Menu

Pesquisar
Close this search box.

Escritores cruzeirenses criam Academia de Letras do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A sexta-feira, 19, foi de iluminação do espírito para os escritores de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima, que criaram a comissão provisória da Academia de Letras do Juruá, que englobará, ainda, os municípios de Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Guajará, no Amazonas.


Para Moisés Diniz, idealizador e articulador do projeto, a Academia de Letras do Juruá será uma academia regional e trabalhará em parceria com a Academia Acreana de Letras e outras academias de literatura.

Anúncios


“Como a academia juvenil, a dos poetas e a dos escritores evangélicos, a academia do Juruá será um abrigo para o espírito humano e sua energia civilizatória, uma porta para a juventude e suas angústias, uma fortaleza da literatura no interior do Acre”, afirmou Moisés.


A comissão eleita terá um prazo de trinta dias para elaborar uma proposta de estatuto, aonde constarão as regras de acesso, e convocará uma assembleia geral de escritores do Juruá.


“A Academia de Letras do Juruá vai apoiar os nossos escritores e incentivar a nossa juventude, que precisa substituir práticas indesejáveis pelas letras, pelo desenvolvimento do espírito”, explicou Beatriz Cameli, escritora e primeira-dama do Acre entre 1995 e 1998.


De acordo com Moisés Diniz a Academia de Letras do Juruá abrigará escritores indígenas, como o escritor ashaninka Isaac Pinhanta, criando um marco histórico na literatura amazônica.


O Acre abriga, atualmente, quatro academias de literatura, a Academia Acreana de Letras, a Academia dos Poetas Acreanos, a Academia Juvenil de Letras e a Academia de Escritores Evangélicos.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido