procura homem que violava túmulos para roubar metais

Publicado

em

Um homem ainda não identificado pela Polícia Civil de Brasiléia é procurado e deverá, no mínimo, ser indiciado de acordo com o artigo 212 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a três anos de prisão e multa.

O suspeito vinha, há mais de dois meses, “morando” no cemitério da cidade, onde violou dezenas de sepulturas em busca de metais, os quais vende para comprar drogas. Vários túmulos foram arrombados pelo drogado em buscas de valores.

Cleomar Silva, um dos moradores dos arredores do cemitério, foi quem procurou a imprensa para fazer a denúncia. Ele está tirando o cobre que protege as fotos dos mortos, cruzes, imagens e até placas de alumínio para vender e comprar drogas.

“Ainda ontem o flagrei violando uma sepultura, porém conseguiu fugir. A polícia tem que tomar providências, caso contrário esse cara poderá se dar mal”, comentou.

De acordo com o morador, o homem “mora” no cemitério e já foi expulso outras vezes, porém, voltou a violar os túmulos. Usando alguma ferramenta ele abriu buracos em diversas sepulturas em busca de alguma coisa, já que muitas pessoas são sepultadas com valores.

“A polícia tem que fazer alguma coisa, já que não é de hoje que esse tipo de crime vem ocorrendo no cemitério”, concluiu Cleomar.

Muitos dos moradores próximos do cemitério acreditam que o drogado esteja inclusive a serviço de fanáticos religiosos que costumam realizar rituais usando crânios humanos, geralmente retirados de túmulos profanados.

Continuar lendo

Cotidiano

Homem agradece desconhecido que devolveu carteira perdida com R$ 800

Publicado

em

“Felizmente ainda temos muita gente honesta nesse mundo. Quero agradecer à pessoa que encontrou minha carteira com documentos e dinheiro e devolveu com tudo. É coisa rara. O dinheiro era para pagar os pedreiros que fizeram uma pequena obra na minha casa. Que Deus o abençoe com sua família”. Assim se pronunciou Ricardo Freire, ao usar o espaço cedido por uma emissora destinado à comunidade.

Ricardo Freire, que se mostrava agradecido com a atitude do desconhecido, disse que foi até uma sorveteria localizada próximo a uma emissora de TV, na divisa do Conjunto Adalberto Sena com bairro das Placas, onde depois de degustar o sabor de sua preferência, pagou e retornou para casa.

Mais tarde, sentiu falta da carteira com documentos e R$ 800, dinheiro destinado ao pagamento dos pedreiros que trabalharam numa obra em sua residência. Desolado, Ricardo retornou a sorveteria, onde a carteira com todo o dinheiro estava guardada.

“As moças informaram que o cidadão encontrou a carteira no meio da rua e entregou na sorveteria, alegando que o dono poderia ser um cliente. O ato me comoveu. Infelizmente não o conheço, pois gostaria de agradecê-lo pessoalmente”, concluiu Ricardo Freire.

Continuar lendo

Cotidiano

Roberto Duarte protocola PL que prevê penalidades às pessoas que discriminarem autistas

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre penalidades administrativas às pessoas físicas, jurídicas e agentes públicos que discriminem as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), no âmbito do estado do Acre.

Segundo o texto, define-se discriminação contra as pessoas com Transtorno de Espectro Autista qualquer forma de distinção, recusa restrição ou exclusão, inclusive por meio de comentários pejorativos, por ação ou omissão, seja presencialmente ou pelas redes sociais.

O autismo está entre as prioridades do deputado desde o início de seu mandato, ele é autor da Lei N 3.799, que cria a Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para que tenham preferência no atendimento em repartições públicas e privadas, além de ter prioridade na concessão de vagas em creches e escolas da Rede Pública.

“As pessoas com TEA ou seus responsáveis enfrentam rotineiramente atos discriminatórios, que se manifestam de diferentes formas, muitas vezes em atitudes disfarçadas ou explícitas, que podem ocorrer nas escolas, na rua, em restaurantes, ou em qualquer lugar, essas atitudes trazem consequências devastadoras para quem é vítima, temos que tomar atitudes para combater”, explicou o deputado.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!