Menu

Pesquisar
Close this search box.

A Frente Popular do Acre está encolhendo: PPL deixa o grupo

A fábula do gigante que encolheu
A Frente Popular do Acre, que sempre teve como slogan ser o maior conglomerado de partidos do Acre, é um gigante que está encolhendo. Nos últimos dias, o PEN, que era aliado, virou oposição após a tomada da presidência pelo grupo da ex-deputada federal Antonia Lúcia. O PPL, outro integrante da FPA, desde ontem também não soma mais na coligação governista, com a conquista da direção regional pela ala da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, que está rompida com o PT. Outra agremiação partidária que abandonou o ninho comandado pelos petistas, foi o PSDC, cujo comando passou para as mãos do deputado Eber Machado, que como primeiro ato anunciou o desligamento da FPA. A série de acontecimentos não deve ser vista como algo natural na política. A história mostra que os grandes reinados só começaram a ruir de dentro para fora com as brigas internas, enquanto estiveram unidos venceram todas as batalhas. A grande surpresa ficou por conta do PPL. As defecções do PEN e PSDC eram esperadas, a do PPL foi trabalhada nas sombras pela Rosana Nascimento.


Rompimento oficial
Perguntado ontem se havia possibilidade de divulgar uma retratação com pedido de desculpas ao governador Tião Viana pelas suas declarações, o deputado Eber Machado (PSDC) foi taxativo: “é mais fácil eu ser convocado pelo Dunga para ser goleiro da seleção brasileira do que me submeter a esta humilhação”. E completou: “quero distância do PT”.


Indicação pessoal
Sobre o novo presidente do PSDC ser o empresário Gleison Menezes, o deputado Eber Machado (PSDC) disse que foi uma indicação sua, porque em todo o episódio da briga com o governo ele foi solidário às suas posições. “Nada mais justo ser ele o presidente”, destacou.


É para ser comemorado
Segundo um alto dirigente petista, as saídas do PSDC-PEN-PPL da Frente Popular eram para ser comemoradas e não para lamentar, porque funciona como uma espécie de depuração, deixando na coligação governista quem é leal ao projeto. Sobre o deputado Eber Machado (PSDC) consideram um alívio ter deixado a FPA, sob alegação que sempre teve posições dúbias.


Prestigiados pelo governo
A mesma fonte garantiu que os ex-dirigentes do PSDC e PPL, que perderam o comando desses partidos, continuarão prestigiados pelo governo e deverão ser abrigados em novas siglas.


Fazendo galhofa
O presidente do PHS, Manoel Roque, fazia ontem galhofa com o pouco público na reunião da Juventude do PT: “tinha cerca de cem militantes, enquanto na reunião do PHS eram quatrocentas pessoas”. E dito isso, o Roque dava a sua tradicional gargalhada.


Adeus às ilusões
Até o último momento o ex-presidente do PSDC, José Afonso, esperava continuar no posto. Mas, assim que soube da destituição, anunciou junto com o ex-vice-presidente  Osmir Lima as suas saídas do partido. O Acre era o único Estado em que o PSDC estava coligado com o PT.


Rompimento a caminho
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, acha difícil o seu partido se coligar com o PP em 2018 para apoiar a candidatura do senador Gladson Cameli (PP) ao governo. O fato dele ter comparecido a um ato do DEM, em Xapuri, e faltado ao do PSDB, no fim da semana, para Rocha leva o partido a sedimentar mais a idéia de ter candidato próprio ao governo.


Cosme e Damião
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e o senador Jorge Viana viraram a versão Cosme e Damião da florestania. A ida de ambos ontem tomar café no mercado não foi uma agenda de trabalho, mas campanha política mesmo, até porque não tinham o que ver no local.


Time de covardes
Fui ver Ipiranga do Rio Grande do Sul contra o Rio Branco Futebol Clube. O Rio Branco foi um time de maricas acovardados, ante a um time sem tradição. Perder foi só conseqüência.


Ex-petista
Caio Pinheiro, que assumiu a presidência do PPL, foi candidato a deputado estadual pelo PT e integra o grupo da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, que saiu do PT, por conta da recusa do governo em dar um reajuste salarial aos professores que estavam em greve.


 Jogada manjada
Ninguém mais da imprensa leva a tal “Frente Alternativa” na seriedade, porque posam de independentes na Aleac, mas ao entardecer correm para o cafezinho das 18 horas no gabinete do governador Tião Viana, tendo como canapés fartos elogios e juras de lealdade ao governo.


É bom não crer em papai Noel
Quem imaginar que a cômica “Frente Alternativa” vai estar num palanque que não seja no do PT na disputa da prefeitura da Capital é o mesmo que acreditar na existência de Papai Noel.


Mesmo na crise
O secretário da SEAPROF, Nil Figueiredo, diz que mesmo com a crise econômica continua o atendimento ao homem do campo, em todos os seus programas assistenciais à produção.


Sinuca de bico
Quem ficou numa sinuca de bico na nova postura de oposição ao PT do PSDC, foi o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSDC). Se quiser continuar aliado do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana ele tem de deixar o PSDC.


Filho pródigo
Depois da rasteira que levou do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, que os desconvidou de ser candidato à sua sucessão, o vereador Manoel Macedo (PP) procurou os dirigentes do PSDB para voltar ao partido, mas lhe foram impostas algumas condições, como a de contar o que sabe das entranhas da prefeitura. Não se sabe se vai topar.


Preocupado, mas fechado em copas
Pessoa próxima do prefeito Marcus Alexandre me disse ontem que ele não vai se pronunciar sobre os últimos acontecimentos políticos, mas que se encontra seriamente preocupado com as defecções na FPA, pelo desgaste popular do PT, e por saber que terá uma campanha dura.


As entrelinhas traem
Quem leu a última entrevista do vereador Gabriel Forneck (PT) – ume perfumaria, diga-se de passagem – conseguiu captar nas entrelinhas a sua intenção de ser escolhido como candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Praticamente se lançou candidato.


Em que ficou?
Uma pergunta que não pode calar: como anda a apuração do derrame de carteiras falsas de pescadores emitidas em troca de votos na última eleição? E quais os políticos envolvidos?.


Protegeu, em termos!
A decisão judicial de acabar com a Telexfree pode ter evitado golpes futuros, mas em compensação deixou milhares de investidores de boa-fé no prejuízo, porque pela mordida da Receita Federal, não deve sobrar o suficiente para a devolução de quem teve o dinheiro retido.


Por enquanto…..
Charlene Lima (PV), Carlos Vale (DEM), Toinha Vieira (PSDB), Mano Rufino (PSB), Gherlen Diniz (PP) e Mazinho Serafim são os nomes postos por enquanto para disputar a prefeitura de Sena Madureira. É bom, porque amplia as opções para o eleitorado escolher o prefeito.


Colocou muito bem
O presidente do PT, Ermício Sena, colocou-e bem na questão da saída do PSDC da FPA: “todo partido tem liberdade de sair ou ficar”. E é assim que a política funciona, principalmente, quando se trata de uma democracia. Alianças são formadas e também são desfeitas.


Pressionado pelos aliados
O dentista André Maia foi compelido pelos seus aliados a sair do PT para ter apoio na disputa da prefeitura de Senador Guiomard. Foi isso que motivou a sua entrada no PDT, mesmo tendo acertado com dirigentes petistas que permaneceria no partido.


O grande prejudicado
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, não está gostando da história da candidatura do vereador Joelso Gomes (PP) a prefeito, porque sabe que rachará a oposição, com o maior prejudicado sendo ele, porque todo administrador tem desgaste. Favorece o PT.


Fato interessante
O fato mais curioso nesta historieta é que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, e sua filha; deputada federal Jéssica Sales (PMDB), são os incentivadores da candidatura do Joelso (PP) a prefeito, mesmo sendo ambos do PMDB. Mas, no PMDB vale, é Casa da Mãe Joana.


 Atestado de burrice
Se o PSDB e o PSD querem mesmo ganhar a prefeitura de Epitaciolândia, que unam numa candidatura a prefeito a professora Rosemari (PSD) e Delegado Sérgio Lopes (PSDB), se saírem separados é como dar o passaporte a uma reeleição do prefeito André Hassem (PP).


Tempo correndo
Quem quiser se filiar a algum partido para disputar um mandato na próxima eleição tem que fazê-lo até a próxima semana.


Não creio no sucesso
A REDE da Marina Silva pode ter um candidato a prefeito de Rio Branco. É até bom que tenha. Mas num reduto eleitoral em que as eleições não são decididas na mensagem ideológica dos candidatos, mas no poder financeiro, não creio no sucesso do nome que dispute pela REDE.


Mania do Vagner
O deputado Vagner Sales (PMDB) tinha um método infalível para irritar o deputado Francisco Taumaturgo (PMDB). Ia para a tribuna e anunciava que ia romper com o governador Flaviano Melo, porque só estaria lhe repassando metade da ajuda financeira mensal para a compra de dois batelões, motores de popa, geradores de energia, além do combustível que já tinha adquirido. Taumaturgo pegava corda e saia pelos corredores anunciando que ia romper com o governador. Enquanto isso, Vagner dava gargalhada. Era preciso a intervenção do Palácio Rio Branco para convencer o deputado Francisco Taumaturgo (PMDB) que não passava de uma brincadeira. E assim mesmo com muita luta.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.