Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quase 2 mil pessoas já foram atingidas pela cheia em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre tem aumentado de forma mais desacelerada. Em seis horas, na capital, o aumento foi de apenas sete centímetros, contrariando as expectativas que visavam uma rápida subida na região de Rio Branco. Segundo a medição realizada às 12h desta quinta-feira, 26, o nível estava em 16,42 metros.


Vale lembrar que no início do dia, a primeira medição apontou marcação de 16,35 metros. Apenas na cidade-sede do estado, 3.075 pessoas foram abrigadas em espaços públicos.

Anúncios


Na região de Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, maior manancial da área extrema do estado, marcou, ao meio dia, o nível de 13,40 metros, o que representa quarenta centímetros a mais que a cota de transbordamento na segundo maior cidade do Acre. No município, o manancial já desaloja 28 pessoas. O acompanhamento é feito pelo Corpo de Bombeiros.


Na terra de Marina Silva, o Rio Acre também continua causando estragos. O nível do rio já ultrapassou os cinco metros acima da cota de transbordo que é de 13,40 metros. Ao meio dia de hoje, a medição realizada por uma equipe da Defesa Civil mostrou que leito do rio está em 18,13 metros. Quase 1.700 pessoas estão desabrigadas e acampadas em 17 abrigos públicos do município.


Essa é considerada a maior enchente de toda a história da cidade. Cinco bairros da cidade, somadas as áreas rurais, apresentam prejuízos inestimáveis à produtores e comerciantes.


Nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, o nível do Rio Acre continua baixando, mesmo que em ritmo lento. Ao meio dia, a Defesa Civil informou a marca de 13,86 metros. O manancial já desabriga, naquela região, mais de 3.700 pessoas, devidamente abrigadas em espaços disponibilizados pelo governo municipal. Há intensa interferência do Executivo estadual no apoio às prefeituras.


A situação está cada vez mais favorável em Assis Brasil. O Rio Acre tem tido forte baixa de nível na região de fronteira com o Peru. Ao meio dia, o nível estava em 5,53 metros, o que representa menos chances de uma nova enxurrada. Na cidade, a cota de transbordamento foi atingida duas vezes apenas em fevereiro, mas houve diminuição rápida na marcação do manancial, baixa que já ultrapassa os cinco metros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido