Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marina rebate Fundação Palmares: “quem julga o valor uma pessoa é a sociedade e a história”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A exclusão do nome da acreana ex-ministra e ex-candidata à presidência do país, Marina Silva, da lista de personalidades negras da Fundação Palmares, feita pelo presidente da instituição, Sérgio Camargo, provocou uma série de debates em torno do caso. Marina respondeu ao caso afirmando que “quem julga o valor da contribuição de uma pessoa à sociedade é a própria sociedade e a sabedoria da história”.


Camargo a retirou da lista enumerando uma série de insultos, não só a Marina, mas também a outras personalidades. Ele já foi chamado de inimigo da luta antirracista e sua nomeação partida do governo Jair Bolsonaro causou uma onda de manifestações contrárias após o mesmo fazer declarações que minimizaram os feitos da escravidão e do racismo no Brasil.

Anúncios


“Todas as pessoas excluídas não o foram por serem irrelevantes, mas exatamente pela importância das causas que defendem. Temos que encarar isso com a altivez de quem sabe que a história não é feita por aqueles que têm uma visão autoritária e que eventualmente estão no poder, mas por aqueles que persistem na democracia e nos valores da civilização”, disse Marina, agradecendo o apoio que recebeu nas redes sociais.


A ex-ministra do Meio Ambiente concluiu declarando que o presidente “tenta distorcer a história”. Marina Silva, que nasceu na colocação Breu Velho, no Seringal Bagaço, município de Rio Branco, venceu sério problemas de saúde e aprendeu a ler apenas na adolescência. Foi vereadora, deputada estadual e que se elegeu em 1994 como a senadora mais jovem da história da República do Brasil, quando tinha 36 anos, sempre foi vista como um exemplo de superação. No final de 2007, o jornal britânico “The Guardian” incluiu a então ministra do Meio Ambiente entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido