Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Não adianta contratar médicos se não tem estrutura nos hospitais”, diz presidente do Sindimed durante coletiva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com


O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC) realizou na manhã desta quarta-feira (3) uma coletiva para apresentar o posicionamento do sindicato sob a contratação de cerca de seis médicos cubanos que trabalharão no Brasil.

Anúncios


O presidente da entidade, José Ribamar Costa disse que o governo federal alega existir a falta de médicos, mas estudos demográficos demonstram que existem médicos suficientes, mostrando que existem ações obscuras por trás da medida tomada pela presidente.


“Na verdade, a deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) está diretamente ligada à falta de uma gestão mais eficiente e de recursos públicos. As entidades médicas demonstram a incapacidade do governo que joga pra mídia que a contratação de médicos cubanos seria a salvação dos problemas na saúde. O governo tenta encobrir a deficiência da saúde para continuar com campanhas mirabolantes na tentativa de obter votos para mandatos seguintes, garantindo a manutenção do poder”, declarou o médico.


A presidente da Associação de Médica do Acre (Amac), Jene Greyce falou que os municípios brasileiros sofrem com a falta de unidades de saúde bem aparelhadas, de medicamentos e também pelo abandono do governo federal em repassar mais recursos para o melhoramento da saúde pública.


“Temos pouco mais de 800 médicos no Acre, mas não adianta ter médicos se faltam medicamentos e estrutura nas unidades hospitalares. Para se ter uma ideia cirurgias foram suspensas na Fundação Hospitalar por falta de dipirona, isso é um contrassenso, querem contratar médicos cubanos se não tem nem medicamentos como a dipirona”, disse a presidente da Amac.


O presidente do Sindmed fez questão de esclarecer que a entidade não é contra a imigração, mas, para o exercício profissional, apenas defendem que as pessoas formadas em instituições estrangeiras passem pela Revalidação do Diplomas (REVALIDA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o aval do Ministério da Saúde (MS), aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Médica Brasileira (AMB). O objetivo é garantir que o profissional possa ter o conhecimento técnico capaz para o exercício da medicina.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido