O vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, disse na manhã deste sábado (10) que requerimento do vereador Leônico Castro (PSDB) para a extinção das viagens e diárias dispostas aos vereadores para cursos, palestras, workshops e congêneres não “morreu” e o assunto ainda deve render discussões; mas disse que ele mesmo é a favor das viagens, embora pregue “moderação”.
“Não morreu, nós temos conversado bastante. Eu tenho falado que a questão da profissionalização e da capacitação dos vereadores é importante. Além do curso, quando o parlamentar viaja ele vai ver in loco inovações, modernizações que podem ser implantadas aqui na nossa cidade. Claro, tudo dentro do bom senso e das normativas legais”, disse.
De acordo com Joabe, como alternativa às viagens, a Câmara de Rio Branco deve oferecer na capital seus próprios cursos.
“Vamos promover cursos de capacitação também aqui em Rio Branco. A gente tem falado que a qualificação é importante, mas tudo dentro do bom senso. A gente quer qualificar, capacitar cada vez mais. Nós queremos capacitação continuada e isso é uma forma de fortalecer a capacitação, que não só da parte dos vereadores, mas também dos servidores da Câmara”, afirmou.
“Nós somos contra a pessoa viajar para passear, isso não existe. Agora, a qualificação, a capacitação do vereador, da equipe efetiva da câmara, é importante”, finalizou Lira.