Para conter a onda de roubos e furtos com arma de fogo, homens do 3º Batalhão da Policia Militar do Acre desencadearam a Operação Desarma Transacreana que culminou com apreensão de oito armas de fogo e um punhal, além da detenção de dois homens da mesma família para esclarecimentos. A operação ocorreu na Reserva Chico Mendes e teve seu termino na madrugada desta sexta-feira, 17.
Os sargentos S. Braga e Josué Neves e os soldados Nogueira e Fábio Oliveira se deslocaram mais de 6 horas montados em cavalos e enfrentaram três horas de uma longa caminhada dentro da reserva para chegar na casa de um seringueiro de 60 anos que mora com um filho de 25. As armas foram encontradas escondidas no matagal próximo a casa.
Pai e filho foram detidos e encaminhados a Delegacia de Flagrantes em Rio Branco para esclarecimentos. A policia desconfia que um neto do seringueiro, que mora em Rio Branco, mas ultimamente estava morando com o avó na reserva, seja o responsável por furtos e roubos utilizando arma de fogo na região. Segundo a PM, o menor conseguiu fugir.
O sargento Braga informou a reportagem do ac24horas que as armas não possuem origem (documento), sendo algumas de fabricação artesanal. Os familiares do infrator responderão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e devem ser liberados ainda hoje para responder a infração em liberdade.