Conecte-se agora

Em cenário pessimista, Acre poderia registrar até 8,5 mil mortes por Covid-19, segundo ferramenta

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

Se a população acreana não adotar as medidas de isolamento social para o combate ao Covid-19, o Acre, pode se tornar uma “China ou Itália”, segundo uma ferramenta chamada “PICHM” que mede o Impacto Potencial da Covid-19 na Mortalidade Humana.

Segundo essa ferramenta, o Acre pode apresentar 1.600 ou 4.781 óbitos caso sejam aplicadas, respectivamente, as taxas de letalidade registradas na China e na Itália, com uma taxa de infecção de 50%.

O estudo foi realizado por profissionais médicos e pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) para o Governo do Estado do Acre e Prefeitura de Rio Branco/AC, consolidada no documento “Dados e Propostas para o Enfrentamento da COVID-19 – Recomendações da Universidade Federal do Acre”, que revelou um cenário preocupante.

Segundo estudo, 86.681 pessoas serão expostas a Covid-19 no Acre, sendo que em um cenário mais otimista, a previsão é de de 3.171 casos sintomáticos exigindo hospitalização e 678 casos hospitalizados exigindo cuidados intensivos.

“Observando a realidade epidemiológica local concluiu-se pela necessidade de manutenção do isolamento social sob pena de poder ocorrer num cenário pessimista aproximadamente 8,5 mil mortes”, diz o estudo.

Anúncios

Na rede

Prefeito de Rodrigues Alves empossa secretariado com perfil técnico e “filhos da terra”

Publicado

em

O prefeito reeleito de  Rodrigues Alves,  Jailson Amorim, está iniciando a gestão revitalizando os espaços públicos do município e eliminando os pontos críticos dos ramais para garantir a rentabilidade  agora no período chuvoso. Para garantir a mobilidade das pessoas e  escoamento da produção, a prefeitura aumentou a quantidade de barcos para os ribeirinhos.

Secretariado empossado

Jailson empossou nesta sexta-feira,  15, seu secretariado. Optou pelo perfil técnico  e exclusivamente de ” filhos da terra “. “Fiz questão de ter secretários que são do município e aqui residem. Vamos trabalhar na cidade e zona rural   para garantir dias melhores para a população e nosso município”, explica o gestor.

Veja  os nomes:

Secretário de Finanças e Planejamento – José  Iranilson do Nascimento Nunes

Secretário Municipal de Saúde – Everton da Silva Farias

Secretário Municipal de Educação –  José Adgarbe Pereira Alves

Secretária Municipal de Assistência Social – Sâmia Cristina Oliveira de Matos

Secretária Municipal de Meio Ambiente – Maria Marcia Silva de Queiroz

Secretário Municipal de Obras e Transporte – Ronivon Azevedo da Silva

Secretário Municipal de Administração – José da Silva Magalhães

Mercado Municipal

Quanto ao novo Mercado Municipal , o prefeito afirma que a empresa construtora  deverá entregar a obra pronta no final de  março,  quando o elevador for instalado.

Além da venda de produtos agrícolas,  o local também vai abrigar boxes com serviços e uma praça de alimentação,  uma espécie de mini shopping .  A data da inauguração ainda será decidida.

Continuar lendo

Acre 01

Após pressão de médicos contra aglomeração, Sindmed decide cancelar assembleia

Publicado

em

Foto: Freud Antunes/Sindmed

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) informou há pouco a seus filiados que a assembleia prevista para acontecer neste sábado, 16, não será mais realizada.

O encontro foi criticado por profissionais médicos que pediram o adiamento da assembleia para evitar aglomeração, já que esta é uma das principais recomendações da própria classe médica para o combate à proliferação do coronavírus.

A denúncia chegou a ser formalizada no Ministério Público do Acre que oficiou o sindicato para que em 24 horas desse uma resposta sobre as providências que evitassem a aglomeração no lugar da reunião.

O Sindmed pediu para que a Vigilância Sanitária fizesse uma vistoria, onde foi informado que, independente do tamanho do local as normas sanitárias limitam a 100 o número de pessoas presentes. Como o Sindicato dos Médicos possui mais de 500 profissionais filiados e em seu edital não há a previsão de transmissão pelas redes sociais, o Sindmed decidiu suspender a assembleia.

COMUNICADO SINDMED/AC

Considerando que o Sindicato dos Médicos no Estado do Acre (Sindmed/AC) solicitou à Vigilância Sanitária uma visita às Instalações da Sede do Sindicato para avaliarem a adequação em conformidade às recomendações sanitária para realização da Assembleia Geral Extraordinária – AGE, no dia 16/01/2021, a partir das 9h;

Considerando que a visita dos técnicos da vigilância Sanitária ocorreu no dia 15/01/2020, às 10h e 40min, recepcionada pela Dra. Jacqueline F S dos Santos e após apresentação do ambiente foi
informado o seguinte:

1. A comissão informou que qualquer evento que se tenha hoje, de acordo com as normativas, no máximo poderá participar 100 pessoas seja em locais de médio ou grande porte, não importando o tamanho do local;

2. Como o sindicato tem aproximadamente 500 filiados, independentemente do local, o máximo que seriam aceitos no local seriam 100 pessoas;

3. A AGE com o número de filiados que temos, será necessário ou que seja mista (presencial + plataforma) ou somente plataforma. Exemplificando: se o local da reunião comporta 50 presenciais, as pessoas acima desse número terão acesso à plataforma;

4. Portanto, pode-se realizar a AGE no Sindicato, atendendo estas condições a exemplo do que vem ocorrendo com as demais instituições conforme exemplificadas pela equipe.

Considerando, por fim, que embora seja viável a realização nas condições acima exposta, no Edital publicado, não contempla a modalidade mista e para oportunizar a participação ampla dos filiados, a Diretoria do Sindmed/AC decidiu suspender a AGE, que se reunirá visando definir nova data e ajustar o Edital às especificações acima definidas.

Murilo Batista dos Santos Filho
Presidente do Sindmed/AC

Continuar lendo

Acre

Primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas chega ao Acre

Publicado

em

O Acre recebeu na quinta-feira, 14, o primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas. O paciente, natural de Tabatinga, chegou por meio de transporte aéreo pelo governo do Amazonas e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), em Rio Branco.

O governador Gladson Cameli autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a dar o suporte necessário a fim de preservar vidas. “Me sensibilizo com o povo amazonense que passa por um momento muito difícil por conta da pandemia da Covid-19. O governo do Estado do Acre está solidário ao governador Wilson Lima e a toda equipe governamental do Amazonas. Já sinalizamos, inclusive, a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, para atender também casos graves de pacientes com coronavírus vindos do Amazonas, sem prejudicar o atendimento da população acreana acometida pela doença”, escreveu Cameli em pronunciamento nas redes sociais.

Para o secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, o momento é de solidariedade. “Conforme determinação do nosso governador, estamos em contato com o estado do Amazonas para prestar auxílio neste momento em que a solidariedade é fundamental para salvar vidas”, pontua. O governo garante que o Acre está abastecido com oxigênio, uma vez que as principais unidades de Saúde do estado contam com sistemas de geradores de gases autônomos, ou seja, o oxigênio é gerado na própria unidade.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre registra mais três mortes por Covid-19 e 88 casos de infecção nesta sexta-feira

Publicado

em

O boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou 88 casos de infecção por coronavírus nesta sexta-feira, 15, sendo todos resultados de exames de RT-PCR. O número de infectados subiu de 44.068 para 44.156 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 125.168 notificações de contaminação pela doença, sendo que 80.474 casos foram descartados e 538 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 38.970 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 127 pessoas seguem internadas.

Mais três óbitos foram registrados nesta sexta-feira, 15, sendo um do sexo masculino, e dois do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes pela Covid-19 suba para 835 em todo o estado.

Informações sobre os óbitos:

Moradora de Porto Acre, M.O.G., de 51 anos, deu entrada no dia 13 de janeiro, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no dia seguinte.

Morador de Feijó, J.I.S., de 61 anos, deu entrada no dia 12 de janeiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta quinta-feira, 14.

Moradora de Senador Guiomard, M.I.N.C., de 73 anos, deu entrada no dia 13 de janeiro, no Into-AC, e faleceu no dia seguinte.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas