Conecte-se agora

Adultos jovens e mulheres são os principais perfis de pacientes de covid-19 em Xapuri

Publicado

em

O Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri sobre os dados da evolução da pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe algumas novidades na sua edição desta terça-feira (7). Além dos números, o informativo trouxe alguns gráficos explicando detalhes a respeito de como a epidemia se manifesta no município, com destaque para os perfis mais afetados pela doença.

Como em todo o estado, em Xapuri o gênero mais atingido pela covid-19 é o feminino. São 154 mulheres (54%) para 129 homens (46%) de um total de 283 pacientes residentes locais. Quanto à faixa etária, 67 casos (24%) estão entre os 20 e 29 anos e 80 casos (28%) entre os 30 e 39 anos de idade. Somadas, as duas faixas concentram 52% dos casos positivos no município.

Outro dado significativo mostrado pelo boletim municipal é a respeito da acentuação da curva de contágios, que se manteve estável entre os dias 27 de abril, data de registro do primeiro diagnóstico, e 1º de junho, quando se chegou ao total de 45 casos confirmados, com uma média diária aproximada de 1,2 casos.

De 1º de junho até o último dia 6 de julho, o número de casos positivos em Xapuri subiu de 45 para 291, considerando-se 8 casos chamados de importados por terem sido detectados em Rio Branco, mas consignados para o local de residência dos pacientes. A média subiu para 6,8 casos diários, aproximadamente.

Até esta quarta-feira (8), Xapuri tem 560 pessoas monitoradas, 1 internação hospitalar e 185 altas médicas. São 36 casos aguardando resultado laboratorial pelo Lacen e 5 óbitos registrados para o município, dos quais 4 ocorreram em Rio Branco e 1 no hospital local, o Dr. Epaminondas Jácome.

Anúncios

Cidades

Secretário de cultura de Brasiléia busca parceria com a FEM e com SEET

Publicado

em

A prefeitura de Brasiléia segue realizando seus trabalhos, articulações e planejamentos com suas secretarias e buscando parcerias com o Governo do Estado. O secretário municipal de cultura, esporte e turismo de Brasiléia, Ievi Terranova, esteve em Rio Branco dialogando com a secretária de empreendedorismo e turismo do Acre (SEET), Eliane Sinhasique e com o Manoel Pedro diretor presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). 

O objetivo das reuniões foi apresentar o plano municipal de turismo, abertura e remarcação da trilha Chico Mendes e dialogar sobre o Mapa nacional de turismo com aplicação para o Acre. 

O secretário de cultura, Ievi Terranova, falou a respeito da reunião. “Aproveitamos a agenda com a secretária Eliane Sinhasique e com o presidente Manoel Pedro para apresentar o nosso plano municipal de turismo e cultura, as obras que estão sendo executadas em Brasileia com direcionamento para o turismo da cidade e a parceria para reabertura e marcação das trilhas Chico Mendes na Resex. Momento importante e uma parceria fundamental para fomentar a economia no estado e município”, falou Ievi. 

O estudo está na fase de levantamento de dados e avaliação da legislação. Também haverá capacitação dos servidores. Os projetos apresentados voltados para o turismo são para um momento mais oportuno, pós pandemia, com a esperança de que estejam todos vacinados e livre do coronavírus. 

 

Continuar lendo

Cidades

Xapuri tem 10 pacientes de Covid-19 em estado grave, segundo secretário de saúde

Publicado

em

O secretário de Saúde de Xapuri, Wagner Menezes, disse nesta segunda-feira, 1, que o município vive o pior momento da pandemia de Covid-19 no que diz respeito ao agravamento dos casos registrados a partir do começo deste ano.

De acordo com o gestor, Xapuri já teve uma pior situação quanto à curva de contaminações, mas não tinha chegado a um estágio tão delicado como agora, com cerca de 10 pacientes internados em estado grave em Rio Branco e até fora do estado.

Wagner Menezes diz que a Secretaria de Saúde não consegue acompanhar o estado dos pacientes diretamente nas unidades em que estão hospitalizados, mas procura se manter informada por meio de contato constante com os familiares.

Ainda segundo ele, o município tem tentado contornar a situação por meio do trabalho de conscientização da população e da fiscalização das atividades que estavam impedidas de funcionar até esta segunda-feira em obediência ao Pacto Acre sem Covid.

Nesta segunda-feira, foram registradas mais 23 infecções pelo novo coronavírus em Xapuri. Agora, o município acumula 2.623 casos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia, com 23 mortes informadas pela Saúde Municipal.

Vacinação

No último sábado, 27, o município recebeu mais 400 doses de vacina. Essa remessa é destinada a idosos entre 70 e 74 anos de idade (50 doses) e 75 a 89 anos (350 doses). A primeira faixa será vacinada nesta terça-feira, 2.

Nos dias 3, 4 e 5 será a vez dos idosos entre 75 e 89 anos. A vacinação ocorrerá em três centros de imunização: UBS Tia Vicência, Praça Municipal de Eventos e UBS José Francisco Silva, no bairro Sibéria.

Para obter informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Xapuri, as pessoas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhar as mídias digitais da prefeitura ou ligar para os telefones 99977-6296 ou 99942-8200.

Continuar lendo

Cidades

Fernanda Hassem realiza vistorias em ações de limpeza na cidade de Brasiléia

Publicado

em

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), realizou uma série de vistorias às ações de limpeza e infraestrutura no município na manhã de segunda-feira (01). Acompanharam a prefeita o vice-prefeito Carlinhos do Pelado, o secretário de obras Francisco Lima e a equipe de obras. 

Além de visitar as obras que estão sendo realizadas no município, a chefe do executivo esteve percorrendo as ruas e os bairros de Brasiléia com o gabinete itinerante, atendendo a população. 

O objetivo da ação foi vistoriar in loco as problemáticas que o município tem enfrentado relacionadas às ruas, calçadas, iluminação pública e terrenos baldios. A vistoria é realizada de forma programada tendo em vista o período chuvoso que a região tem passado. Foi solicitada a limpeza dos terrenos abandonados para evitar a criação do mosquito transmissor da dengue, retirada de capim das calçadas e melhorias na iluminação das ruas. 

Segundo a prefeita Fernanda Hassem, acompanhar as atividades desenvolvidas pela equipe é parte fundamental da administração do município. “Dessa forma, podemos não somente garantir uma melhor prestação de serviços à nossa população, como averiguar de perto as necessidades daquele local”, destaca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cidades

Loja de celulares e acessórios é arrombada pela quarta vez em Xapuri

Publicado

em

Um grupo de quatro criminosos arrombou uma loja de telefones celulares e acessórios localizada na rua 24 de Janeiro, em Xapuri, na madrugada desta segunda-feira (1).

As imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento em que os quatro indivíduos arremessam tijolos, às 4h10 da manhã, contra a porta de vidro que foi imediatamente abaixo.

Três dos ladrões entram na loja enquanto o quarto fica do lado de fora monitorando a movimentação. Eles passam menos de dois minutos dentro da loja, mas têm tempo suficiente para encher mochilas com vários produtos.

Eles roubaram diversos tipos de acessórios, caixas de som e alguns aparelhos celulares de clientes da loja que também presta serviços de assistência técnica.

De acordo com o proprietário, que pediu para não ter o nome divulgado, essa é a quarta vez que o seu estabelecimento é arrombado nos últimos cinco anos.

O empresário conta que em duas dessas ocasiões teve um prejuízo superior a R$ 35 mil. No roubo desta segunda-feira, ele ainda não tem um cálculo do prejuízo, mas estima em cerca de R$ 5 mil.

O dono da loja também relatou a dificuldade para acionar a Polícia Militar, uma vez que as ligações para o números de emergência estão sendo atendidas em Rio Branco e depois direcionadas aos municípios onde as chamadas são originadas.

O comerciante disse que precisou ir até o quartel da PM ainda de madrugada avisar do ocorrido. Ele também informou que registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil da cidade.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas