Conecte-se agora

Deputados pedem para Gladson ficar no PP e Bocalom deve ser rifado da disputa pela prefeitura

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Junior, e os deputados estaduais Gerlen Diniz (líder do governo) e José Bestene, todos do partido Progressista, divulgaram uma carta aberta na noite desta segunda-feira, 20, pedindo que o governador Gladson Cameli reconsidere a sua saída do Progressistas, partido pelo qual milita por 15 anos.

Com o pedido de “fica”, tudo indica que a candidatura de Tião Bocalom será rifada da disputa eleitoral. O comunicado não tem a assinatura da senadora Mailza Gomes, uma das principais defensoras do nome de Bocalom na disputa, e Cameli deve ficar no partido.

Com um comunicado eivado de elogios a Cameli, os deputados citaram Fernando Sabino que disse certa vez que “a democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.

De acordo com os parlamentares, esta premissa tem sido fundamental na vida pública do governador Gladson Cameli, respeitando opiniões e defendendo ideais os quais enxergamos como visionários e inovadores para o futuro do estado do Acre. “Foi assim durante todas as campanhas eleitorais que lutamos e vencemos desde o ano de 2006 quando o Progressistas do Acre elegeu naquele momento um dos mais jovens deputados federais do Brasil”, apontaram os progressistas fazendo um resumo da trajetória política do governador.

“É com esse mesmo espírito de liberdade, compromisso e respeito à democracia que sempre vimos em Vossa Excelência, que nós, parlamentares estaduais do Progressistas no Acre, solicitamos publicamente sua permanência no Progressistas do Acre, atualmente ocupando o cargo de Presidente de Honra desta sigla, que reconhece e valoriza não somente o homem público, mas o cidadão respeitável e decoroso Gladson de Lima Cameli”, diz trecho da carta.

No documento, os deputados declaram “total e irrestrito apoio à Vossa Excelência, que tem dedicado sua vida para reconstruir a esperança e o desenvolvimento social e econômico do estado do Acre, principalmente neste período de combate à pandemia do Coronavírus, priorizando acima de tudo a vida das pessoas”.

Sem citar o nome do presidente municipal do PP em Rio Branco, pastor Reginaldo Ferreira, que criticou o governador devido a sua postura de apoiar Socorro Neri, os deputados afirmaram que compactuaram “com atitudes partidárias que não tenham compromisso com a verdade”. “Entendemos que o momento não é adequado para externar discussões internas eleitorais uma vez que, como governador, Gladson Cameli está direcionando todos os seus esforços em liderar o estado nesse momento de desafios da saúde pública”, aponta outro trecho da nota.

Anúncios

Destaque 6

Semsa diz que estudantes de medicina não receberam vacina devido instituições não enviarem os nomes dos alunos

Publicado

em

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 03, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) afirmou que os 163 acadêmicos de medicina das turmas XVI e XVII da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte não foram vacinados porque a secretaria não recebeu a lista dos nomes que deveriam ser enviados pelas instituições.

A Semsa explicou que é de responsabilidade de ambas as instituições enviar os nomes dos alunos internos que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19. Em outro trecho, a Semsa destacou que os alunos têm sim direito ao imunizante de acordo com o Ministério da Saúde, mas ponderou que não poderia aplicá-lo sem ter uma lista enviada pelas instituições.

“Esse grupo de acadêmicos são prioritários. O que ocorreu foi que as universidades não enviaram a relação desses acadêmicos que estão atuando na linha de frente. Como eles não mandaram essa relação, estamos requisitando a partir desta quarta, as duas [Uninorte e Ufac], a relação desses acadêmicos para que eles possam ser vacinados”, afirmou.

Em outro trecho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explicou que assim que a lista for enviada, os acadêmicos poderão ser vacinados contra à covid-19 nas unidades de vacinação da capital.

“Todas as unidades de saúde que estarão aplicando as vacinas irão receber a cópia da lista enviada pelas instituições. A partir deste momento, eles poderão tomar a vacina, mas vale ressaltar, que os alunos terão que pegar um documento emitido pela instituição para apresentar na unidade de saúde para tomar a vacina contra à covid-19”, salientou.

Muitos deles atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, Hospital das Clínicas, Maternidade, Policlínica do Tucumã, Unidade de Pronto Atendimento da Sobral, Pronto-Socorro e Unidades de Saúde da Família (USFs), sem vacinação garantida.

Continuar lendo

Destaque 6

Morre Antonieta, mãe do secretário Alysson Bestene

Publicado

em

Morreu na manhã desta quarta-feira, 3, Antonieta Bestene Lins, 72 anos, mãe do secretário de saúde, Alysson Bestene. O falecimento ocorreu no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, por complicações gastrointestinais. Ela estava internada há cerca de um mês na capital paulista.

Antonieta também é irmã do deputado estadual José Bestene. Ela deixa 4 filhos. O secretário Alysson havia pedido afastamento pelos próximos dias do cargo para acompanhar a situação de sua mãe em São Paulo.

“Perdemos nossa Antonieta! Minha irmã, Antonieta Bestene Lins, faleceu na manhã de hoje. Ela cumpriu com amor e dedicação sua missão entre nós, como mãe, esposa, irmã, avó e ser humano. Nossa família perde nosso exemplo de amor e humildade.
Que Deus a receba em sua glória”, escreveu o deputado Jose Bestene, em sua página no facebook.

O governo do Acre deve divulgar nota de pesar nas próximas horas.

Continuar lendo

Destaque 6

Iapen prorroga suspensão de visitas de presos por mais 15 dias

Publicado

em

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, publicou uma portaria nesta quarta-feira (3), prorrogando a suspensão de visitas aos apenados pelos próximos 15 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A decisão ocorreu devido ao Acre se encontrar na faixa vermelha do Comitê Acre sem Covid-19.

Segundo a portaria, ficam mantidas as atividades internas vinculadas ao processo de ressocialização, escoltas e saídas externas anteriormente agendadas, com exceção de requisições judiciais, funções essenciais à justiça e inclusões emergenciais.

Em outro trecho, Iapen mantém durante esses 15 dias os atendimentos de advogados junto aos seus clientes presos, bem como a entrega de materiais destinados às pessoas privadas de liberdade, resumindo-se estritamente, e nos casos excepcionais, os materiais de higiene.

Continuar lendo

Destaque 6

PIB do Brasil cai 4,1% em 2020, pior resultado desde 1996

Publicado

em

eEm 2020, tendo em vista os efeitos adversos da pandemia de Covid-19, o Produto Interno Bruto do Brasil caiu 4,1% frente a 2019, a menor taxa da série histórica calculada pelo IBGE, iniciada em 1996.

Houve alta somente na agropecuária (2,0%) e quedas na indústria (-3,5%) e nos serviços (-4,5%). O PIB totalizou R$ 7,4 trilhões em 2020.

O PIB per capita alcançou R$ 35.172 em 2020, com queda de 4,8% em termos reais. Esta também foi a menor taxa da série histórica.

A taxa de investimento em 2020 foi de 16,4% do PIB, acima do observado em 2019 (15,4%). Já a taxa de poupança foi de 15,0% (ante 12,5% em 2019).

Frente ao 3º trimestre, na série com ajuste sazonal, o PIB teve alta de 3,2% no 4º trimestre de 2020. A Indústria e os Serviços cresceram 1,9% e 2,7%, respectivamente, enquanto a Agropecuária recuou (-0,5%).

Em relação ao 4º trimestre de 2019, o PIB caiu 1,1% no último trimestre de 2020. Foram registrados resultados negativos na Agropecuária (-0,4%) e nos Serviços (-2,2%), enquanto a Indústria (1,2%) cresceu. (IBGE)

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas