Menu

Pesquisar
Close this search box.

Samu recebe dez novas ambulâncias do governo do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O governo do Acre entregou na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). A entrega foi feita durante solenidade em frente ao quartel da Polícia Militar do Acre.

Anúncios


A coordenadora do Samu, Lucia CarLos, informou que as viaturas serão destinadas a beneficiar seis municípios. Uma necessidade que já passa do tempo. Na semana passada ac24horas denunciou que apenas uma viatura do órgão atende os municípios de Epitaciolândia, Xapuri e Brasileia, fazendo pacientes esperarem até 15 horas por atendimento, o que foi negado pela coordenadora do Serviço de Urgência.


O governador Sebastião Viana, considerado padrinho da saúde do Acre, foi um dos principais entusiastas na intercessão pela implantação do Samu no Estado, no ano de 2004, na época da gestão do então presidente Lula da Silva.


Durante a solenidade Sebastião Viana comemorou a aquisição das novas ambulâncias ao lembrar que 2013 é o “ano da saúde no Acre” e garantiu ainda que mais viaturas devem ser adquiridas pelo estado para o sistema de saúde pública, para atender principalmente do interior.


samu_1


O histórico do SAMU


O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192. Tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população.


É responsável pelo componente  Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes  graves da região.


Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.


A Central de Regulação Médica de Urgência localizada no município de Rio Branco tem os serviços instalados há, aproximadamente, cinco anos, onde atende também os municípios da regional do Vale do Acre: Plácido de Castro, Acrelândia, Vila Campinas, Sena Madureira, Senador Guiomard, Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil. Cada um desses municípios possui uma ambulância equipada com material de suporte básico, pessoal treinado e estão interligados à Central de Rio Branco, com escuta médica 24 horas no telefone 192.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido