Menu

Pesquisar
Close this search box.

Edvaldo quer César Messias prefeito para Moisés virar deputado

Operação meu pirão primeiro
O dirigente do PCdoB, Edvaldo Magalhães, comanda a tentativa dentro da FPA para convencer o deputado federal César Messias (PSB) a ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Erra quem acreditar que esta iniciativa seja por amor à FPA, por ideologia, por querer derrotar a oposição. Nas suas entranhas embute um objetivo: ver César Messias ganhar e com isso no seu lugar na Câmara Federal assumir o suplente Moisés Diniz (PCdoB). É somente isso. Seria uma forma de bombar o PCdoB, que saiu detonado da última eleição. Magalhães é um velho conhecido por sempre atuar em causa própria. Essa é a típica “Operação Meu Pirão Primeiro”. Resta saber se interessa à direção nacional do PSB entregar de bandeja uma vaga de deputado federal ao PCdoB. Ou se o César vai querer ir para o sacrifício para agradar o Magalhães.


Sem hipocrisia
Vamos fazer uma análise sem hipocrisia. Sem paixão. Que o deputado federal César Messias (PSB) é o único nome competitivo na FPA para a prefeitura de Cruzeiro do Sul não se discute. Mas, na atual conjuntura de esfacelamento da FPA no município, com perda de lideranças importantes como o professor Zequinha Lima, mesmo sendo o melhor nome da FPA, o César não entra como favorito. Nada garante que se eleja.Tem um currículo de enfrentamento com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) negativo, tem perdido todas. E por isso mesmo sabe que terá uma tarefa nada fácil. Não se pode condenar o Edvaldo Magalhães por querer lhe jogar nas labaredas do fogo alto, para querer fortalecer o seu partido, o PCdoB.


Politicagem na fronteira
“Querem fazer politicagem porque não terão mais os seus currais eleitorais nas comunidades do Rubicon, Porvir e Porongaba” – disparou ontem o prefeito de Epitaciolândia, André Hasem (PP)  contra os vereadores de Brasiléia, Mario Jorge e Joelso Pontes, que vieram esta semana pedir à Assembléia Legislativa que reveja os limites, que deixou a região sob o domínio de Epitaciolândia. “O vereador Mario Jorge tem terras na área e queria montar um reduto para a eleição do próximo ano”, acusa André. Para o prefeito, só depois que ele recuperou 75 quilometros de ramais nas referidas comunidades, foi que os vereadores descobriram que elas existem”, diz.


Marketing pronto
A candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB é caminho sem volta dentro do partido. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) colocou inclusive um especialista em marketing à sua disposição para nortear a sua campanha para a prefeitura, no próximo ano.


Não navega bem
Os dirigentes do PMDB têm a consciência de que se a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) navega bem nos grotões, em compensação não desperta a confiança da classe média.


Pronto para o embate
Quem conversou recentemente com o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) revelou ontem à coluna que, ele não se intimidou com as investidas do prefeito Vagner Sales (PMDB) para acabar com a chapa de vereadores do PSDB, e pelo contrário, isso o tornou mais disposto.


A hidra e suas várias cabeças
A oposição é como uma Hidra e suas várias cabeças, por isso o fato de ter vários candidatos a prefeitos nos municípios é algo perfeitamente natural, fora da realidade seria ter apenas uma candidatura em cada município, por um fato: seus dirigentes só olham para o próprio umbigo.


Campanha de convencimento
O deputado Gherlen Diniz (PP) vai sofrer uma campanha de convencimento dentro do seu partido de que a sua candidatura a prefeito de Sena Madureira só ajudará os candidatos aliados da FPA. Vão trabalhar para que venha a apoiar a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB).


Além dos muros petistas
Uma importante liderança da oposição comentou comigo esta semana sobre a eleição municipal. Descartou a união em uma candidatura à PMRB. Acha que o PT está no seu pior momento político, mas em compensação os votos do prefeito Marcus Alexandre ultrapassam os muros do PT. “E ele ainda entra na vantagem de estar no poder”, explicou.


Candidatura que preocupa
A candidatura do Kiefer Roberto (PP) a prefeito de Feijó preocupa as principais lideranças do PT. E virou um mantra na cabeça dos petistas: se o candidato do PT em Feijó não for o ex-prefeito Francimar Fernandes (PT) é muito provável que a oposição ganhe a prefeitura.


Tiro no pé
Até aliados do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, acham que ele pode ter dado um tiro no pé com a candidatura de Jorge Catalão (PP) a prefeito, por ele não ser simpático, o que sempre é fatal quando se trata de uma candidatura majoritária.


Conversa de aliados
Os deputados Heitor Junior (PDT) e Jesus Sérgio (PDT) estiveram esta semana com o governador Tião Viana para dizer que estão fechados politicamente com ele. Só o deputado Eber Machado (PSDC) ainda acredita que terá companheiros no seu rompimento com a FPA.


Não tem outro caminho
Ao deputado Eber Machado (PSDC) não resta outro caminho que não seja ao de se somar à oposição na eleição municipal do próximo ano, já que não recuará no rompimento com a FPA.


“Qual é o segredo?”
Leitor mandou um e-mail, que como não soube responder publico para a resposta do citado: “Me diga uma coisa Crica, o que o Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves tem para ser tão prestigiado no governo e prefeitura com cargos de confiança e secretarias. São seus olhos verdes?”.


Gays, go home!
O Bibiano Queiróz, presidente do PSOL em Cruzeiro do Sul, conheço desde o MDB, seguidor fiel do grupo do senador Aluizio Bezerra (PMDB). Sempre foi polêmico. Se superou agora ao proibir gays de se filiarem ao PSOL, contrariando as bandeiras do partido. O mais cômico é dizer que pedirá a expulsão da Luciana Genro e o deputado Jean Wilys, por defender os gays.


Praga de gay
O presidente do diretório municipal do PSOL, Bibiano Queiróz, segundo informações à coluna não terá vida longa e será expulso do partido, pelo declarado preconceito contra os homossexuais. Pelo visto, as idéias homofóbicas do Pastor Marcos Feliciano vicejaram no Juruá. Um Pastor evangélico que se filia ao PSOL é porque deve estar ficando louco.


Nem filiado
Depois de toda a celeuma foi descoberto que ainda nem filiado o Pastor evangélico Bibiano Queiróz é, não havendo registro no TRE-AC. O membro regional do PSOL, Randi Dourado, me disse ontem que vai reunir a executiva regional e será vetada a sua entrada no PSOL por prática de preconceito, o que não é admitido no partido.                                     
Memória eleitoral
Não subestimem a candidatura do dentista André Maia (PDT) para a prefeitura de Senador Guiomard, porque tem um bom grupo o apoiando, perdeu por pouco a eleição para o prefeito James Gomes e tem a chamada memória eleitoral da última disputa de prefeito.


É quem decide
A direção regional do PT deixou a cargo do governador Tião Viana a escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, que se encontra embolada por a falta de bons nomes na FPA.


Filiações confirmadas
Os destronados dirigentes do PSDC, José Afonso, e Osmir Lima, a pedido do governador Tião Viana vão mesmo se filiar ao PTB, para junto com a presidente Regina Lino, tentarem montar uma boa chapa de candidatos a vereador na Capital. O Afonso é perito em montar chapas.


Fraco argumento político
É um fraco argumento político a se apresentar quando da escolha de um candidato majoritário, o de ser evangélico. Pelo comprovado fato que uma denominação não vota em candidato da outra. E ser evangélico nem sempre significa que é ponte para ganhar eleição.


Dando uma canseira
Certo tempo atrás o nome da publicitária Charlene Lima (PV) como candidata a prefeita de Sena Madureira era visto como piada pelos adversários. Até a coluna colocou em dúvida sua capacidade de se tornar competitiva. Pois bem: se articulou e é hoje uma candidata forte.


Polarização em xapuri
Para políticos que conhecem o colégio eleitoral de Xapuri, a polarização pela disputa da prefeitura do município se dará entre Ailson (DEM) e o prefeito Marcinho Miranda (PSDB).


Virou unanimidade
A qualquer político ao qual se pergunte quais são os piores prefeitos do interior, a resposta é em uma: Ale Anute (Manuel Urbano), Betinho (Assis Brasil) e Jonas da Farmácia (Acrelândia).


Cidade fantasma
Amigo que foi semana passada à Cobija voltou dizendo que se sentiu como se estivesse numa cidade fantasma, contadas eram as pessoas que estavam nas lojas, fruto da alta do dólar.


É bem possível
Não está descartado o Rede Sustentabilidade lançar um candidato a prefeito de Rio Branco, nem que seja para mostrar a cara do novo partido, já que ganhar a eleição é muito difícil.


Nome falado
Um nome que já é falado para a disputa de uma das vagas do Senado da República em 2018 é o do deputado Ney Amorim (PT). Não será surpresa se aparecer disputando a Câmara Federal.


Sem medalhões
O PHS conseguiu montar uma chapa para a Câmara Municipal de Rio Branco sem medalhões com mandato, mas muito competitiva. O presidente Manoel Roque fixa fazer dois vereadores.


Mano a mano
A disputa pela prefeitura de Brasiléia deverá ser mano a mano entre Fernanda Hassem (PT) e Everaldo Gomes (PMDB). Outra candidatura não passa de balão de ensaio.


 Fórmula pronta
Um aliado do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) diz que ele tem uma resposta pronta quando o PMDB o procurar para discutir a unidade da oposição na disputa da prefeitura da Capital: “é só  indicarem a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) para ser a minha vice”.


A orelha da égua
O vereador Deusdete Soares (PMDB-Cruzeiro do Su) estava precisando de dinheiro e procurou o empresário Mano Rair para lhe oferecer uma égua de raça para a sua fazenda. Mano titubeou, disse que não queria, mas acabou comprando para ajudar o amigo de lutas políticas. Preço pago e animal entregue na propriedade. Um dia depois o comprador foi ver de perto a égua, quando descobriu que ela tinha uma das orelhas cortadas. Furioso, procurou Deusdete: “ como é que você abusa da minha boa-fé e me vende um animal mutilado”?. Deusdete respondeu na bucha: “escuta aqui, Mano, você comprou a égua para usar óculos ou para procriar?”. Dito isso, a risada veio em seguida e não se falou mais na égua sem orelha.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.