Aneel abre consulta para novas linhas de transmissão em Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abrirá nesta quarta-feira (25) consulta pública para receber sugestões da sociedade ao edital do leilão de transmissão nº 1/2021, previsto para junho de 2021.
O certame vai contratar 524 km de novas linhas de transmissão e 2.570 MVA em capacidade de transformação, com investimento de R$ 1,02 bilhão e geração de 2.040 empregos diretos. A previsão é de novas instalações de transmissão no Acre e cinco Estados: Rondônia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo.
Os lotes são destinados a soluções de suprimento para mercados consumidores dos sistemas isolados (aqueles que não estão eletricamente conectados ao Sistema Interligado Nacional, por razões técnicas ou econômicas), o leilão está previsto para 26/03/2021. Neste caso, o Lote 1 atenderá Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
A minuta do edital ficará em consulta pública entre 25/11/2020 e 8/1/2021, conforme deliberado pela diretoria da Agência na reunião pública desta terça-feira.
O período de suprimento varia de 28 meses a 60 ou 180 meses, a depender da previsão de interligação (os períodos de suprimento mais longos foram estabelecidos para localidades sem previsão de interligação) e da fonte: até 60 meses (cinco anos) para fontes renováveis e até 180 meses (quinze anos) para soluções de suprimento a gás natural.
As soluções de suprimento poderão considerar o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive de armazenamento de energia.
As contribuições à consulta pública podem ser encaminhadas ao e-mail cp071_2020@aneel.gov.br ou por correspondência ao endereço da Agência: (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-110, Brasília – DF).

A Unimed Rio Branco se manifestou acerca do episódio envolvendo um dos seus cooperados, o clínico-geral José Edson da Silva, que foi transferido para Mossoró (RN), em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea, em decorrência da Covid-19 no último sábado (27).
Segundo a filha, a transferência ocorreu após a família ter tentado interná-lo em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Rio Branco, mas que não foi possível devido a falta de leitos.
Ela agradeceu o empenho dos colaboradores da Unimed, mas criticou a Unidade em razão da família ter que pagar por uma UTI aérea própria, apesar do plano do pai dá direito a uma transferência gratuita.
Em nota, a Unimed disse que logo após o médico dar entrada no Pronto-Atendimento da unidade, na última sexta-feira, 26, à tarde, o médico de plantão foi comunicado, inclusive, teria mantido conversa por telefone com o filho do cooperado que informou já haver providenciado uma UTI no ar para o pai, tendo solicitado apenas um relatório médico, cópia de exames e pediu para levá-lo ao aeroporto para embarque naquele mesmo dia pela madrugada.
“Todos os relatórios e exames solicitados, bem como a prescrição foram devidamente entregues à família! O paciente ficou na unidade semi-intensiva até a chegada de Uti no ar que a família providenciou, foi transferido até o aeroporto pela UTI móvel do PA Unimed e seguiu destino a Mossoró/RN”, afirmou.
Em outro trecho, a Unimed destaca que naquele momento, o Dr. José Edson não tinha indicação de UTI, e caso houvesse piora do quadro, existia a disponibilidade do leito de UTI no Hospital Santa Juliana.
“Por este motivo é necessário esclarecer que a remoção foi uma decisão da família. Deixamos claro que as despesas de internação na cidade de Mossoró-RN estão sendo custeadas pela Unimed Rio Branco. A família Unimed Rio Branco segue em orações por seu cooperado que tem uma longa história de vida e trabalho na cooperativa e deseja sua rápida melhora”, afirmou em nota.

Iniciativa faz parte da campanha que reúne FIEAC, Sindpan e demais sindicatos industriais em prol de famílias atingidas pelas enchentes
Empresas de panificação, por meio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Acre (Sindpan) e FIEAC, entregaram pães na tarde desta terça-feira, 2 de março, à prefeitura de Rio Branco. Os produtos serão destinados às famílias que tiveram que deixar suas casas em virtude da alagação e que estão em abrigos públicos.
De acordo com o presidente do Sindpan, Abrahão Felício, a mobilização faz parte da campanha Indústria Solidária SOS Enchentes. “Nós realizamos iniciativas sociais todos os anos e essa ação foi um pedido do presidente da FIEAC, José Adriano, que atendemos de imediato. É nossa obrigação ajudar neste momento tão difícil que o Acre vive. Somos muito gratos a todas as panificadoras que ajudaram e foram solidárias”, destacou o empresário.
Representando o prefeito Tião Bocalom, o chefe da Casa Civil Municipal, Artur Neto, afirmou que a doação será muito importante para auxiliar na alimentação das quase 70 famílias que estão em abrigos públicos na capital. “Em meio a tantas situações difíceis que ocorrem ao mesmo tempo, como dengue, pandemia e alagação, a solidariedade e apoio de instituições como o Sindpan e a FIEAC nos fortalecem e nos dão condições de enfrentar e superar tantas adversidades. O nosso sentimento é de total gratidão”, salientou Neto.
Também participaram do ato de entrega o presidente da FIEAC, José Adriano, o assessor especial da prefeitura, Valtinho José da Silva, o presidente do Sindmóveis, Augusto Nepomucena, além de outros representantes da FIEAC. Contribuíram com doação as seguintes indústrias de panificação: Chalé do Trigo, Rosamélia, Ricca Massas Pães, Pertutti, Nossa Sra. do Rosário, Acrepan, Primícias e Boa Vista.

A colisão entre um carro e uma motocicleta tirou a vida de Naum Gomes, de 39 anos e deixou seu filho, N.S.G de 14 anos, ferido na tarde desta terça-feira, 2, no km 6 da BR-364, próximo ao Distrito Industrial, região do Bairro Belo Jardim em Rio Branco.
De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, Naum e seu filho trafegavam em uma motocicleta modelo Suzuki 125 YES, de cor azul no sentido Porto Velho-Rio Branco, quando o condutor do veículo Fiat Palio, de cor vermelha, com uma carretinha reboque, perdeu o controle da direção e invadiu a pista contraria.
Naum e seu filho colidiram de frente com a carretinha. Com o impacto, Naum sofreu uma fratura na perna, traumatismo craniano e morreu no local. Já o seu filho sofreu ferimentos leves.
A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, Naum já estava sem vida.
O adolescente recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Populares chegaram a dizer que o condutor do veículo Fiat Palio perdeu o controle da direção após uma Carreta que transitava no mesmo sentido, Rio Branco-Porto Velho, colidir na carretinha reboque do carro. O condutor da Carreta teria fugido do local e foi abordado no posto de fiscalização da PRF na BR-364.
A área primeiramente foi isolada pelos Policiais Militares do Trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal. Foi feito os trabalhos de perícia e em seguida o corpo de Naum foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame cadavérico.
Os condutores dos veículos foram encaminhados à Delegacia para prestar esclarecimentos.

Uma caravana composta pelos deputados estaduais Roberto Duarte, Daniel Zen, Gerlen Diniz, Cadmiel Bonfim e Neném Almeida percorrerão os municípios de Sena Madureira até Mâncio Lima. A missão faz parte da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.
Segundo o presidente da Comissão, deputado estadual Roberto Duarte, o objetivo é visitar os locais de atendimento à população em relação à Covid-19. “Recebemos algumas denúncias e vamos fiscalizar as condições em que a população está sendo atendida. Além disso, vamos acompanhar de perto a vacinação em todos esses municípios”, explicou.
Confira a agenda da Comissão:
02 de março (terça-feira): Saída de Rio Branco, às 14h, após a Sessão da Aleac. Com Pernoite em Tarauacá.
03 de março (quarta-feira): às 8h: visita ao Hospital e Unidades de Saúde em Tarauacá. Após, saída para Cruzeiro do Sul. Às 14h, visitas ao Hospital e Unidades de Saúde de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Pernoite em Cruzeiro do Sul.
04 de março (quinta-feira): às 8h: visita Hospital e Unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul. Às 15h, visita ao Hospital e Unidades de Saúde de Feijó, pernoite em Feijó.
05 de março (sexta-feira): às 10h, visita ao Hospital e unidades de Saúde de Manoel Urbano. Às 14h, visita ao Hospital e Unidades de Saúde de Sena Madureira, e retorno para Rio Branco.
-
Extra Total 2
Mais de 20 idosos do Lar Vicentinos vacinados com a 2ª dose estão com Covid-19 e 2 morreram pela doença
-
Extra Total 2
Com inauguração prevista para 18 de março, ponte do Rio Madeira está em fase de conclusão
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
Cotidiano
Mesmo estendendo tapete preto, Gladson abre comércio e determina lockdown aos finais de semana
-
Na rede
Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
NA JUSTIÇA
Perícia vai reconstituir acidente que matou a jovem Maicline Costa
-
QUE SITUAÇÃO!
Mãe morre por Covid-19 enquanto filhos enterravam o pai pela mesma doença no Acre