Conecte-se agora

Acre realiza I Workshop Internacional em Transplante de Fígado e Rim, em Rio Branco

Publicado

em

Surama Chaul, da Assessoria Sesacre

O evento acontece de 20 a 25 de agosto no Hospital das Clinicas (HC) e trás profissionais de São Paulo e de Washington que irão ministrar aulas práticas na UTI e teóricas. O workshop é direcionado para profissionais de saúde que atendem pacientes em UTI durante e após o procedimento de transplante.

O workshop é uma iniciativa do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas de Rio Branco e do doutor Tércio Genzizni, cirurgião do aparelho digestivo que atua nos hospitais Bandeirantes e Beneficência Portuguesa, ambos em são Paulo.

Cerca de 150 enfermeiros das unidades de saúde de Rio Branco que possuem UTI (Hospital das Clínicas, Hospital da Criança, Huerb e Santa Juliana) vão participar do curso, além de profissionais de Porto Velho.

Desde 2009, o Acre já fez 30 transplantes de rim e hoje há 12 pacientes na fila de espera. As doações podem vir tanto de doadores do Estado como do cadastro nacional. Além do rim, no HC também é realizado transplante de córnea. “O workshop é uma oportunidade para treinar os profissionais para o transplante de fígado que deve começar a acontecer no estado até o final do ano”, diz a gerente geral do SAE, Edna Gonçalves.

Durante cinco dias, 14 profissionais de saúde entre médicos, cirurgiões de várias especialidades e enfermeiros de São Paulo, Belém, Rondônia, Acre e Estados Unidos vão trocar experiências e conduzir as aulas. O cirurgião Tércio Genzini, o cirurgião geral do HC/AC, Nilton Ghiotti, o nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira, de São Paulo e a enfermeira Lia Marie Barros, da Universidade de Washington/EUA, são alguns dos participantes.

Entre os temas tratados no workshop estão: Organização à procura de órgãos e tecidos, Modelo de captação em São Paulo e Contra indicações de doação, Protocolo de admissão hospitalar do paciente no pré-operatório dos transplantes de rim e fígado, Apresentação da Unidade de Transplantes da Universidade de Washington, Situação da doação e Transplantes de órgãos nos Estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, Transplante de Fígado indicação/inscrição e manutenção na fila de espera.

Transplantes em números

O número de transplantes realizados no Brasil aumentou em 124% na última década. Passou de 10.428, em 2001, para 23.397, em 2011. Além disso, em 2011 o país teve o maior aumento anual em números de transplantes dos últimos dez anos: 2.357 cirurgias a mais que em 2010. Com isso, foi atingida a marca de 11,4 doadores por milhão de habitantes ultrapassando a meta de 10 por milhão (BRASIL, 2012).

De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS), o Brasil é hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, com 95% dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura e credenciamento do I Workshop Internacional em Transplante de Fígado e Rim acontece dia 20, às 18 horas no auditório do Hospital das Clínicas.

Acre

Jorge, Marcus e Nazaré cancelam agendas após morte de jovem

Publicado

em

A Federação da Esperança Acre, encabeçada pelo candidato ao governo, Jorge Viana, o vice Marcus Alexandre e a candidata ao senado, Nazaré Araújo, ambos do PT, decidiram cancelar as agendas de campanha previstas para ocorrer na manhã de sábado, 1° de outubro.

De acordo com a coligação, o cancelamento ocorreu após a morte da jovem Kevysla Fernandes, na tarde desta sexta-feira, 30. “Em respeito aos familiares da vítima do acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, em Rio Branco, estamos cancelando a atividade de campanha programada para este sábado pela manhã”, diz a nota.

Porém, os candidatos deixaram claro que as agendas estão mantidas para o período da tarde.

Continuar lendo

Acre

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Publicado

em

Diante do lamentável acontecimento envolvendo a jovem Kevysla Costa Fernandes, a Coligação Avançar para Fazer Mais vem a público expressar sua consternação com o ocorrido e solidariedade com toda a família e amigos.

Kevysla era atuante na organização da campanha e sua ausência é sentida por todos nós. Em respeito ao luto, todas as atividades de campanha foram suspensas e foram tomadas as medidas necessárias para oferecer suporte para a família.

Coligação Avançar Para Fazer Mais

Continuar lendo

Acre

Jovem cai de caminhonete e morre durante carreata de Gladson

Publicado

em

O que tinha para ser a maior carreata da campanha do governador Gladson Cameli na campanha eleitoral de 2022, terminou em uma tragédia na tarde desta sexta-feira, 30. A jovem Kevysla Costa Fernandes de Souza, 23 anos, caiu de uma caminhonete modelo S10, de cor branca, quando o veículo fez uma curva próxima a rotatória da Unimeta, na Estrada Alberto Torres, no bairro da Paz, em Rio Branco. Na queda, a vítima bateu a cabeça no meio fio central da estrada e desmaiou.

Rapidamente, ao perceber o tumulto, o governador Gladson Cameli tratou de cancelar a carreata e dar suporte para vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU) foi acionado, mas quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer por Kevysla que já se encontrava sem vida.

A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os trabalhos do perito. O corpo da jovem foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

Continuar lendo

Acre

Ney Amorim agradece fidelidade e epoio de Gladson na campanha

Publicado

em

O candidato ao Senado Ney Amorim (Podemos) ressaltou nessa reta final de campanha, a apenas dois dias para o pleito eleitoral, a sinceridade e o compromisso do governador Gladson Cameli (Progressistas).

Para Ney, uma das maiores provas disso é que durante uma agenda da tarde dessa quinta-feira, 29, em Manoel Urbano, com a presença de milhares de apoiadores, Gladson pegou uma bandeira em que estava estampada a foto de Ney Amorim e passou a vibrar em meio a apoiadores.

Esse foi um dos maiores momentos de felicidade pela composição da chapa majoritária Gladson-Ney que vem unida desde o início da campanha.

“Não há outro candidato. O meu candidato é o Ney Amorim. É dele que eu vou precisar no Senado para continuarmos fazendo a mudança que o Acre precisa”, afirmou Cameli.

Ney garante estar recebendo novas adesões, sobretudo, de grandes lideranças e candidatos a deputado estadual e federal, que há poucos dias ainda eram aliados de outros adversários.

“As pessoas estão entendendo que este é o momento da união. De que o governador tem que ter um senador que seja seu aliado em Brasília, o senador que faz parte da sua composição. E este senador é o Ney Amorim”, destaca a candidata a vice de Gladson Cameli, Mailza Gomes. Ney Amorim segue em campanha, ao lado do governador Gladson Cameli com novas carreatas por Rio Branco, nesta sexta-feira, 30.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.