Conecte-se agora

Videomaker do ac24horas mostra os bastidores da Cavalgada 2019

Publicado

em

Destaque 4

Acre é o primeiro do país a certificar novo modelo de urna: “Inviolável”, diz coordenador do TSE

Publicado

em

Em solenidade no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), na tarde desta quarta-feira, 11, o Acre se tornou o primeiro estado a certificar o novo modelo da urna eletrônica Modelo UE2020, que será usada nas eleições deste ano.

O coordenador de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Rafael Azevedo, enalteceu o sistema eleitoral do país como “inviolável”. “A segurança não se iguala a nenhum procedimento eleitoral no mundo”, declarou, dizendo que cerca de 25% das urnas no Brasil já foram auditadas, faltando apenas 75%.

Após a certificação que durou em média 10 minutos, Rafael inseriu uma chave específica para que o sistema não fosse violado. “Ele cria uma amarração tão grande. É inviável ser fraudada”, comentou.

O Diretor-Geral do TSE, Rui Moreira, disse que o órgão recebeu uma série de demandas do Tribunal Regional Eleitoral e que deverá atender no momento oportuno. Dentre elas, um aumento aos mesários de 50% e também um aumento nos dias de folga de 3 para 4 (dias). “Vamos dá todo o apoio para que as eleições no Acre sejam um sucesso”, explicou.

O presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, agradeceu pela certificação da urna em solo acreano. “Etapas que marcam o processo eletrônico de votação no Brasil e que garantem há mais de 25 anos”, ressaltou.

Em fevereiro deste ano, o TRE recebeu 1.168 novas urnas eletrônicas, modelo 2020 (ano em que foram definidas as especificações), que serão usadas nas próximas eleições, no dia 2 de outubro. Em todo o estado serão disponibilizadas mais de 2 mil urnas.

A nova urna eletrônica, modelo 2020, conta com novo design, teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário passa a ter uma tela sensível ao toque, além de um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.

O evento contou com a presença do presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma, do Diretor-Geral do TSE, Rui Moreira, e do Coordenador de Tecnologia do TSE, Rafael Azevedo e demais autoridades.

Continuar lendo

Destaque 4

No Acre, pescador captura peixe de 85 quilos e comemora venda do pescado: “R$ 20 o quilo”

Publicado

em

O pescador acreano Odilon Júnior Sena capturou um peixe Jundiá de aproximadamente 85 quilos nesta quarta-feira (11). A pesca ocorria no Rio Môa, na Comunidade São Salvador, no município de Mâncio Lima, quando o peixe abocanhou a isca.

Odilon conta que usou uma linha com anzol grande e um peixe Piau como isca. “É uma sensação sem explicação. Eu peguei, coloquei na canoa e fiquei só brincando com ele”, conta o pescador.

Já na cidade, depois de tratado, o peixe foi vendido por R$ 20 o quilo. Uma fila de compradores se formou na frente da casa da irmã do pescador, Odilene Sena, para adquirir o pescado. Ela gravou um vídeo e publicou nas redes sociais. “Outro dia vi a reportagem de um peixe de 40 quilos e meu irmão pegou agora foi um de 85 quilos. Venham logo comprar que já tem fila!”, chamou ela no vídeo.

O Rio Môa é um dos afluentes do Rio Juruá, no interior do Acre. Odilon, que também é um conhecido mergulhador da região, diz que já conseguiu pescar outros peixes grandes de diferentes espécies.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Destaque 4

Tchê afirma que “PDT é da base”, mas partido ainda não garante apoio a Cameli em 2022

Líder do governo, que também é do PDT, deputado Pedro Longo, trata de declarar apoio a Gladson, mas não escuta o mesmo discurso de Tchê na Assembleia

Publicado

em

As declarações do presidente do PDT, delegado Emeylson Farias, ao ac24horas, de que a sigla conversa com partidos oposicionistas ao governo de Gladson Cameli, mesmo o partido ocupando espaços generosos na atual gestão, repercutiram na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira, 11. O presidente de honra do PDT, deputado Luiz Tchê, usou seu tempo na tribuna para tentar minimizar o ocorrido, afirmando que seu telefone tocou diversas vezes hoje para tratar sobre o assunto. A reportagem apurou interlocutores do Palácio Rio Branco procuraram parlamentares do partido e principalmente Tchê para cobrar uma posição.

LEIA TAMBÉM: Com secretaria no governo, PDT conversa com outros partidos e apoio à Gladson não está garantido

Sagaz, como lhe é comum, Tchê afirmou apenas que o PDT faz parte da base do governo, mas não declarou publicamente apoio a Cameli em 2022. O deputado afirmou que conversa todos os dias com presidente de partidos e no caso de Emilson Farias, do PDT, também dialoga com todos.

“O PDT é base do governo. O PDT quer sim discutir espaço majoritário”, disse, Tchê, reafirmando que o partido cresceu e que é necessário o partido sentar na mesa para discussões. O parlamentar, que tem a nora como Secretária do Meio Ambiente da gestão Cameli, não deixou claro o apoio do partido na campanha para o governo.

Em aparte, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que à época é de construção de alianças, o que não impede que partidos da base governista conversarem uns com outros.

Em resposta, Tchê respondeu que compreende o quadro e que não vê problema em Gladson Cameli estar no palanque de Jair Bolsonaro e o PDT no de Ciro Gomes, apesar de apoiar o governo do Estado. Ele defendeu Ciro Gomes, presidenciável do PDT. “Dizem que ele é rebelde. Sim, rebelde igual a você”.

Tentando por panos quentes no assunto, o Líder do Governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PDT), reafirmou, em aparte, que estará no palanque de Gladson Cameli, indepdente da decisão do PDT, mas acredita que o partido está junto também.

Tentando encerrar o assunto, Tchê brincou afirmando que “quem sabe” o deputado Jenilson Leite (PSB), seja o vice de Gladson. A declaração só aumenta o clima que o PDT cria ao não declarar apoio público ao governador Gladson Cameli em sua campanha para a reeleição.

Apesar de Tchê na Tribuna não declarar apoio tácito nas eleições, o deputado tratou de acionar sua assessoria para distribuir nota afirmando que estará com Gladson. “O PDT é governo e estará com Gladson nas eleições de 2022. Temos uma relação consolidada com o governador, de muito respeito e lealdade” garantiu o parlamentar em nota enviada pela assessoria.

Continuar lendo

Destaque 4

Em Rio Branco, inflação sobe 0,90% no mês de abril e acumula alta de 4,11%

Publicado

em

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) subiu 0,90% em abril em Rio Branco, mostrando leve desaceleração em relação a março (1,35%) porém acumulando alta de 4,11% somente em 2022 e de 12,13% nos últimos doze meses.

O IPCA foi divulgado nesta quarta-feira (11). Levando em conta todas as capitais pesquisadas, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em abril. A maior variação (2,06%) e o maior impacto (0,43 pontos percentuais) vieram de alimentação e bebidas. Na sequência, vieram os transportes (1,91% e 0,42 p.p. de impacto). Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 80% do IPCA de abril. Além deles, houve aceleração em saúde e cuidados pessoais (1,77%) e artigos de residência (1,53%). O único grupo em queda foi habitação (-1,14%). Os demais ficaram entre 0,06% de Educação e 1,26% de Vestuário.

Legumes e verduras foram os que mais subiram em abril no município de Rio Branco, segundo o IBGE, que calcula o IPCA. Esse item aumentou 10,19%. Os óleos e gorduras usados em alimentação subiram 7,48%.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 31 de março e 29 de abril de 2022 (referência) com os preços vigentes entre 26 de fevereiro a 30 de março de 2022 (base).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados

error: Conteúdo protegido!