Menu

Pesquisar
Close this search box.

Unidade Básica de Saúde da Cidade do Povo realiza mais de 10 mil atendimentos por mês

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Cidade do Povo ficou marcada por dois fatos desde que foi anunciada sua construção. O primeiro é que nunca recebeu as 10,5 mil casas prometidas e nunca se tornou o modelo de bairro prometido, de que seria uma cidade planejada, moderna e ambientalmente sustentável. A outra é que com a guerra de facções instalada nos últimos anos no Acre, o bairro se tornou sinônimo de violência.


Para a comunidade que hoje mora no local, cerca de 22 mil pessoas, se o bairro não é a maravilha que se prometeu, existem serviços que funcionam e funcionam bem. Um bom exemplo é a Unidade de Básica de Saúde Manoel Alves Bezerra Neto, fundada no dia 03 de maio de 2016.

Anúncios


Funcionando das 7 às 12 horas e das 14 às 17, a equipe da unidade é composta por 15 agentes comunitários de saúde, 3 enfermeiras, 2 médicos, 2 técnicas de laboratório, 2 técnicas de enfermagem, 1 regulador, 1 agente de endemias, 1 farmacêutica, 1 assistente de farmácia, 1 dentista, 1 auxiliar em saúde bucal, 4 pessoas que fazem os serviços gerais (terceirizado).


A população da Cidade do Povo dispõe de atendimento médico, e enfermagem (pccu, pré-natal, teste rápido, teste da mãezinha, planejamento familiar, tratamento de pacientes com tuberculose), recepção que é composta por agentes de saúde( confecção de cartão do sus, atualização de cadastro), laboratório (coletas e entrega de resultados de exames), medicação e curativo( aferição de Pressão arterial, glicemia, peso, altura, retirada de pontos, curativos de modo geral), regulação ( o regulador agenda consultas para especialistas, geralmente para fundação hospitalar, e exames de maior complexidade como ultrassonografias, tomografias e ressonância magnética). O número de atendimentos impressiona. Por dia, são mais de 2 mil atendimentos realizados.


Por conta da distância, mesmo sendo uma Unidade Básica da Família, da Cidade do Povo há uma estrutura física e atendimentos exclusivos como laboratório e regulação, para que a comunidade não se desloque para lugares longínquos para ter acesso a esses serviços. Para a aposentada Maria Santana, 67 anos, isso faz toda a diferença. “O pessoal daqui trata a gente muito bem. A outra coisa boa é que quando precisa ir para a Fundação, já marca direto”, conta.


O coordenador administrativo da unidade de saúde é Antônio Carlos Lira Oliveira, conhecido como Bruno, que conta como a equipe de saúde criou vínculo com a comunidade. “Aqui é uma comunidade carente e muitas vezes o paciente vem aqui querendo mais que uma consulta. Muitas vezes,conseguimos ajudar apenas com uma conversa. Aqui a gente procura acolher. Quando um paciente vem aqui pra unidade, ele já consegue sair com um agendamento marcado, com uma data para fazer um exame e com seu remédio em mãos”, afirma Bruno.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido