Conecte-se agora

PPS oferece filiação ‘independente’ a Marina

Publicado

em

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), acena com uma filiação “com liberdade” em relação às diretrizes do partido para que Marina Silva embarque na sigla e se candidate à Presidência em 2014.

A ex-senadora tentava formar a Rede Sustentabilidade a tempo de disputar a eleição, mas o partido teve o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral anteontem. Caso ela decida concorrer no ano que vem, precisa se filiar até hoje a uma outra sigla.

Ontem, Freire reiterou o convite feito a Marina para que ela ingresse na sigla. À Folhadisse que ela poderia ter uma filiação como a do vereador paulistano Ricardo Young, que concorreu à Câmara com uma “candidatura avulsa”, o que lhe dá o direito, por exemplo, de não seguir as orientações da sigla em votações e o liberou de se posicionar junto com o partido durante a campanha.

Young tem também um acordo para que deixe o partido assim que a Rede conseguir seu registro na Justiça.

“Ele é um testemunho junto à Rede de que o PPS é um partido sério, que lhe dá liberdade para exercer o mandato”, afirmou. A aposta de Freire é que o vereador, “que representa a Rede no PPS e o PPS na Rede”, ajude a convencer marineiros da ideia.

A proposta foi defendida ontem por Young. “Agora é o momento de colocar em prática uma tese que já está sendo testada aqui no meu mandato de vereador: a candidatura avulsa”, escreveu.

A ideia também circulou entre os integrantes do Diretório Nacional do PPS em lista de mensagens eletrônicas e teve boa aceitação.

Parte dos marineiros rechaça a ideia de que ela se filie ao PPS. Uma das principais críticas é a posição tomada pela sigla na votação do Código Florestal, em 2011, quando seus deputados se posicionaram com a bancada ruralista. Com a bandeira da independência, acreditam que pontos de atrito como esse podem ser amenizados.

Outro aspecto apontado por integrantes do PPS é que a própria Rede defende as candidaturas avulsas em seu estatuto e acham que seria contraditório se marineiros fizessem oposição à ideia.

Freire disse que, pela entrevista concedida por Marina ontem, acha que ela “caminha para a decisão de que vai participar da eleição”.

Ele disse também que a Executiva da sigla ficará “de plantão” para formalizar o registro da ex-senadora e de seus aliados, caso a decisão seja a favor da mudança.

Recentemente, o PPS discutiu fusão com o PMN, para formar a Mobilização Democrática. Como mudanças na direção foram negociadas na época, integrantes da sigla acham que não haveria problema em reproduzir a discussão com marineiros.

 

 
 
Anúncios

Extra Total

Polícia prende ‘Coala”, acusado de decapitar faccionado no Belo Jardim

Publicado

em

Uma ação rápida dos Policiais Civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) resultou na prisão do membro da facção Bonde dos 13, Wallisson Campos de Almeida, de 18 anos, mais conhecido no mundo do crime como ‘Coala’. A prisão aconteceu em um apartamento localizado na Travessa Divina Luz, no Ramal da Zezé, no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia, ‘Coala’ e mais dois comparsas são acusados de matar o membro da facção Comando Vermelho, Samuel Conceição da Silva, de 18 anos, que foi sequestrado na casa de sua mãe, julgado pelo tribunal do crime, amarrado, torturado e decapitado na noite de terça-feira, 2, em uma área de matagal localizada no Belo Jardim.

Segundo a Polícia, Wallison confessou o crime e relatou que a motivação do crime, foi porque Samuel traiu a facção do Bonde dos 13 (B13) e tornou-se membro da facção Comando Vermelho (CV). ‘Coala’ chegou a relatar ainda a Polícia, que as informações iniciais que chegou a facção era que Samuel havia deixado o CV e teria se convertido em uma igreja, mas a organização criminosa B13 não aceitou a traição e o tribunal do crime decidiu matar Samuel.

Wallison foi preso e encaminhado à Delegacia no bairro Cadeia Velha para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Acre

Bocalom viaja à Brasília e deverá retornar ao final de semana

Publicado

em

O prefeito Tião Bocalom (Progressistas) embarcou na tarde desta quarta-feira, 03, no Aeroporto Internacional de Rio Branco com destino à Brasília (DF). A informação foi repassada pelo Diretor de Comunicação, Airton Oliveira.

Segundo o assessor, o prefeito levou o secretário de infraestrutura, Valmir Médici, para uma reunião com integrantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Serviço de Patrimônio da União. A reunião terá como pauta agilizar recursos para ajudar as famílias atingidas pelas cheias dos igarapés e do Rio Acre.

“Ajuda com a construção de casas populares. Projeto que ele articulou junto ao presidente da Caixa e ao ministro do desenvolvimento regional com o aval do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Airton Oliveira não soube informar a data certa de quando o prefeito retorna à cidade, mas disse que será esse final de semana.

Mais cedo, imagens do prefeito no aeroporto de Rio Branco viralizaram em nas redes sociais.

Continuar lendo

Cidades

Funcionários batem ponto e fazem buzinaço em frente à prefeitura de Epitaciolândia

Publicado

em

A queda de braço entre os servidores da Educação e o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PSDB), por conta da decisão do gestor municipal de retirar dos contracheques, a partir de janeiro passado, um reajuste de salário concedido em 2016, pelo ex-prefeito André Hassem, posteriormente tornado nulo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), teve mais um capítulo nesta quarta-feira (3).

Como prometeram em manifestação realizada no dia anterior, os trabalhadores da categoria bateram ponto e fizeram um buzinaço em frente à prefeitura. Eles dizem que permanecerão no local até que o município encontre uma solução para o problema que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), deixou parte deles recebendo menos que o salário-mínimo.

Os servidores exigem a devolução imediata dos valores descontados e o prefeito diz que não pode atender a reivindicação por impedimento legal. Tanto André Hassem quanto Tião Flores, antecessores de Lopes, foram condenados pelo TCE-AC a devolver recursos para os cofres públicos em razão dos pagamentos considerados irregulares, que somados ultrapassam os R$ 3 milhões.

O ac24horas já conversou com os dois lados da questão por mais de uma oportunidade. O prefeito tucano garante que continuar pagando o reajuste tornado nulo pelo Tribunal de Contas também será sentenciado a devolver os valores. Por outro lado, o Sinteac diz que há saídas possíveis para o prefeito não manter a redução dos vencimentos dos trabalhadores, mas que há falta de vontade para isso.

O prefeito Sérgio Lopes contra-ataca afirmando que o movimento dos trabalhadores não é unânime e tem viés político-partidário. Ele diz que entre os incentivadores das manifestações que vêm ocorrendo há quase duas semanas estão alguns dos adversários que foram derrotados por ele nas eleições de novembro passado, como a professora Neide Lopes, que disputou a prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Continuar lendo

Cotidiano

Detran vai retomar cinco serviços de forma presencial a partir desta quinta-feira (4)

Publicado

em

Cinco serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltarão a ser oferecidos na modalidade presencial em Rio Branco a partir desta quinta-feira, 4, mesmo durante a Bandeira Vermelha da pandemia de Covid-19. A medida foi decidida pelo Conselho Diretor do órgão em reunião ocorrida nessa quarta, 3.

Agora, enquanto a capital acreana estiver classificada na faixa vermelha, serão realizados apenas os serviços de Vistoria, Transferência, Primeiro Emplacamento, Renovação de CNH, Inclusão de Atividade Remunerada e Liberação de Veículos Removidos (Roubo/Furto). Serão 108 agendamentos diários para Vistoria, 51 para o Atendimento de Veículos, 51 para o Atendimento de CNH e 16 para Veículos Removidos (roubo/furto).

Os atendimentos ocorrerão das 7 às 13 horas, mediante agendamento prévio no site do órgão. A decisão foi tomada em razão do grande número de pessoas que procuram o órgão para executar estes serviços e que muitas vezes precisam de suas CNH’s e veículos para desenvolver atividades comerciais.

O cidadão deverá usar máscara de proteção durante todo o período de seu atendimento nos guichês. Os demais serviços seguem suspensos enquanto perdurar a classificação do Acre na faixa vermelha.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas