Conecte-se agora

Evangélicos e sexo: “Deus não se importa com o que casal faz entre quatro paredes; vale tudo, sabia?”

Publicado

em

Fiéis de tradicionais igrejas pregam liberdade sexual e buscam em sexshops produtos eróticos para revolucionar casamento

O que Deus uniu ninguém separa. A citação que está no livro de Marcos (capítulo 10 e versículo 9) da Bíblia serve como um dos alicerces aos evangélicos que disseram sim no altar. Aproveitar “o sexo que agrada Deus” e honrar a monogamia no casamento é o desafio, mas isso não significa ter uma vida sexual monótona. Evangélicos ouvidos pelo Delas confirmam: o sexo deve ser prazeroso e potencializado com produtos eróticos.

“Deus não se importa com o que o casal faz entre quatro paredes”, diz João Ribeiro, que é proprietário do sexshop Secret Toys e membro da Congregação Cristã do Brasil, uma das igrejas mais tradicionais do País. O uso de artigos sensuais no meio gospel pode surpreender aos que olham para os religiosos como frígidos ou que encaram o sexo como pecado se praticado além da reprodução.

João Ribeiro e Lídia Ribeiro são evangélicos da Congregação e donos do único sexshop de Jandira
Carolina Garcia/iG São Paulo

João Ribeiro e Lídia Ribeiro são evangélicos da Congregação e donos do único sexshop de Jandira

 

Para Ribeiro, ainda há falta de informação dentro das igrejas. “O sexo que agrada a Deus é entre homem e mulher casados, ponto final. A Bíblia não menciona como deve ser feito. Se é em pé, sentado ou deitado. Da porta para dentro do quarto é o casal que cria as regras do jogo”, fala. As regras e os medos foram impostos por homens, segundo ele, nos primeiros momentos da Igreja Cristã.

O número de denominações evangélicas hoje reflete a pluralidade de opiniões sobre o que é certo e errado dentro do sexo, quando “homem e mulher viram uma só carne”. Enquanto parte defende o vale tudo dentro de quatro paredes, pastores ainda debatem a prática do sexo oral e anal, fortemente proibidos pela Igreja Católica. O que vale no final é a relação pessoal do casal com Deus, defende a maioria.

Assista ao vídeo e veja como o tema é tratado pelo casal evangélico João e Lídia:

Prazer completo após dez anos

Cláudia*, evangélica de aproximadamente 40 anos, conseguiu aproveitar o sexo com o companheiro após dez anos de casamento. O sexo existia, mas ela não se entregava completamente ao marido até ler a trilogia “50 tons de Cinza”. As passagens com cenas de sadomasoquismo, entre os personagens Anastasia Steele e Christian Grey, passam longe das suas preferências, mas os livros abriram sua mente sobre a entrega dentro do quarto. “Eu tinha uma barreira psicológica. Questionava até onde poderia ir e o que era permitido por Deus ali. Já hoje comprei até uma algema”, disse aos risos, revelando certo conforto com o tema.

A primeira ida ao sexshop e as investidas em motéis marcaram uma mudança de postura de Cláudia e trouxeram uma nova intimidade ao matrimônio. “O quarto era enorme, impossível ser para apenas um casal, mas nem pensei nisso. Deus mesmo fala que onde eu pisar será santo. Não encanei.” Escolher o motel como local para relações íntimas ainda é muito condenado entre os fiéis pelo histórico de relações extraconjugais e homossexuais. “Estou me sentindo bem com isso, Deus ainda não me condenou”, tranquiliza-se Cláudia.

Ela conta que encontrou em produtos sensuais uma ajuda para resgatar a intimidade com o marido. “A ideia de você querer comprar já é um sinal de que você quer e pode usar. Fantasiar dentro do casamento não é pecado.” Ela continua: “Após mais de dez anos, posso dizer que alcancei a plenitude sexual com meu marido. É incrível isso. Emocionalmente falando, nunca estivemos tão bem.”

Cláudia não está sozinha em suas idas aos sexshops. Milhares de casais evangélicos estão descobrindo os produtos eróticos como tempero para o casamento. O mercado erótico percebeu o interesse e desenvolveu o Guia Gospel para Sexshops, concluído em novembro e que será lançado em livro em março deste ano. Em 90 páginas, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme) discute o surgimento de sexshops especializados e um novo tipo de atendimento aos religiosos, os consultores de casais ou consultores matrimoniais.

“Criamos o Projeto Gospel para debater o novo formato do sexshop e o atendimento diferenciado com consultoria de casais, que vai além da venda de produtos. O guia reúne as experiências de trabalho com o grupo evangélico”, explica Paula Aguiar, presidente da associação, que defende o atendimento diferenciado aos religiosos. Para ela, adotar eufemismos e cuidados é um forma de respeito. Em um atendimento especial, por exemplo, o sexo oral passa a ser chamado de “beijo na região íntima”, a palavra sexo é substituída pela relação afetiva e vibradores são citados como massageadores ou estimulantes íntimos.

“Bem-vindo à Disney”

Após enfrentar a crise econômica em Portugal, o ex-bancário João Ribeiro e sua mulher Lídia Ribeiro buscavam uma alternativa financeira no Brasil. Criados em lares evangélicos, os dois surpreenderam suas famílias quando decidiram montar uma sexshop em Jandira, região metropolitana de São Paulo. Os dois frequentam a Congregação Cristã no Brasil de Alphaville e são discretos sobre a nova profissão. Mas na loja abordam os novos clientes com a frase “Bem-vindo à Disney”, que funciona como um ótimo quebra-gelo.

“Na igreja, não falamos que vendemos produtos eróticos porque isso pode gerar constrangimento. Se perguntam, explicamos que somos consultores de casais e isso desperta muita curiosidade”, conta Lídia. “Sempre ouvimos: “Mas ajudam como?”. Respondo que ajudamos o casal a se reaproximar e até esquentar a relação”, diz Ribeiro. Uma estratégia do casal é dar folhetos com 10% de desconto para segunda compra. A ordem é entregar ao parceiro o papel e fazê-lo usar o desconto. Tem funcionado.

O casal explica ainda que após boa consultoria – e não só compra de produtos eróticos – muitos casais evitam o divórcio. “Muitos casais da nossa igreja se separam porque não encontram apoio. Evangélicos com problemas procuram pastores e escutam um ‘vamos orar’. Mas muita coisa se resolve com uma boa conversa e orientação”, defende Ribeiro, ressaltando que a mulher faz curso de terapeuta sexual para ampliar o atendimento.

Thaís Plaza com os produtos na Doce Sensualidade:
Carolina Garcia/iG São Paulo
Thaís Plaza com os produtos na Doce Sensualidade: “não usamos a palavra sexo para não assustar”

A loja Doce Sensualidade, em São Paulo, também aposta no cuidado com os clientes mais tímidos. Hoje, 40% dos clientes são religiosos.  A dona Thaís Plaza coleciona histórias curiosas. Como a de uma senhora com saia longa e visual cristão que se escondeu atrás de um abacateiro enquanto esperava a porta da loja abrir. “Ela tinha uma voz trêmula no telefone, estava preocupada se seria vista entrando aqui. Após o uso do primeiro produto, voltou, comprou mais e é hoje uma das clientes que mais indica a loja para amigas.”

Católicos são os mais “travados”

Além de oferecer atendimento na loja física, Thaís organiza encontros de casais religiosos e palestras para apresentação de produtos. Segundo ela, os católicos fervorosos são mais “travados” do que os evangélicos. Antes de entrar em uma paróquia da capital, Thaís precisou mostrar ao padre o que apresentaria aos fiéis. A reunião foi breve e clara: nenhum produto para sexo oral ou anal seriam citados.

“Levei um kit completo e ele selecionou o que poderia falar e o que não seria legal. No final, falei sobre massagens, a importância do beijo na boca e partimos direto para a questão do lubrificante para penetração”, diz a empresária, que prometeu ao padre nunca revelar o seu nome e o da paróquia. “Ele entende o meu trabalho, só não quer comprar uma briga contra uma cultura.”

Thaís defende maior discussão do tema dentro das igrejas e comunidades religiosas. “Precisamos abandonar o pensamento de que sexo é apenas encontro de genitais”, conclui.

Mesmo com maior espaço para debate, muitas igrejas evangélicas ainda não sabem lidar com a sexualidade dos fiéis. A pedagoga e terapeuta sexual Thelma Regina da Silva, de 32 anos, enfrenta preconceitos diariamente para falar de sexo na igreja, principalmente por ser solteira. Depois de sua conversão, em 2011, na Igreja Batista Água Viva, Thelma teve um sonho e entendeu que ajudar casais seria a missão de sua nova vida. “Ser terapeuta sexual era como ser prostituta ali. Aos poucos fui conquistando o respeito de pastores e de outros casais.”

A consultora questiona o uso de eufemismos durante o atendimento para os religiosos. “Acho que vai de cada caso, mas não podemos transformar sexo oral em beijinho santo. A nossa ideia aqui é quebrar o tabu do sexo e não alimentar medos sobre o tema”, afirma. Ela ainda acredita que há muito trabalho a ser feito nos púlpitos dos pastores. Muitos líderes ainda citam a relação sexual como uma obrigação feminina e elevam a satisfação do marido, reforçando a submissão dos tempos bíblicos. “Ainda estão pregando como a mulher deve se produzir ao marido, investir em lingeries, estar cheirosa. Mas e os homens? Isso é responsabilidade deles também.”

Para ela, líderes precisam entender que a sexualidade deve ser apresentada também aos jovens cristãos, que enfrentam dúvidas logo na adolescência. “Trabalhar com jovens é o caminho para a Igreja Cristã construir melhores casamentos. Penso que os casais quebrados hoje foram adolescentes mal informados no passado. Arrumando isso poderemos fortalecer o bem mais precioso para Deus, a nossa família”, conclui.

Destaque 2

Vigilância Sanitária encontra quase 1 tonelada de alimentos vencidos em núcleo de Sena Madureira

Publicado

em

A Vigilância Sanitária de Sena Madureira fez na tarde desta quinta-feira, 26, uma grande apreensão de alimentos vencidos que seriam destinados à alimentação de estudantes da rede pública estadual. Ao total, de acordo com a vigilância, foram apreendidos cerca de 833 quilos de alimentos impróprios para consumo.

São fardos de feijão, biscoito e óleo com data de validade vencida. “Os fardos de alimentos com data de validade vencida foram encontrados no depósito estadual da merenda escolar. Foi feita uma grande apreensão e alguns desses produtos já estavam em uma escola do estado e já estavam destinados à alimentação dos estudantes”, afirma Rodrigo Bortolan, Coordenador da Vigilância Sanitária de Sena Madureira.

Há ainda a informação de que parte dos alimentos já estava em sacolões que já estavam prontos para serem destinados às escolas da zona rural.

Rodrigo conta agora o que será feito com os alimentos e qual o procedimento aplicado ao núcleo estadual de educação de Sena. “Foi feito um auto de infração e agora vai correr um processo administrativo sanitário onde vai ser julgado e pode ir de uma advertência até a multa”, explica.

O mais grave é que em um estado onde há milhares de pessoas na linha abaixo da pobreza, quase uma tonelada de alimento, que poderia matar a fome de tantas crianças e adolescentes nas escolas, vai ser inutilizada. “A lei determina que os alimentos sejam destinados ao aterro sanitário, já que estão vencidos”, afirma Rodrigo.

A direção do Núcleo de Educação de Sena Madureira é de responsabilidade da professora Irlane Diniz.

O ac24horas procurou a Secretaria de Educação que enviou uma nota à redação onde afirma que todas as escolas da rede estadual de ensino, assim como os centros de armazenamento e distribuição de alimentos, são orientadas a separarem os itens que estão com data de validade próxima ao vencimento e adotarem os procedimentos estabelecidos, conforme a situação. No caso de alimentos já vencidos ou que apresentem condição imprópria para consumo, a orientação é a separação e o encaminhamento imediato para o descarte adequado em aterro sanitário municipal.

Diante do ocorrido, a Secretaria afirma que irá abrir processo administrativo para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis junto aos responsáveis.

Continuar lendo

Destaque 2

Gladson reafirma que assumirá o PP e diz que Mailza será presidente de honra

Publicado

em

Em agenda realizada na manhã desta quinta-feira (26), o governador Gladson Cameli reafirmou a repórteres que realmente assumirá o comando do Progressistas no estado e disse que a atual dirigente partidária, a senadora Mailza Gomes, será a presidente de honra.

Ao Blog do Crica, a senadora garantiu que permanecerá no comando partidário no Acre sob as bênçãos do presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira. O atual vice-presidente do partido no estado, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também disse ter essa garantia.

Aos jornalistas, Cameli tentou desconversar chamando a atenção para a importância da agenda da qual participava, mas terminou enfatizando que “o governador e quem vai disputar a reeleição é ele”, além de ter exposto que a decisão de assumir o comando do partido não foi dele, mas da “maioria”.

O governador também disse que Mailza permanecerá [politicamente] ao lado dele como presidente de honra. “Ela estará junto comigo porque não temos por que não temos por que para estarmos separados. Perguntado se ela ficaria ao lado dele como candidata ao senado, ele afirmou que não. “Ela estará ao meu lado como quem me apoia”, respondeu.

Por fim, o governador afirmou que não haverá briga por conta desse “consenso” e que até o dia 5 de agosto muita coisa pode acontecer. “Vou dizer que hoje está tudo certo, uma chapa montada? Depois de uma semana acontece uma coisa aí e muda tudo. Eu tenho que governar, eu não estou querendo antecipar a eleição”.

Continuar lendo

Blog do Crica

Mailza rebate Gladson e diz que tem garantias que comandará o PP

Publicado

em

O ANÚNCIO FEITO ontem pelo governador Gladson Cameli ao ac24horas de que assumirá a presidência da executiva regional do PP, foi rebatido pela senadora Mailza Gomes (PP), que falou ontem ao BLOG que permanecerá no comando partidário, e enviou a mensagem: “Boa Noite Luís Carlos. Realizei uma gestão transparente e sempre orientada pela Executiva Nacional que, reconhece meu trabalho e acredita na manutenção da Executiva existente. Sendo assim, irei liderar o processo eleitoral no estado com responsabilidade e sob a orientação da Executiva Nacional”. 

Liguei para o vice-presidente do PP, prefeito Tião Bocalom, para saber a sua opinião, e foi textual: “Tenho a garantia do presidente Ciro Nogueira que a Mailza continuará na presidência estadual do PP e eu na vice-presidência”. 

Político da oposição próximo ao presidente do PP, Ciro Nogueira, contou ao BLOG que falou ontem à noite com o dirigente nacional, e este afirmou que a senadora Mailza Gomes (PP) continuará a presidir a sigla no estado. 

Em Brasília, permanecem integrantes do grupo que quer derrubar a Mailza da presidência do PP, formado pelo deputado José Bestene (PP) e os membros do diretório, Lívio Veras e Alysson Bestene, brigando para voltar a Rio Branco com a executiva do PP completamente modificada. A decisão ficou para sair por todo dia de hoje, para se saber quem ficará com o conturbado espólio do PP.

QUAL SERÁ A REAÇÃO DO GLADSON?

A PERGUNTA acima sobre qual será a reação do governador Gladson se não conseguir a presidência do PP, é de difícil resposta. Mesmo se perder a disputa, vai apoiar a Mailza Gomes? É um cenário complicado.

AFLIÇÃO DO NOIVO

O CANDIDATO ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), encarna a aflição do noivo que está no altar e a noiva (PT) não sinaliza que horas ela vai chegar para o enlace matrimonial.

PORTO SEGURO

O PRESIDENTE do PP, deputado Nicolau Júnior, tem sido um porto seguro para o governador Gladson Cameli. Todos os projetos, inclusive, os mais polêmicos, tiveram a condução equilibrada do Nicolau e foram aprovados na ALEAC. E tudo na base do diálogo até com a oposição.

NÃO QUER CALAR

A PERGUNTA que não quer calar é o motivo do deputado Nicolau Júnior (PP) não ter virado um conselheiro do governador Gladson, porque se tivesse acontecido, por certo muitas das confusões do governo não teriam ocorrido. Até porque ele é um conciliador nato.

MUITO PRÓXIMOS

O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) e o vice-governador Major Rocha (MDB) estão muito próximos, e têm se falado rotineiramente sobre a sucessão estadual.

NADAR DE BRAÇADA

CASO a deputada federal Jéssica Sales (MDB) seja mesmo candidata a senadora, vai abrir um vácuo grande nos votos do Juruá para Federal, e a candidata Keiliane Cordeiro (REPUBLICANOS), pode nadar de braçada neste espaço. Ela está forte na disputa dentro do partido.

O ELEITOR QUER OUVIR PROPOSTAS

SALVO uma ou outra estocada, o nível das manifestações dos candidatos a governador, está num patamar de respeito. Tomara que não descambe para a baixaria na campanha. O eleitor quer ouvir propostas factíveis.

NÃO ABRE MÃO

É UM ERRO de avaliação aliados pensarem que podem colocar o governador Gladson na parede, e vetar o nome que escolher para ser o seu vice. O Cameli está certo em não aceitar pôr em discussão esta escolha.

CHAPA COMPLETA

DOS GRANDES partidos apenas o PSD está com chapa completa, com o senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo, o advogado João Tota Filho (PSD) de vice, e a deputada federal Vanda Milani (PROS) para o Senado.

CHAPA ENCRENCADA

A CHAPA para deputado estadual do REPUBLICANOS é muito forte, com cinco nomes de favoritos para disputar duas vagas, a saber: Tadeu Hassem, Jairo Carvalho, Eber Machado, deputado Vagner Felipe e Clodoaldo Rodrigues.

JOGO DE CENA

A DECISÃO do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha, de reduzir o seu salário e dos ocupantes dos cargos de confiança, é jogo de cena; o valor do desconto é irrisório para o tamanho dos problemas do município.

A BURRA SECOU

O que acontece é que os prefeitos caíram na real, a burra de dinheiro que vinha por conta da pandemia, secou, e agora terão de conviver com a baixa realidade financeira.

DEBATE NO NINHO TUCANO

O PRESIDENTE do PSDB, Correinha, não crê que a direção nacional vai impor a candidatura do deputado Luiz Gonzaga, e vai colocar o assunto em debate na chapa de candidatos à ALEAC; se a inclusão foi aceita irá acatar, caso contrário vai debater na justiça.

LÓGICA DOS VOTOS

O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) vem de cinco mandatos e sempre bem votado. A sua inclusão na chapa significaria que o PSDB teria a chance de fazer mais deputados. Não adianta ter um monte de candidato sem voto para fazer figuração. Assim é a matemática política.

RESULTADO ZERO

A CPI do transporte público na Câmara Municipal de Rio Branco vai chegar a um resultado zero. Vai sair um relatório que, talvez, só seja lido pelo Relator da matéria.

SUPERFATURAMENTO

DIRIGENTES do PP jogam com a contabilidade de cada um dos cinco parlamentares da chapa, chegar aos 10 mil votos, o que daria 50 mil votos de largada. É uma conta que está altamente superfaturada.

QUE CONFUSÃO!

Falando nisso, o PP se transformou num ninho de confusão, não se sabendo quem de fato vai comandar o partido na eleição, se o Gladson ou a Mailza.

PASTORES VÃO SE POSICIONAR

UM GRUPO grande de pastores evangélicos prepara um movimento para manifestar apoio público à candidatura da senadora Mailza Gomes (PP).

O QUE EMBUTE A BRIGA

O PRINCIPAL motivo da briga no PP é que o governador Gladson não quer a Mailza Gomes (PP) ocupando a vaga ao Senado na sua chapa, onde quer colocar o deputado federal Alan Rick (União Brasil), de seu candidato.

OUTRA FRENTE DA BRIGA

A ESCOLHA do deputado federal Alan Rick (União Brasil) pelo governador Gladson, para ser o candidato ao Senado na sua chapa, criou uma nova frente de disputa. O presidente do União Brasil é o senador Márcio Bittar, que tem na Márcia Bittar (PL) a sua candidata a senadora, e quer o partido lhe apoiando, sob o argumento dela ser a candidata do presidente Jair Bolsonaro.

EM CAMPANHA

O DEPUTADO federal Alan Rick (União Brasil) tem dado entrevistas e falado ter a garantia da direção nacional do União Brasil de que, será o candidato ao Senado da sigla.

ENTROU EM MUTISMO

NO MEIO deste tiroteio político está o senador Márcio Bittar (União Brasil), que vê escapar entre os dedos a possibilidade de indicar a Márcia Bittar (PL) de candidata ao Senado na chapa do Gladson, e entrou em mutismo.

OPÇÕES PARA O MÁRCIO

CASO se mantenha o desenho do senador Márcio Bittar (União Brasil) ficar fora de indicar a Márcia Bittar na chapa do governador Gladson Cameli, vão lhe restar as alternativas de se dedicar apenas à campanha da ex-mulher e dos candidatos a deputado federal do União Brasil, REPUBLICANOS e PL, e sair candidato ao governo.

FRASE MARCANTE

“o Brasil progride à noite, enquanto os políticos estão dormindo”. Elias Murad.

Continuar lendo

Destaque 2

Aleac derruba veto e cadastro de reserva não terá cláusula de barreira nos editais de concursos do Acre

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre derrubou nesta quarta-feira (25) o veto do governador Gladson Cameli à lei que amplia as regras do cadastro de reserva dos concursos do Acre. Pelas regras atuais, incluídas nos editais do Instituto Socioeducativo e do Corpo de Bombeiros, seriam destinadas apenas 20% das vagas efetivas ao cadastro de reserva. Com a derrubada do veto, está valendo a lei do deputado Roberto Duarte que reaproveita o cadastro de reserva, sem cláusula de reserva nos editais.
O veto foi derrubado pela unanimidade dos presentes, 17 deputados.

Outro veto derrubado determina a distribuição gratuita de escovas de dentes em escolas públicas do Acre.

Os deputados mantiveram o veto sobre distribuição de veículos a organizações assistenciais que atuam no Estado do Acre, mantiveram também o veto ao valor do IPVA não ser maior este ano que o lançado em 2021.

Além dos vetos, outros projetos foram aprovados, muitos relacionados à declaração de utilidade pública de organizações sociais do Acre.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!