A Secretaria de Estado de Educação do Acre – SEE anunciou nesta quinta-feira (22) que solicitou aumento das rondas do policiamento escolar na região para onde foi transferido o Centro POP nesta semana, no bairro Castelo Branco, não por ameaça iminente, mas como ação preventiva e de apoio à comunidade escolar. A decisão constou em nota de esclarecimento sobre uma invasão ocorrida na escola Serafim Salgado Filho.
Entenda: Mãe de aluno invade escola, faz ameaças e é contida; SEE promete controlar entrada
De acordo com a nota assinada pelo secretário Aberson Carvalho, a SEE compreende que o novo fluxo de pessoas na região em razão da transferência do Centro POP tem gerado apreensão na comunidade, e por isso, a pasta está em diálogo com a gestão escolar e com demais órgãos públicos para acompanhar os impactos da mudança.
“Essa não é uma resposta a qualquer demanda de necessidade, é uma decisão preventiva, até para tranquilizar os pais de alunos. No caso de hoje, escola Salgado Filho, não teve qualquer relação com a mudança do Centro POP”, afirmou Carvalho ao ac24horas, após a emissão da nota.
Veja a nota completa:
A Secretaria de Educação e Cultura do Acre informa que acompanha, por meio do Departamento de Segurança Escolar, a ocorrência registrada na Escola Estadual Serafim Salgado Filho. A informação inicialmente divulgada sobre uma pessoa em situação de vulnerabilidade não procede. A mulher envolvida no episódio é mãe de aluno da unidade e já possui histórico de cuidados especiais. A situação foi prontamente controlada pelos servidores da escola, sem feridos.
Em relação à segurança da unidade, a SEE esclarece que será realizada uma vistoria na escola para avaliar possíveis ajustes na estrutura de acesso e aprimorar os procedimentos internos de controle de entrada.
Sobre a mudança do Centro POP para as proximidades do Conjunto Castelo Branco, a SEE compreende que o novo fluxo de pessoas na região tem gerado apreensão na comunidade. Por isso, a Secretaria está em diálogo com a gestão escolar e com demais órgãos públicos para acompanhar os impactos da mudança.
A Secretaria informa ainda o aumento das rondas do policiamento escolar na região, como ação preventiva e de apoio à comunidade escolar.
A SEE reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade escolar e seguirá atuando de forma integrada para garantir a tranquilidade nos ambientes de aprendizagem.
Aberson Carvalho
Secretário de Educação e Cultura do Acre