Menu

Pesquisar
Close this search box.

Delegado baleado já prendeu pistoleiro procurado pela Interpol

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

IMG-20141215-WA0001O delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Marques Melo, atingido por tiros de espingarda, em Xapuri (AC), no último domingo, 14, é conhecido como um dos delegados mais atuantes do estado do Acre. O profissional já chefiou, inclusive, Operações de combate ao narcotráfico, ocorridas na região fronteiriça do Acre.


Segundo apurado pelo ac24horas, Antônio Carlos exercia há três anos a titularidade de delegado-geral de Xapuri, cidade distante 180 quilômetros da capital Rio Branco. Respeitado na comunidade interiorana, Antonio também era chamado  de “Carioca”.


O delegado teria apreendido, proporcionalmente, o maior número de entorpecentes dos últimos anos. A cidade, que fica próxima à fronteira do Acre com a Bolívia, é bastante utilizada para práticas de tráfico de drogas. A cidade faz parte de uma das maiores rotas de tráfico do país.

Anúncios


Delegado em ação Interno


Um dos pontos mais fortes do currículo profissional do delegado, à frente da Delegacia da pequena Xapuri, está a prisão de Gary Gonzáles Gioy, de 37 anos, acusado de integrar um dos bandos de pistoleiros mais temidos da região da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra. Segundo informações da polícia boliviana, o grupo de pistoleiros é responsável por realizar diversas execuções na região Oriental daquele país.


Procurado pelas polícias judiciárias do Peru, Bolívia e Brasil, e com nome da lista negra da Polícia Internacional (Interpol), o estrangeiro é considerado um dos maiores receptadores de veículos roubados na América do Sul, e, de chefiar uma quadrilha de narcotraficantes.


Ao lado do brasileiro Marcos André Oliveira Magalhães, preso em Santa Cruz, Gioy fundou a facção criminosa M-16, composta por assassinos argentinos, bolivianos, chilenos, peruanos e espanhóis. O grupo é considerado um dos mais perigosos do curso Sul-Americano.


ESTADO CRÍTICO


O estado de saúde do delegado é considerável como critico. Médicos do Hospital de urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), não dão muitas informações sobre o paciente, mas segundo servidores do centro de saúde, Carioca precisou receber várias bolsas de sangue durante a noite, e, ainda durante o dia, o quadro, apesar de se manter estável, foi acompanhado de perto pelos plantonistas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


CRIMINOSO DETIDO


Acusado de atirar contra o delegado, Elivan Verus da Silva, de 32 anos, que no último dia 26 de novembro, assassinou a adolescente Janaína Nunes da Costa, de 15 anos, foi capturado durante Operação Especial das policias Civil e Militar, no fim da tarde desta segunda-feira, 15. A prisão aconteceu por volta das 17h30, numa área privada da Zona Rural de Xapuri (AC).


Informações repassadas pela Secretaria de Polícia Civil do Acre (SEPC), apontam que o acusado também teria sido atingido com um tiro, ontem, 14, durante a frustrada tentativa de prisão. Ele teria sido atingido na região do abdômen. Ainda segundo a SEPC, houve nova troca de tiros entre os delegados e o acusado. Desta vez, Elivan foi novamente atingido na perna. Os policiais encaminharam o acusado ao Hospital Epaminondas Jácome, localizado naquela cidade. Ele foi conduzido à capital na noite de segunda-feira, 15.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido