Conecte-se agora

Após assembleia, Correios do Acre decide deflagrar greve geral por tempo indeterminado

Publicado

em

Em Assembleia na noite desta terça-feira, 10, os trabalhadores dos Correios do Acre deliberaram pela greve geral, que começou as 22h.

De acordo com o comando da greve, a paralisação foi necessária porque a direção dos Correios se nega a continuar as negociações do acordo coletivo e trabalho. São 79 cláusulas que estabelecem benefícios que estão em risco: ticket alimentação, vale cesta, vale peru, plano de saúde, reembolso creche, vale cultura, 70% de férias, adiantamento salarial, licença maternidade 6 meses, entre outros.

Em Rio Branco a concentração dos servidores nesta quarta feira, 12, pela manhã, será no CDD da Avenida Floriano Peixoto. Os servidores do interior vão se concentrar nas agências.

Outras decisões da Assembléia foram : a ampliação da campanha #Todos pelos Correios contra a privatização com a distribuição de panfletos e coleta de assinaturas em locais estratégicos;

Procurar Parlamentares e entregar a carta dos trabalhadores em defesa dos Correios.

O comando de greve distribuiu essas orientações aos grevistas:

A greve é legal? Qual a previsão na legislação?

A greve tem previsão na lei 7783/89, que garante o exercício de greve. Para isto os sindicatos e trabalhadores devem seguir os trâmites e as condutas estabelecidas nesta lei.

O que a greve pode proporcionar aos empregados?

Forçar a retomada de negociações para fechar um acordo coletivo, ou instaurar um dissídio de greve no Tribunal Superior do Trabalho que será julgado pelos Ministros.

Quem pode aderir?

Todos os trabalhadores indistintamente devem aderir para forçar uma negociação. Somente uma forte mobilização poderá trazer avanços.

Precisa manter um efetivo de 30% trabalhando?

Não há necessidade nos Correios. O quantitativo será estabelecido após determinação judicial. Vamos aderir 100%.

Posso ser demitido ou penalizado por fazer greve?

Não. Mas a privatização, além das estratégias do governo em fechar agências e reduzir efetivo podem resultar em demissões.

Vou ter dias descontados?

Os dias de greve são discutidos ao final do movimento grevista, com um acordo coletivo ou com uma sentença do TST.

Podem haver retaliações aos grevistas?

Não devem acontecer pois a greve é um direito do trabalhador. Porém, caso ocorra encaminhe denúncia ao seu sindicato ou federação para adotar medidas contra práticas antissindicais.

A greve pode adiantar a privatização?

A campanha salarial não vai definir a privatização. É uma política do governo federal. Por isso, é preciso a mobilização. Esclarecer a população e coletar assinaturas para enviar ao congresso federal, que deverá votar a privatização dos Correios.

Abrir mão do acordo coletivo pode barrar a privatização?

Não. Somente a mobilização irá barrar a privatização. Abrir mão de direitos irá ajudar a venda, pois o intuito do governo é enxugar a máquina. Quanto mais reduzirem benefícios, mais atrativa a empresa será para a venda.

Cotidiano

Após queixas de clientes, Cine Araújo diz que investe no que há de mais moderno

Publicado

em

Em reportagem veiculada nesta semana pelo ac24horas, usuários do Cine Araújo, na Multiplex do Via Verde Shopping, se disseram insatisfeitos com o serviço disponível quanto à qualidade do som e das imagens. Segundo alguns dos cinéfilos ouvidos, a má qualidade está nas 6 salas, com telas extremamente escuras, ruídos nos áudios, o que torna a experiência “ruim e de arrependimento”.

Consultada, a assessoria do Cine Araújo em Rio Branco não respondeu às reclamações mostradas pela reportagem, mas nesta quinta-feira, 23, um release distribuído pela assessoria de imprensa Estilo Press exaltou os investimentos nas mais modernas tecnologias e formas de exibição que a empresa alega fazer em todas as salas disponíveis no país.

Com sede na cidade de Botucatu (SP) e completando 97 anos de existência em 2023, o Cine Araújo informa que possui 28 cinemas, presentes em 26 cidades e 10 estados, com parque exibidor composto por 154 salas, sendo a terceira maior rede cinemas do país, ficando atrás da americana Cinemark e da mexicana Cinépolis.

Com complexos em diversos estados São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas, o Cine Araújo garante que está sempre investindo em atualizações e melhorias tanto no conforto e qualidade das suas salas, como também na bomboniere, levando aos seus clientes produtos de boa qualidade.

“As salas dividem-se entre os estilos Multiplex Stadium, Max Screen, Full HD, Vip e Premium, todas com projeção digital de última geração, podendo ser 3D, Laser, Laser 3D e Dolby Atmos. Um bom exemplo disso, é a Sala 1 Max Screen, de Campinas, que tem tela gigante com aproximadamente 286 m², uma das maiores da América Latina”, diz o comunicado.

Continuar lendo

Cotidiano

Forças de segurança apreendem quase 4 kg de drogas na zona rural de Mâncio Lima

Publicado

em

As forças de segurança da Polícia Militar e do Gefron realizaram uma ação da Operação Guardiões da Fronteira, na zona rural do município de Mâncio Lima, onde conseguiram apreender uma grande quantidade de drogas. Durante um patrulhamento, a guarnição do 6° Batalhão de Polícia Militar abordou um indivíduo em atitude suspeita e encontrou mais de 3,5 kg de cloridrato de cocaína em sua mochila.

O homem foi preso em flagrante e recebeu voz de prisão no local. Após uma pesquisa criminal, os policiais descobriram que o criminoso estava foragido do sistema prisional e havia um mandado de prisão em aberto contra ele.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, onde o homem foi apresentado juntamente com a droga apreendida. Essa ação é resultado do trabalho conjunto das forças de segurança para combater o tráfico de drogas na região de fronteira. A apreensão dessas drogas contribui para a diminuição do crime organizado na região, protegendo a população local e evitando que as drogas cheguem a outras áreas.

Por Yaco News.

Continuar lendo

Cotidiano

Chuvas intensas no Acre podem se prolongar pela sexta-feira (24), diz Inmet

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

As fortes chuvas sobre Rio Branco podem continuar até a manhã desta sexta-feira (24), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta valendo até às 10h.

Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas podem continuar ocorrendo.

Rio Branco vive dia de caos nesta quinta-feira (23) por causa das chuvas.

DICAS DE SEGURANÇA DO INMET:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Continuar lendo

Cotidiano

Devido a inundação da chuva, jovem quebra a perna após cair em buraco no Quinari

Publicado

em

Devido a forte chuva desta quinta-feira, 23, um jovem identificado apenas por Júnior, acabou sofrendo um grave acidente ao cair em um buraco no bairro Cohab, próximo a Escola Diva Pereira, no município de Senador Guiomard, interior do Acre.

Segundo informações repassadas ao ac24horas, o rapaz estava andando na via do bairro quando, em decorrência da rua está inundada devido às águas do temporal, acabou pisando em um buraco e com o impacto, infelizmente, quebrou a perna direita.

Agonizando devido a dor, o morador foi socorrido por populares que, imediatamente, acionaram uma equipe do Serviço Avançado Móvel de Urgência (SAMU) que realizou os primeiros socorros e encaminhou o rapaz ao hospital da região.

Revoltados com a situação, um morador do bairro, José Augusto, relatou que as ruas da região estão intrafegáveis e cobra uma ação enérgica da prefeitura municipal, comandada pela prefeita Rosana Gomes (PP).

VEJA O VÍDEO:

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas