Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre é um dos cinco estados do Brasil com epidemia de dengue, diz MS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O Acre é um dos cinco estados brasileiros que enfrenta uma epidemia de dengue, de acordo com informações do Ministério da Saúde divulgadas na tarde desta segunda-feira, 25. Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, são os outros estados na mesma situação.

Anúncios


Comparativo de casos notificadosO Estado, administrado pelo médico Sebastião Viana é o terceiro lugar da lista. Entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano foram notificados 3.116 casos, contra apenas 688 no mesmo período do ano passado, o que equivale a um aumento de 353%. (Ver tabela ao lado)


Por outro lado, no Acre, ainda não foi registrado este ano nenhum óbito por dengue. No ano passado até o mês de fevereiro duas pessoas haviam morrido por causa da doença.


Os casos de dengue estão espalhados pelo Acre, principalmente nos municípios de fronteira com o Peru e a Bolívia, países onde não há controle da doença.


Mato Grosso do Sul continua no topo da lista. A cada 100 mil habitantes, 1.677 tiveram ou tem dengue.


Já Goiás é o segundo estado com maior número de casos de dengue em comparação com o número de habitantes. A cada 100 mil, 444 tiveram a doença.


Na capital acreana os índices melhoraram, de forma significativa, entre 2011 e 2012, com uma queda numérica de 10.739 casos para 849, revela o Ministério da Saúde, o que ainda não é motivo para acomodação, já que apesar do controle da doença, Rio Branco é uma das cidades em alerta para um possível novo surto da dengue.


Além da capital do Acre estão em estado de alerta as cidades de Belém (PA), Manaus (AM), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Porto Velho (RO) e Palmas (TO) enfrentam epidemia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido