Menu

Charlene Lima deverá ser candidata pelo PV em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nome na disputa
Sena Madureira terá mais um nome na disputa da prefeitura. Agora é oficial. A publicitária Charlene Lima deverá assinar a ficha de filiação até o fim deste mês no PV. E com ela virão cinco vereadores, o que tornará a sua chapa para a Câmara Municipal muito forte. Nesta sua curta passagem pela política partidária, Charlene mostrou a desenvoltura de uma veterana, projetando seu nome como algo novo na política do município e fechando apoios. Entre os demais candidatos a prefeito é a única que de uma forma ou de outra nunca teve nenhum envolvimento com os prefeitos que passaram pela cidade. Poderá chegar no palanque e se apresentar como algo sadio para a alternância de poder. Começou bem a sua candidatura. Se ela vai ganhar a eleição é outra conversa, o assunto passa a ser com o eleitor nas urnas.


Fazendo uma limpa no PT
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), está fazendo uma limpa nos quadros antigos do PT do município. É aquela velha história de que, o poder não é santo, mas opera milagres.


Em política não se inventa
Pipocaram e-mails à coluna comentando com ironias o anúncio de que o empresário Jorge Catalão poderá ser o candidato do prefeito James Gomes à sua sucessão. Um deles enfatizou que Catalão terá uma disputa dura com o candidato Buiu (PSD), para decidir o último lugar.


Não participa da farsa
O vice-presidente do PSDC, Osmir Lima, disse ontem à coluna que por decisão conjunta com o presidente José Afonso, o par tido não participa de reuniões e está fora da falida “Frente Alternativa”. Como quem manda num partido é o presidente, o que ele decidir está decidido.


Sem representar o partido
Com a decisão, o deputado Eber Machado (PSDC), se quiser continuar participando de reuniões da “Frente Alternativa”, o fará como parlamentar e não representando o PSDC.


Estrutura de poder
O vereador Chico Batista (PDT) é um candidato com base eleitoral. Mas terá dois problemas na disputa da prefeitura de Tarauacá. Não poderá se apresentar como candidato de oposição ao PT, por ter apoiado Tião Viana; e enfrentará o prefeito Rodrigo Damasceno (PT), na máquina.


Seis ou meia dúzia
Plácido de Castro deveria procurar uma candidatura alternativa para votar na próxima eleição a prefeito. Votar no ex-prefeito Paulinho Almeida (PT) ou no atual Roney Firmino (PSB), que se equivalem no quesito gestão fraca, é o mesmo que votar no seis ou na meia dúzia.


Cada cabeça uma sentença
O último a optar por este caminho deu uma cabeçada e nunca mais se elegeu: o ex-deputado e ex-prefeito de Feijó, Juarez Leitão, que deixou o mandato na Aleac para ser candidato. O deputado Gherlen Diniz (PP) pirou ao querer trocar a Aleac pela prefeitura de Sena Madureira?


Papa com tranqüilidade
Caso o PT coloque como candidato a prefeito o Merla Albuquerque, o candidato único da oposição, o Kiefer, papa com tranqüilidade a prefeitura de Feijó na eleição do próximo ano. O único petista que poderá lhe fazer frente é o ex-prefeito Francimar Fernandes.


Terá que comer tapado
Pelos comentários que tenho ouvido de fontes de Porto Acre, o ex-deputado Bené Damasceno (PROS) terá que comer tapado para derrotar o pecuarista Daniel Nogueira (PP), na briga pela prefeitura do município. Nogueira já foi bem votado na região para deputado estadual.


Mesma cantiga das passagens aéreas
Além de ser um assunto para a esfera federal, o esperneio dos deputados estaduais pela constante queda de energia do linhão, vai ficar como no caso do preço das passagens aéreas para o Acre, com muita gritaria e nenhuma solução. É um filme surrado e de final conhecido.


Medida prática
Quem tomou uma medida prática foi o deputado federal Léo de Brito (PT), que além de protestar ontem na tribuna da Câmara Federal, vai com toda a bancada federal do Acre cobrar explicações para os apagões ao Ministro de Minas e Energia.


Mais transparência
Não se coloca em dúvida a seriedade do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSDC), mas tem que ser transparente ao máximo sobre a licitação da mídia. Mesmo para não se dizer depois que se trata de um jogo de cartas marcadas.


Cabide presidente da república
Para não dizerem que sou cético quanto à possibilidade da “Frente Alternativa” indicar o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, diria que é mais fácil o ex-vereador Cabide ser o próximo presidente da República, do que esta hipótese se tornar verdadeira.


Fora da política
A “dama de ferro” do governo Tião Viana, Márcia Regina, que está viajando em férias me mandou ontem uma mensagem que não se filiou e nem vai se filiar a nenhum partido. Ela acaba de deixar o PV. Márcia quer após este governo se dedicar à vida acadêmica.


Dois nomes de peso
A chapa do PRB para a Câmara Municipal de Rio Branco tem dois nomes de peso: o fisioterapeuta Jeferson, o Pururuca – primeiro suplente de deputado estadual; e o vereador Manoel Marcos, ambos figuram como os favoritos dentro do partido.


Um privilegiado
O PSB teve menos votos que alguns nanicos. Mas, ainda assim é um privilegiado dentro da FPA, não se sabe o motivo, nunca teve menos de duas secretarias. E acaba de ganhar mais uma, filiando o diretor do DETRAN, Gemil Junior. O PSB nasceu com o c…para a lua.


Campanha de governador
O senador Gladson Cameli (PP), pela sua movimentação em todos os municípios, armando chapas para as disputas de câmaras municipais e prefeituras, dá a indicação que disputará mesmo o governo em 2018, com a vantagem de não ter nenhum Viana como adversário.


Alguma coisa está errada
Mesmo o partido não tendo nada com isso, as cobranças exorbitantes das contas de energia elétrica de moradores da Cidade do Povo, algumas chegando a mais de mil reais, acaba sendo debitado ao PT. Foi o que eu ouvi ontem de um militante petista que mora no local.


Sociedade com a “boi cagão”?
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), irritada com as quedas de energia do linhão, sugeriu ontem na Aleac, uma nova fonte de energia, gerada a partir do gás fornecido pela merda de boi. Uma jornalista que assistia seu discurso, levantou uma suspeita: “está bem em sociedade com a Fazenda Boi Cagão, do senador Sérgio Petecão (PSD), para fornecer a matéria prima”.


Alternativa a quem?
Alguns deputados ainda insistem na permanência da “Frente Alternativa”, mas enfatizam que não é para trombar com o PT, com o governador Tião Viana, não é para sair da FPA e não é para peitar o prefeito Marcus Alexandre. Égua! É então uma alternativa a quem e a que?.


Lembra o múcio
A “Frente Alternativa” – que com um carão do governador Tião Viana murchou a crista – me lembra aquele personagem do programa “Viva o Gordo”, do Jô Soares, o Múcio, que quando era chamado a dar opinião dizia que não era a favor e nem contra, mas muito pelo contrário.


 Brigar com o patrão?
Quem quer contestar o patrão não fica no emprego. Os deputados e dirigentes nanicos da “Frente Alternativa” me desculpem: só vou crer que o movimento de independência é sério quando todos entregarem as dezenas de cargos que têm no governo e prefeitura. E ponto.


Ainda assim vão brigar
Mesmo tendo sido destroçado pelas urnas na última eleição, ainda assim dirigentes do PCdoB vão brigar para terem o direito de continuar indicando o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. E nome que guardam como trunfo é o da ex-deputada federal Perpétua Almeida.


Pulou no barco errado
O jovem Nil Crispim pulou no barco errado ao se filiar no PT para disputar uma vaga de vereador em Rio Branco. Esta chapa do PT só tem cobra criada e com estruturas como suporte. Eleição é eleição, mas conquistar uma vaga dentro desta chapa do PT é uma missão difícil.


Cadê as máquinas, nil?
As máquinas da SEAPROF estão ou não estão fazendo serviços e à disposição da ACREAVES? Mando novamente a pergunta ao secretário Nil Figueiredo, por que novas cobranças chegaram por e-mail, com promessas de fotos. Quem cala consente, diz o ditado.


Perdão e penitência
A reunião de ontem à tarde, entre os deputados e dirigentes da falecida “Frente Alternativa” dos partidos nanicos com o governador Tião Viana acabou em abraços e juras de amor político eterno. Resolveram “dar um tempo” no movimento e receberam o perdão e a recomendação do governador: -vão e não voltem mais a pecar. Como penitência, todos terão que escutar em pé um discurso da vice-governadora Nazaré Araújo, nunca inferior a 60 minutos.


Com a calça na mão
O deputado Felix Bestene (PDS) desancava na tribuna da Assembléia Legislativa um irado discurso contra o governador Nabor Junior, quando foi aparteado pela valente deputada Iolanda Fleming (MDB): “Vossa Excelência nunca fala a verdade, me apresente uma prova de suas acusações”. Bestene responde de imediato: “deputada, a senhora me pegou com a calça na mão, mas na próxima sessão trarei as provas”. Ferina como sempre, Iolanda não esperou para responder: “deputado Bestene, trate de vestir sua calça: aqui não é lugar para ficar pelado”. As gargalhadas tomaram conta do plenário. Bestene ficou sem jeito e se calou.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.