Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre realiza I Workshop Internacional em Transplante de Fígado e Rim, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Surama Chaul, da Assessoria Sesacre


O evento acontece de 20 a 25 de agosto no Hospital das Clinicas (HC) e trás profissionais de São Paulo e de Washington que irão ministrar aulas práticas na UTI e teóricas. O workshop é direcionado para profissionais de saúde que atendem pacientes em UTI durante e após o procedimento de transplante.

Anúncios


O workshop é uma iniciativa do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas de Rio Branco e do doutor Tércio Genzizni, cirurgião do aparelho digestivo que atua nos hospitais Bandeirantes e Beneficência Portuguesa, ambos em são Paulo.


Cerca de 150 enfermeiros das unidades de saúde de Rio Branco que possuem UTI (Hospital das Clínicas, Hospital da Criança, Huerb e Santa Juliana) vão participar do curso, além de profissionais de Porto Velho.


Desde 2009, o Acre já fez 30 transplantes de rim e hoje há 12 pacientes na fila de espera. As doações podem vir tanto de doadores do Estado como do cadastro nacional. Além do rim, no HC também é realizado transplante de córnea. “O workshop é uma oportunidade para treinar os profissionais para o transplante de fígado que deve começar a acontecer no estado até o final do ano”, diz a gerente geral do SAE, Edna Gonçalves.


Durante cinco dias, 14 profissionais de saúde entre médicos, cirurgiões de várias especialidades e enfermeiros de São Paulo, Belém, Rondônia, Acre e Estados Unidos vão trocar experiências e conduzir as aulas. O cirurgião Tércio Genzini, o cirurgião geral do HC/AC, Nilton Ghiotti, o nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira, de São Paulo e a enfermeira Lia Marie Barros, da Universidade de Washington/EUA, são alguns dos participantes.


Entre os temas tratados no workshop estão: Organização à procura de órgãos e tecidos, Modelo de captação em São Paulo e Contra indicações de doação, Protocolo de admissão hospitalar do paciente no pré-operatório dos transplantes de rim e fígado, Apresentação da Unidade de Transplantes da Universidade de Washington, Situação da doação e Transplantes de órgãos nos Estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, Transplante de Fígado indicação/inscrição e manutenção na fila de espera.


Transplantes em números


O número de transplantes realizados no Brasil aumentou em 124% na última década. Passou de 10.428, em 2001, para 23.397, em 2011. Além disso, em 2011 o país teve o maior aumento anual em números de transplantes dos últimos dez anos: 2.357 cirurgias a mais que em 2010. Com isso, foi atingida a marca de 11,4 doadores por milhão de habitantes ultrapassando a meta de 10 por milhão (BRASIL, 2012).


De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS), o Brasil é hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, com 95% dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


A abertura e credenciamento do I Workshop Internacional em Transplante de Fígado e Rim acontece dia 20, às 18 horas no auditório do Hospital das Clínicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido