Conecte-se agora

Enem 2018: confira dicas para interpretação de texto

Cerca de 5,5 milhões de alunos devem fazer a edição 2018 da prova

Publicado

em

Os marinheiros de primeira viagem e até os veteranos do Enemjá devem estar ligados: interpretação de texto é um das principais características do exame. A prova de portuguêsalém de ser extensa, requer do aluno boa bagagem de leitura e poder de análise das questões.

Para isso, até aquele meme ou uma tirinha carregada de humor – e ironia – espalhados pela internet são bons exercícios para ajudar na compreensão textual. Essas formas de linguagem podem não só melhorar, como aguçar a criticidade e o olhar do estudante para as diversas perspectivas de mundo, que influenciam diretamente na hora da prova. Quem nunca passou um tempinho tentando entender os sacarmos da Mafalda mesmo?

Realizado em finais de semanas consecutivos, no próximo domingo (04), cerca de 5,5 milhões de candidatos devem fazer o Enem em todo o Brasil, começando com os cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas. Já no dia 11, será a vez das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Como conhecimento nunca é demais, até o dia da prova os estudantes devem continuar focados nos estudos.

Abaixo confira dicas para se preparar para a prova:

– Nas questões mais interpretativas, é normal achar que há muitas respostas verdadeiras. Se pintou a dúvida, o primeiro passo é identificar a ideia central do texto apresentado, selecionar as palavras-chave e o gênero textual apresentado.

– Achou que a resposta está nas primeiras linhas do texto? Continue a leitura até o fim. Pode haver a possibilidade da questão apresentar uma comparação, expor uma contradição que muda totalmente a resposta.

– Pergunte-se o que o texto acabou de dizer e faça uma breve síntese.

– Treine leitura não-verbal fazendo análise de gráficos e tabelas. Lembrando que a resposta para uma questão de matemática, por exemplo, não necessariamente irá depender de cálculos, mas sim de interpretação. Durante toda a prova, incluindo o material de apoio da redaçãodo Enem, costumam aparecer charges, tirinhas e gráficos – os chamados textos não-verbais.

– A prova de Língua Portuguesapossui textos longos e cansativos. Uma boa ideia é fazer leitura de avaliações anteriores para achar o seu ritmo de respostas.

– Preste atenção nos detalhes: a fonte do texto, ano e local de publicação também podem ser indicativos da resposta correta.

– Que tal analisar a letra de uma músicaque você gosta bastante? Escute prestando atenção em cada palavra da canção, depois procure a letra completa e leia entendendo as ideias centrais do texto e o que o compositor quis dizer. Depois, faça um breve resumo com as suas palavras. Esse pequeno exercício pode auxiliar nas questões de Literatura.

 

Roberto Paim | Educa Mais Brasil

Anúncios

Acre

Bocalom passará mais 3 dias fora de Rio Branco para ver a família

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas) viaja neste sábado, 27, para Araguari, cidade mineira em que residem sua esposa e filhas. Desta vez, a viagem será para visitar os familiares.

“Vai ver a esposa e família! A esposa está há 5 anos numa UTI montada em casa, na cidade de MG”, explicou a assessoria de imprensa do prefeito.

Antes de embarcar, Bocalom visitou os pontos de vacinação que estão montados na capital acreana imunizado idosos de 74 a 84 anos contra a Covid-19. Durante a visita, o prefeito passou algumas orientações às equipes que estão atendendo.

“Ontem ele e a equipe de Defesa Civil e ação social também passaram orientações de como ele quer o atendimento às famílias, de forma bem humanizada!”, diz sua assessoria.

A última vez que o prefeito esteve fora foi no início dessa semana, quando viajou para Brasília para participar do lançamento do programa do governo federal Agenda do Prefeito + Brasil.

Continuar lendo

Cotidiano

Após início da 5º etapa de vacinação, Semsa já vacinou mais de 4 mil idosos acima de 74 anos

Publicado

em

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já foram vacinados nesta 5º etapa de vacinação, que tem como público-alvo os idosos de 74 a 84 anos, mais de 4 mil idosos, em Rio Branco (AC). A vacinação dessa nova faixa etária iniciou na quinta-feira, 25.

Rio Branco recebeu na última quinta-feira, 25, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) 8.710 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 6.885 para idosos acima de 74 anos e 1.850 para trabalhadores da saúde que foram disponibilizadas imediatamente.

Na quinta-feira, 25, foram vacinados 1.439 idosos com idade acima de 74 anos. Na sexta-feira, 26, a procura aumentou: 2.732, ou seja, um total de 4.171 idosos a partir de 74 anos já foram vacinados.

A vacinação continua neste sábado, 27, e na segunda-feira, 01, das 8h às 17h nos seguintes locais: Unidades de Referência da Atenção Primária (URAPs) Roney Meireles, Cláudia Vitorino e Policlínica Barral y Barral e nos estacionamentos da Arena da Floresta, Via Verde Shopping e 7º BEC. Neste domingo, 28, não terá campanha de vacinação.

Continuar lendo

Acre

Weverton é eleito melhor goleiro e dedica troféu ao Acre

Publicado

em

O goleiro acreano Weverton Pereira, titular do Palmeiras, ganhou pela segunda vez o prêmio Bola de Prata, da ESPN. Para ele, é motivo de orgulho ser novamente premiado pela atuação como atleta.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus e aos meus colegas por esse prêmio. Nós conquistamos muitas coisas esse ano e ganhar esse prêmio individual é muito bom”, afirmou o goleiro ao UOL.

O acreano também aproveitou a oportunidade para falar sobre a crise com as enchentes no Acre.

“Quero dedicar o troféu para o povo acreano que está sofrendo e precisa de muita ajuda e muitas orações. Nesse momento de felicidade pra mim eu também sei que tem muita gente sofrendo por lá.

O Palmeiras foi campeão da Copa Libertadores 2020 e a defesa do clube teve destaque nas partidas. Nas redes, o alviverde comemorou a conquista dos atletas.

Continuar lendo

Acre 01

Após quase um mês de cheia, Rio Acre sai da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

Quase um mês depois de deixar mais de 10 bairros atingidos pela alegação neste mês de fevereiro, o Rio Acre saiu da cota de transbordamento neste sábado (27). Confirme última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 9 horas, o manancial registrava 13,84 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros em Rio Branco.

Entretanto, o nível do Rio Acre ainda está acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros na capital acreana. Até o momento, 78 pessoas continuam desabrigadas na cidade.

Cerca de 2.740 famílias foram atingidas pela enchente na Capital. Quase 20 mil pessoas no total foram afetadas pela cheia. Destas, 600 tiveram de ser realizadas para outros locais fora de risco.

A Defesa Civil Municipal alerta que ainda há previsões de muita chuva na capital do Acre, o que deve fazer com que o Rio Acre possa elevar novamente o nível das águas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas