Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito de Manoel Urbano é cassado e ficará inelegível por oito anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Manoel Urbano, Chico Mendes (PSB), foi cassado e condenado ao pagamento de multa e ficará impedido de disputar cargos eletivos por oito anos. A decisão é da juíza da 3ª Zona Eleitoral, Zenice Mota Cardozo, que julgou procedente o pedido do Ministério Público do Acre.


Segundo o MP, o prefeito (FOTO), que era candidato à reeleição, contratou trinta e cinco servidores de forma irregular na intenção de obter vantagem no processo eleitoral.


O candidato a vice-prefeito Rubens Pereira Martins e outras seis pessoas, entre elas quatro secretários, também foram representados, além da coligação Frente Popular de Manoel Urbano.

Anúncios


Os que foram contratados provisoriamente deveriam substituir os servidores do quadro efetivo, a quem foram concedidas férias e licença prêmio sob alegação de necessidade do serviço.


O MPE também denunciou que os servidores não entravam na folha de pagamento da Prefeitura de Manoel Urbano, mas recebiam como prestadores de serviço, o que não encontra respaldo em lei.


A Justiça condenou o prefeito Francisco Mendes ao pagamento de multa equivalente a 20 mil UFIR e ficará inelegível por oito anos. Além disso, o gestor também teve seu registro de candidatura cassado.


Já o então candidato a vice-prefeito, Rubens Martins, teve apenas o registro cassado porque a juíza entendeu que ele não teve participação efetiva, anuência ou conhecimento das irregularidades.


O secretário municipal de Educação, Jazanias Lopes Mendes, também foi multado e ficará inelegível por oito anos. A Frente Popular de Manoel Urbano foi condenada ao pagamento de multa correspondente a 10 mil UFIR.


Com informações do MPE


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido