Menu

“Frente Alternativa” dos partidos nanicos foi apenas um delírio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tudo como antes no quartel de Abrantes
O bloco dos “nanicos rebeldes” não conseguiu chegar na Amadeu Barbosa para desfilar. Não cruzaram nem a ponte. Tiraram a fantasia e a tal “Frente Alternativa” foi um mero delírio de independência. No programa de debates da TV-RIO BRANCO, que vai ao ar amanhã, os presidentes do PDT, Luiz Tchê (foto); e do PSDC, José Afonso, justamente os mais revoltados com a suposta história que o governador Tião Viana armou para lhes tomar o partido, encheram o governador de elogios comparando-o a um Messias que veio para salvar o Acre e o mundo. E formularam uma emenda que saiu pior do que o soneto: debitar ao secretário Nepomuceno Carioca e ao restante da equipe do gabinete do governo todas as mazelas dos desejos não conseguidos pelos nanicos. Uma piada sem graça. My God,nenhum secretário faz nada sem ter viabilidade e o aval do governador! E tudo ficou como antes no quartel de Abrantes.


O X da questão
O secretário de Articulação do Governo, Nepomuceno Carioca, é o culpado (sic) de tudo que acontece na política. Foi o Carioca que inventou a história de que havia um complô do Tião Viana para tomar as presidências do PDT e PSDC? Querem transferir ao Carioca um pato que não comeu? Quem pariu Mateus, que embale! O Carioca tem uma virtude: só é convencido por argumentos. E quem não tem argumentos inteligentes lhe detesta. É o X da questão.


Malvado, este Tião Viana!
Chega a nota emitida pelo PSDC e assinada pelo presidente José Afonso e pelo vice-presidente Osmir Lima pontuando que foi um lamentável engano atribuírem ao governador Tião Viana a tentativa de tomar o PSDC e prometendo lealdade até a medula. A retratação foi uma exigência da Casa Rosada para receberem o perdão. Este Tião Viana é malvado! Matou na unha!


Não cantei a pedra
Não cantei a pedra na coluna que iam deixar o deputado Eber Machado (PSD) falando só?


Não era a preferida
Político de Brasiléia pediu um registro na coluna: a candidata da deputada Leila Galvão (PT) a prefeita de Brasiléia era a empresária Marleuda Cavalcante. A vereadora Fernanda Hassem (PT) só será a candidata, por ela liderar disparada as pesquisas, a Leila teve que lhe engolir.


Outro registro
Também atribuiu a adversários o boato de que Fernanda Hassem estaria negociando cargos antes de ser eleita. Para a fonte da coluna, Fernanda não admite nem discutir o assunto.


Ficou muito claro
Não quer dizer que ele já ganhou a eleição, mas com quatro candidatos a prefeito de Epitaciolândia, o prefeito André Hassem (PP) tem sim a sua chance ampliada de vir a ser reeleito. Quem está no poder e com mediana aceitação leva vantagem devido  a máquina.


Deda, piada tem hora!
Não conhecia a qualidade de humorista do ex-prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Deda (PROS) e fiquei impressionado com o atributo: deu uma entrevista dizendo que o Buiu, o candidato a prefeito de Senador Guiomard pelo PROS, é amplo favorito para ganhar a eleição.


Oposição está se deliciando
Os deputados da oposição são os que mais se deliciam com o desfecho do caso dos “nanicos rebeldes”, nas apostas feitas após o lançamento da “Frente Alternativa” o que mais deu tempo de duração ao movimento; deu uma semana, o restante foi na base de três ou quatro dias.


Bombeiro oculto
Quem vestiu a farda de bombeiro e atuou nos bastidores juntos aos deputados para demolir a “Frente Alternativa” foi o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), que conseguiu convencer os sete deputados do grupo que estavam entrando numa roubada.


Quadro para o futuro
Não é por menos que o deputado Ney Amorim (PT) está sendo preparado pelo partido para vôos mais altos, pelo equilíbrio e ponderação que tem no exercício do mandato.


Franco favorito
Conversei com alguns amigos e políticos de Manuel Urbano sobre a eleição municipal e foi quase unânime que se for formada a chapa Tanízio de Sá (PMDB) a prefeito e vereador Jeferson Magalhães (PHS) como vice, entra na disputa como franca favorita.


Perda de votos
O candidato que tiver o prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, lhe apoiando no próximo ano, pode se considerar perdido, tal é o desgaste da administração municipal na população.


Por isso não entro em briga!
Quem está rindo com o desfecho da revolta dos nanicos é o presidente do PHS, Manoel Roque, para quem: com espada de pau não se enfrenta quem tem metralhadora e canhão.


Cinco vereadores
O PT trabalha para eleger cinco vereadores em Rio Branco. A sua atual bancada é de quatro. E a chapa tem outros nomes fortes como o médico Jackson Ramos, Manoel Lima, Rita Paro, Socorro Ribeiro, Raquel Moreira, todos com estrutura para enfrentar uma campanha.


Hipocrisia gigante
Não existe tese mais hipócrita de que o fim da doação feita por empresários para financiar campanhas políticas acabará a corrupção eleitoral. O grosso do dinheiro que circula em todas as campanhas é nos bastidores, em espécie, o Caixa Dois, que continuará a existir.


Só o faz de conta
Os recursos que são declarados pelos candidatos para a Justiça Eleitoral não passam de um mero faz de conta. Não se paga os eleitores das listas, os cabos eleitorais, os acertos, com dinheiro contabilizado. E em grana pura, porque dinheiro não sabe falar.


Ficou aliviado
Quem deve ter ficado aliviado com o desfecho da rebelião dos nanicos é o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, porque não terá mais o grupo lhe aporrinhando para indicar o seu vice. Toma fôlego para deixar o debate mais à frente, no próximo ano.


Tese fortalecida
Com o desmantelo do grupo dos “nanicos rebeldes, nem tanto”, tomou mais corpo a tese de que o vice da chapa do prefeito Marcus Alexandre possa a vir ser indicado pelo PT, como quer sua direção. Se bem que não deixará de ser uma opção perigosa perante o eleitorado.


Sou pelo lado jurídico
A Dilma faz um governo desastrado sob todos os aspectos. Isto é visível. Mas também é claro que até o momento não existe nenhum fato jurídico em cima do qual se possa pedir o seu impeachment. No dia que tiver, eu engrossarei o grito pela sua saída do cargo.


Francisco Moreira
Dentro do PSB, Francisco Moreira é o nome visto como ideal para ser o vice na chapa da vereadora Fernanda Hassem. É um empresário bem sucedido, tem o nome limpo, e goza de muitas amizades em Brasiléia. Iria somar muito à chapa.


Conversa para boi dormir
A conversa nos bastidores de que o vereador Joelso Pontes (PP) poderá ser o candidato único dos partidos de oposição a prefeito de Brasiléia é conversa para boi dormir. O prefeito Everaldo Gomes jamais abrirá mão de disputar a reeleição, mesmo porque é seu direito.


Antes tarde do que nunca
Na avaliação de quem acompanha as obras do Hospital Regional de Brasiléia, não ficarão conclusas este ano. É coisa para o próximo ano a entrega, o aparelhamento, e o funcionamento.


Procura-se um candidato
Só falta se fazer como no velho oeste, e espalhar cartazes de “procura-se um bom candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pela Frente Popular”. Até o momento não há nenhum nome que possa ser visto como competitivo contra Iderley Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB).


Fora de cogitação
Dentro da cúpula do PT já é discutido um nome para ser candidato a prefeito do Bujari, depois da acusação de suposto assédio sexual envolvendo o prefeito Tonheiro (PT), fato que numa campanha é um filé político para as críticas dos adversários.


Outro complicado
Outro prefeito do PT complicado é o de Acrelândia, Jonas da Farmácia, com sérios problemas com a justiça, que os petistas por certo não vão querer colocar no colo na eleição do próximo ano.


Filosofando sobre foguetes
O saudoso filósofo do “Senadinho”, João Borborema, estava em uma roda na qual se discutia quem seria o próximo vice-presidente do diretório municipal do PMDB. Quando as discussões se acirraram, na sua fala mansa, Borborema filosofou: “vocês estão discutindo o nada do nada. O próximo vice-presidente do diretório terá tanta influência junto aos caciques do PMDB, quanto eu terei no lançamento do próximo foguete da NASA”. E acabou com a discussão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.