Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rondônia pode ganhar Batalhão da Força Nacional para atender estados da região norte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Falta apenas um detalhe burocrático para que Rondônia seja escolhid como o estado da região norte onde será construído o Batalhão da Força Nacional para atender os estados da Amazônia.


A informação foi repassada nesta quinta-feira (13) pelo coronel Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da PM no estado, durante solenidade com a secretaria nacional de segurança pública, Regina Miki, em Porto Velho.

Anúncios


O comandante disse que o pedido para instalação do Batalhão em Rondônia foi protocolado no mês de agosto junto ao Ministério da Justiça, e embasado em alguns fatores que credenciam o estado para receber a unidade.


Prettz lembrou que a localização geográfica de Rondônia ajuda na escolha, uma vez que o estado fica entre o Acre e o Amazonas, o que diminuiria o tempo de resposta em caso de uma situação de emergência. Ele ainda observou que a existência de dezesseis área indígenas no estado e as obras das usinas do madeira, aumentam a possibilidade do surgimento de conflitos, por isso a necessidade da instalação permanente da Força Nacional na região.


Ele também disse que proporcionalmente, Rondônia é o estado que mais cede policiais para a FN, fator que para ele, também deve ser levado em conta pelo governo federal.


“ Hoje temos quarenta e oito homens destacados para Força. Temos mais de 1.300 km de fronteira com a Bolívia, e nosso efetivo infelizmente não é capaz de suprir a demanda. Com um Batalhão instalado aqui, poderíamos diminuir o tempo de resposta para situações que possam surgir no Acre, no Amazonas e em outras regiões”, justificou o coronel.


Hoje, a PM de Rondônia conta com um efetivo de 5.128 homens para atuarem nas cinquenta e duas cidades do estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido