Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo, prefeitura e instituições elaboram plano para reconstruir RO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), comandou na manhã desta quinta-feira (8), em Porto Velho, uma mega reunião com todos os setores da administração estadual, municipal, bancos e iniciativa privada, para a elaboração do Plano Integrado de Reconstrução de Rondônia.


O estado tem sete dias para apresentar ao governo federal, o estudo completo sobre os danos, os valores a serem gastos e as etapas que serão executadas para a recuperação de todas as áreas devastadas pelas águas da cheia.

Anúncios


No encontro, o governador pediu aos bancos, carência de cinco meses para dívidas de servidores públicos. Segundo ele, com a suspensão da obrigação de pagar parcelas por esse período, o servidor poderá investir na recuperação do que perdeu no desastre.


Aos empresários, Moura prometeu investimentos a curtíssimo prazo e disse que se preciso , o governo vai “chancelar” junto aos bancos, linhas de crédito especiais para cada setor. Ao governo federal, Confúcio vai formalizar na próxima semana, um pedido de carência de três anos, para que o estado não seja obrigado a pagar por esse tempo, a parcela mensal de R$ 13 milhões referentes a liquidação do antigo Banco de Rondônia, o Beron.


“ O momento agora é de união, de planejamento e ao mesmo tempo de reconstrução. Temos uma demanda enorme para agilizar e qualquer dia que perdemos significa menos trabalho. Rondônia precisa voltar a crescer e para isso precisamos primeiro arrumar a casa”, disse Confúcio.


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), falou que a maior fatia desse amargo bolo de prejuízos caiu no prato de sua administração, mas que apesar de indigesto, vai “saborear” o que cabe ao município e buscar recursos para aplicar na reconstrução.


No relatório do plano de reconstrução, a prefeitura da capital aponta que serão necessários R$ 2 bilhões de investimentos. Nazif vai solicitar uma reunião com toda a bancada federal do estado para apresentar os estudos e pedir apoio em Brasília.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido