Menu

Pesquisar
Close this search box.

Paciente com câncer de colo do útero está há três meses com tratamento interrompido por causa de máquina quebrada do Hospital do Câncer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com câncer de colo do útero, a paciente Sebastiana Firmino de França teve que interromper no mês de dezembro seu tratamento porque o aparelho de radioterapia do Hospital do Câncer havia quebrado. Na segunda-feira passada na esperança de que o aparelho estivesse funcionando, ela saiu de sua colônia, no KM-81 da BR-317, sentido Brasiléia, direto para a unidade, porém foi informada de que a máquina continua sem funcionar.


“A primeira vez que eu vim, eu fiz uma radiografia. A segunda vez fiz mais cinco. Aí máquina quebrou e eles não ligaram pra mim e eu vim pra fazer a radiografia, na segunda-feira, e a moça falou pra mim que a máquina tá quebrada e não tem previsão pra consertar. Aí me disseram que era pra eu ir pra casa que iam me ligar só que até hoje não me ligaram”, conta.

Anúncios


Como não tem como ser atendida no Acre, a paciente buscou ajuda no TFD, o Tratamento Fora do Domicilio, para viajar para Porto Velho, mas ainda não obteve a resposta do Estado.


“Eu quero minhas passagens porque eu tô sentindo dor. Eu moro na colônia e tenho filho pra criar e eu quero que eles façam alguma coisa. Quero alguma solução. Ou que façam aqui ou que me liberem pra fora”.


cancer_02


O outro lado


Procurado pela reportagem de ac24horas, o secretário de Saúde do Estado, Armando Melo, disse que o equipamento está mesmo quebrado e informou que a empresa que faz o serviço de manutenção está contratando técnicos de fora do estado para consertar o aparelho. O secretário acrescentou ainda que o Ministério da Saúde contemplou o Acre com um novo equipamento de radioterapia que deve chegar ao estado nos próximos dias.


“A empresa que faz a manutenção contratou os fabricantes do aparelho para fazer uma manutenção corretiva. Esse aparelho já foi consertado diversas vezes. É um equipamento de fabricação argentina. Não temos uma data certa para consertar, mas a semana que vem teremos uma resposta. Está sendo feito um orçamento. Mas também é bom informar que fomos contemplados pelo Ministério da Saúde com um aparelho acelerador linear, que é um aparelho de radioterapia,  que vai ajudar no atendimento no Hospital do Câncer. É mais um aparelho”, informou.


Sobre o TFD,  Armando Melo disse, após verificar a agenda de viagens de pacientes, que Sebastiana Firmino  “está agendada para viajar no dia 07 de abril para Porto Velho”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido